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Armazena os estágios de um processo de pré-venda em que são relacionados os fatores que determinam o sucesso de uma negociação. Dessa forma, eles podem ser comparados com os mesmos fatores dos concorrentes.

Na área de trabalho o vendedor visualiza suas oportunidades em aberto e, também, as de sua equipe de vendas.

Ao acessar o sistema exibe as oportunidades de venda relacionadas diretamente:

  • Ao Vendedor;
  • Às oportunidades para as quais o Vendedor faz parte do Time de Vendas e;
  • As oportunidades de outros vendedores conforme sua posição na Estrutura de Negócio e direitos de acesso do SIGACRM.


Observação

  • Uma oportunidade de vendas pode ser gerada automaticamente quando um suspect for qualificado. Para isso, cadastre os parâmetros MV_VENDPAD, MV_TMKPROC e MV_TMKESTA.
  • Toda oportunidade pode ser cadastrada para um Prospect e para um cliente.
  • Se o parâmetro MV_OPORXPV estiver configurado com o valor .F., não será possível a efetivação posterior do Pedido de Venda e o Prospect não será transformado em Cliente, uma vez que a Oportunidade fora encerrada.


Na Oportunidade de venda podemos avaliar e informar o limite de crédito para um Prospect para isto, o conteúdo do campo Avl. Prospect deve ser Sim. Se as moedas são diferentes a conversão é feita automaticamente.

Importante

Podemos controlar por período a Evolução das vendas, informando a quantidade de dias em que cada estágio pode permanecer na oportunidade de venda e apresentar para o vendedor quando vence o estágio.

Para a análise da Evolução da venda da oportunidade é necessário incluir o tempo de duração de cada estágio nos Processos de venda. De acordo com o tempo de duração, o vendedor pode acompanhar, em tempo real, o tempo de permanência de cada estágio, nas Oportunidades de Venda.

  • Para o estágio ativo, ou seja, o atual estágio da oportunidade é contabilizado o tempo real de duração, utilizando como base a data de início do estágio e a data atual.
  • Para os estágios encerrados ou os que foram finalizados devido ao encerramento da oportunidade, são contabilizados o tempo em que o estágio permaneceu na oportunidade, utilizando como base a data de início e a data de encerramento do estágio.
  • O vendedor também verifica a data de encerramento do estágio, para isso, cadastre nas configurações do estágio, o tempo de antecedência para recebimento do alerta, antes do prazo de encerramento do estágio.
  • O vendedor poderá regressar o estágio e após a confirmação do regresso, os estágios ficarão marcados como deletados. Na Evolução da Venda só serão apresentados os estágios atuais, e os que foram regressados serão apagados. 
  • O vendedor pode acompanhar a Evolução da Venda por meio de uma nova pasta na Oportunidade. A cada estágio, é indicado um semáforo com os seguintes status:

Situação real do estágio ativo:

  • Significa que o estágio está em dia.
  • Significa que o estágio está próximo da data de encerramento estipulado. Quando entra nessa situação recebe o alerta referente à proximidade da data de encerramento.
  • Significa que o estágio está atrasado e continua ativo.

Situação do estágio encerrado:

  • Significa que o estágio avançou sem atraso.
  • Significa que o estágio avançou com atraso, após a data de encerramento estipulado.

Com base nas informações dos estágios, calcula-se no processo de venda o período total da evolução da venda. A partir desse total exibe-se na consulta de oportunidade, o status, de acordo com a evolução da venda. Por exemplo, uma oportunidade avançou atrasada nos estágios iniciais, porém não utilizou todo o tempo para os estágios finais. Nesse caso ela pode finalizar em dia mesmo com os estágios iniciais em atraso.

Assim a oportunidade pode ter os seguintes status de acordo com a evolução da venda:

  • Significa que o processo de vendas da oportunidade está em dia, ou seja, o tempo de duração do estágio atual e dos próximos estágios somados com a data atual estão dentro da previsão de término da evolução da venda.
  • Significa que o processo de vendas da oportunidade está em alerta, ou seja, o tempo de duração do estágio atual e dos próximos estágios somado com a data atual ultrapassa a previsão de término da evolução da venda.
  • Significa que a oportunidade está em atraso, ou seja, a data atual ultrapassa a previsão de término da evolução da venda.



Procedimentos

Para incluir uma Oportunidade:

1. Selecione a opção Incluir.

Os campos exibidos na cor azul são de preenchimento obrigatório, entretanto, nem todos podem ser editados, como por exemplo o campo Oportunidade. Os campos que apresentam o local de preenchimento em branco podem ser editados e os que apresentam a cor cinza estão bloqueados para alteração.

Campo

Descrição

Descrição

Denominação da oportunidade.

Vendedor

Exibe o código do vendedor associado à oportunidade. Ao clicar na lupa, é possível selecionar outro vendedor ou informar um novo.

