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Como efetuar o calculo de cesta básica?

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

12

Ocorrência:

Como efetuar o calculo de cesta básica?

Passo a passo:

1) Pré-Requisitos

Funcionários Cadastrados: Para que os processos sejam realizados corretamente, todos os funcionários devem estar cadastrados.
Roteiro Cadastrado: Também é necessário que o roteiro BEN - Outros Benefícios seja cadastrado no período vigente.

Verbas: O cadastro de verbas precisa estar adequado, envolvendo o tipo de provento e o desconto, conforme necessidade.
Importante: Não é necessário o uso de Identificador de Cálculo para as verbas de Outros Benefícios, pois elas serão definidas no momento de atribuir o benefício ao funcionário.

Tipos de Benefícios - S011:
Será necessário cadastrar nesta tabela, os tipos de benefícios.

Acesse o menu: Atualizações/ Definições de Cálculo/ Manutenção de Tabelas.
Em seguida, selecione a tabela S011 e clique em Outras Ações/Alterar.
Insira um código para o benefício e atribua uma descrição ao benefício.



2) Definições de Benefícios

Agora, você conhecerá as funcionalidades que permitem ao usuário determinar como será efetuado o cálculo de um benefício.
Acesso: Para realizar essas alterações, acesse: Atualizações/ Benefícios/ Outros Benefícios/ Definição de Benefícios.


Preenchimento dos campos:

Código: Utilize este campo para definir um código de identificação do benefício.
Descrição: Use este item para atribuir uma descrição ao benefício.
Salário Até ou Quantidade de Salário Mínimo: Neste campo, informe o valor de salário limite para o recebimento do benefício, escolhendo entre salário até ou quantidade de salário mínimo.
Tipo Referência: Escolha entre três tipos de cálculo para o benefício: valor fixo, percentual salário base ou percentual salário mínimo.
Referência: Use este item para informar o valor do benefício no campo referência, obedecendo ao tipo de referência escolhido.
% Pagamento Funcionário: Preencha este campo, caso o benefício seja concedido via Folha de Pagamento.
Tipo de Desconto: Preencha este campo, caso o benefício seja concedido via Folha de Pagamento.
Desconto do Funcionário: Defina o percentual de desconto do funcionário neste campo.
Valor Mínimo e Máximo: Caso queira informar valor mínimo e máximo para o desconto do funcionário, utilize este campo.

Verifique imagem abaixo:





3) Manutenção

Agora, você conhecerá as funcionalidades da rotina de Manutenção, que traz a atribuição dos benefícios a um funcionário.
Para começar, acesse Atualizações/Benefícios/Outros Benefícios/Manutenção
E preencha os campos principais campos:

Tipo Benefício: Preencha este campo com o tipo de benefício.
Código Benefício: Insira o código do benefício que o funcionário terá direito.
Cód. Verba: Informe a verba tipo provento, se houver.
Verba Desc.: Indique a verba tipo desconto, se houver.
Verba Empres.: Por último, preencha a verba para empresa, se houver.




4) Cálculo de Outros Benefícios

Agora, você conhecerá quais os procedimentos para o Cálculo de Outros Benefícios, após o cadastramento dos benefícios para os funcionários.
Acesso: Para realizar a rotina de Cálculo de Outros Benefícios, acesse o caminho abaixo:
Atualizações/ Benefícios /Outros Benefícios/ Cálculo;





Preenchimento:
Para realizar o cálculo, dentro de parâmetros preencha:
• Processo: neste campo informe qual processo deseja calcular.
• Roteiro: neste item escolha o roteiro de Outros Benefícios: BEN.
Clique em Calcular.
Lembrete: Os campos Período e Nr Pagamento serão preenchidos automaticamente e, caso queira, preencha o filtro.


Log:
Ao final do processo um LOG será gerado, conforme exemplo na imagem ao lado.



5) Relatório de Cálculo

Agora, você conhecerá o procedimento para gerar relatórios de cálculo, que permitem verificar os valores gerados através da impressão do relatório, depois de calcular outros benefícios.
Acesso: Para realizar a impressão do relatório, acesse: Atualizações/ Benefícios/ Outros Benefícios/ Relatório Cálculo.



Em seguida, clique em: Outras Ações/ Parâmetros.
Preenchimento:
Em Parâmetros, informe o Processo e o Período do cálculo que deseja imprimir, e preencha os demais filtros.
Escolha as Situações e Categorias dos funcionários a serem impressos.
Confirme e clique em imprimir.

Lembrete:
Para consultar os valores de cálculo de um funcionário específico, basta acessar:
Atualizações/Benefícios/Outros Benefícios/Manutenção
Em seguida, selecione o funcionário desejado e clique Outras Ações/Visualização do Cálculo.

6) Integração com a Folha

Agora, você conhecerá o procedimento de integração entre o roteiro de Outros Benefícios (BEN) e a Folha de Pagamento (FOL). Isso deve acontecer após a conferência de valores gerados no cálculo de Outros Benefícios para que os valores sejam efetivamente pagos.
Acesso: Para realizar a integração acesse: Atualizações/ Benefícios/ Outros Benefícios/ Integração com Folha.



Após acessar, clique em perguntas e informe Processo, Período e Número de pagamento a ser integrado.
Informações: Em informações, clique em executar e a integração será processada.



7) Fechamento do Roteiro

Agora, você conhecerá o procedimento para realizar o Fechamento do Roteiro.
Conceito: No final do período é necessário realizar o fechamento do roteiro de Outros Benefícios (BEN), para que o roteiro da Folha de Pagamento também seja fechado e o roteiro do próximo período liberado para manutenção.
Acesso: Para iniciar o procedimento, acesse: Atualização/ Benefícios/ Outros Benefícios/ Fechamento.


Em perguntas, informe o Processo e o Roteiro a ser fechado.
Informações: Em informações, clique em Executar, aguarde o processamento e clique em Fechar.

8) Histórico de Cálculo

Agora, vamos conhecer os processos da rotina Histórico do Cálculo, que possibilita visualizar todos os benefícios já calculados para determinado funcionário.
Acesso: Para executar a rotina, acesse o menu: Atualizações/ Benefícios/ Outros Benefícios/ Histórico Cálculo.



Selecione o funcionário desejado e clique em visualizar.



Filtros: Caso desejar, filtre a visualização por tipo de benefício e/ou período. Caso queira visualizar o histórico completo deixe os campos em branco e clique em OK. Ao final, a tela de histórico exibirá os dados dos benefícios pagos ao funcionário escolhido.



Observações:

Documentação elaborada por Rubens Marracho - Suporte Técnico RH