Estágio

De acordo com o estágio da oportunidade no momento, é possível selecionar algumas opções.

Moeda

É configurada de acordo com a necessidade. Exemplo: 1 = Real e 2 = Dólar.

Prioridade

A oportunidade pode ter prioridade Baixa, Média ou Alta.

Durante o processo de venda, o vendedor pode utilizar o campo Temperatura (AD1_FEELING) para definir o nível de probabilidade de sucesso da oportunidade. As opções disponíveis são:

    • 1- Baixa: Indica que é pouco provável que a oportunidade seja encerrada com sucesso.
    • 2- Média: Indica que é provável ou não que a oportunidade seja encerrada com sucesso.
    • 3- Alta: Indica que é provável que a oportunidade seja encerrada com sucesso.

Importante

  • Nas opções Incluir e Alterar o vendedor pode definir o motivo do encerramento de uma oportunidade pelos campos F.C.S. (Fator Crítico de Sucesso) e F.C.I. (Fator Crítico de Insucesso), respectivamente. Ao clicar na lupa estão disponíveis para preenchimento as opções: Qualidade, Produto, Custo, Parceria e Concorrente. Também podemos informar novos fatores para os dois campos.
  • O preenchimento de um desses campos habilita o campo Status que indica a situação da oportunidade no momento: Aberta, Perdida, Suspensa ou Encerrada.
  • A concessão de desconto ou acréscimo, sobre o percentual permitido, não pode ser feita sem autorização de superior.
  • Pode-se visualizar um Contrato a partir da Oportunidade de Venda em Outras Ações ao selecionar a opção Tracker.

O campo Cod.Categ permite consultar as categorias e identificar a categoria para a oportunidade corrente.

2. Para complementar a inclusão de uma oportunidade também estão disponíveis as pastas:

    • Oportunidade: Principais campos agrupados por: Resumo, Informações de Previsão, Informações de Fechamento e Informações Internas.
    • Aceite da Proposta: Informações do contato do Cliente / Prospect, responsável pelo aceite da proposta para, posteriormente, efetivar a oportunidade de venda como Ganha, por meio do campo Status (AD1_STATUS).
    • Concorrentes: Informe os dados dos concorrentes como Nome, Valor Ofertado, Fator Crítico de Sucesso / Insucesso para a oportunidade de venda.
    • Contatos: Informe os contatos do Cliente / Prospect que participam da negociação da venda.
    • Parceiros: Informe os dados dos parceiros envolvidos na Oportunidade de Venda.
    • Time de Vendas: Informe os dados da Equipe de Venda que participam da negociação da venda.
    • Produtos: Produtos que são negociados diretamente na Oportunidade de Venda ou Proposta Comercial ou Orçamentos, conforme a configuração dos parâmetros MV_FATMNTP / MV_FATPROP.
    • Evolução da Venda: Controla a quantidade de dias em que cada estágio do processo de venda pode permanecer na oportunidade de venda e apresenta para o vendedor quando vence o estágio.
    • Outros: Campos não classificados nas pastas disponíveis na Oportunidade de Venda.

3. Confira os dados e confirme.

Importante

  • As pastas Concorrentes, Parceiros, Contatos são opcionais para preenchimento, de acordo com a necessidade de cada oportunidade de venda. Caso haja necessidade de tornar as pastas obrigatórias, poderá utilizar ponto de entrada padrão do MVC - Model View Controller. 


Quando o Microsiga Protheus 11.5 estiver sendo executado pelo remote SmartClient-HTML, as funções de manipulação de arquivos do Faturamento, não executam operação de leitura ou gravação na unidade local do cliente.

Desta forma, durante a execução do remote HTML, o sistema não permite a impressão da proposta comercial, por meio da integração Word.

Uma mensagem de erro é exibida para o usuário, ao clicar em SIM para imprimir a proposta.


ADL (Controle de Conta do Vendedor)

O parâmetro MV_CRMADL tem o objetivo de parametrizar o uso da tabela do ADL (Controle de Conta do Vendedor) nos processos de negócios da administração de vendas no CRM e no Faturamento. Por padrão, o parâmetro deve estar habilitado como Verdadeiro. Porém, se os processos de administração forem utilizados somente no módulo CRM, o parâmetro deve ser desabilitado.



Procedimentos

  1. O parâmetro MV_CRMADL tem o valor verdadeiro (.T.) por padrão e permite a manutenção da ADL e de suas funcionalidades.
  2. Se o parâmetro for alterado para falso (.F.), o processamento da ADL não ocorrerá e a rotina Área de Trabalho do Faturamento será bloqueada pois utiliza dados da ADL em seu processo.



Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados

Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

  • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

  • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.



Veja também

Como consultar as oportunidades de venda cadastradas em: