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Introdução

A rotina de Ficha Médica (MDTA005) é a representação do funcionário no sistema e, por meio dela, é possível a criação de fichas médicas para os funcionários, dependentes dos funcionários ou para candidatos a emprego.

Todas as informações referentes à saúde do funcionário estão relacionadas na ficha médica e, toda ficha possui um número que a identifica em todo o sistema.

Uma ficha médica pode ser apresentada de três formas, sendo elas:

  • Funcionário: para quando apenas o campo Matrícula do funcionário estiver preenchido, significa que a ficha pertence a um funcionário;
  • Dependente: para quando o campo Matrícula e o campo Dependente do funcionário estiverem preenchidos, significa que a ficha pertence ao dependente do funcionário. As informações de como efetuar esse relacionamento estão descritas em Campos Geraisno campo Dependente (TM0_NUMDEP);
  • Candidato: para quando apenas o campo Candidato estiver preenchido, a ficha pertence a um candidato a emprego, porém, se o campo Matrícula também estiver preenchido, significa que o candidato já foi admitido como funcionário, e a ficha passa a representar um funcionário.

Objetivo

Criação de uma ficha médica para um determinado funcionário, dependente ou candidato, com objetivo de centralizar informações referentes ao estado de saúde dos mesmos. A rotina também disponibiliza dados para futuras rotinas e possibilita a visualização do histórico hospitalar, por meio da funcionalidade de Diagnósticos.

Mapa Mental

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

    Permite a inclusão de uma nova ficha médica.

    As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.



    Quando o parâmetro MV_NG2FICH é definido como 1 durante a recontratação do funcionário, o sistema exibe a seguinte mensagem:


    Esta mensagem alerta o usuário sobre a existência de uma ficha médica anteriormente vinculada ao CPF do funcionário. Ao clicar em "sim", a ficha médica anterior é então vinculada à nova matrícula do funcionário, alterando seu status de "demitido" para "ativo".

    Dessa forma, o histórico médico completo do funcionário, incluindo exames e controles anteriores, é preservado e continua acessível para a equipe médica. Isso garante uma continuidade no acompanhamento médico do funcionário, mantendo todas as informações relevantes para futuras avaliações e tratamentos.

    Se selecionar não, o sistema irá gerar uma nova ficha medica, e novos vínculos devera ser gerado de acordo com as necessidades. 

    Permite a alteração de informações de uma determinada ficha médica já cadastrada.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

    Permite a visualização de informações de uma determinada ficha médica já cadastrada.

    Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

    As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

    Permite a pesquisa de ficha médica por meio da utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

    Pesquisas disponíveis:

    • Filial+ficha Médica
    • Filial+nome
    • Filial Func + Matrícula + Dependente
    • Filial+ficha Anter.
    • Filial+candidato
    • Filial+r.g.
    • Filial+centro Custo + Ficha Médica
    • Filial+cliente + Loja + Ficha Médica
    • Filial+função + Ficha Médica
    • Filial+cpf
    • Filial+matrícula

    Permite a exclusão de uma determinada ficha médica já cadastrada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    Vínculos que impossibilitam a exclusão da ficha

    Para que a exclusão seja efetuada com sucesso, é necessário que a ficha não possua relacionamentos com as seguintes tabelas:

    • Acidentes de Trabalho (TNC);
    • Agenda de Consultas Médicas (TMJ);
    • Atendimento de Enfermagem (TL5);
    • Atestado ASO (TMY);
    • Atestado Médico (TNY);
    • Diagnóstico (TMT);
    • Doenças do Funcionário (TNA);
    • Encaminhamento Especialista (TK7);
    • Exames do Funcionário (TM5);
    • Funcionários Em Prog. Especiais (TMN);
    • Licença Maternidade (TOF);
    • Medicamentos Atendimento Enfer. (TY3);
    • Medicamentos Utilizados (TM2);
    • Questionário Funcionário (TMI);
    • Restrições do Funcionário (TMF);
    • Resultado Exame Auditivo (TM9);
    • Resultado Exame Quantitativo (TM6);
    • Resultados Exames x Agente (TN4);
    • Tarefas por Candidato (TKD);
    • Vacinas do Funcionário (TL9).

    Esta funcionalidade serve como um atalho para a rotina de Diagnóstico Médico (MDTA155) e permite uma forma fácil de visualizar os diagnósticos relacionados com a ficha médica em questão.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Diagnóstico.

    Apresenta, de forma amigável, uma listagem com as possíveis características que a ficha pode pode assumir, sendo eles:

    Ícone Função

    Cor

    Situação Norma Verde

    Transferido Rosa

    Desligado Vermelha

    Afastado Amarela

    Férias Azul


    Para isto, basta clicar em Outras Ações / Legenda.

    Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

    Campos Gerais 

    Conteúdo presente na inclusãoalteração ou visualização de informações referentes às fichas médicas (TM0).

    Obs.: Os campos em negrito representam a característica de obrigatoriedade ou demonstram um certa função a ser destacada na rotina.

      Campo:

      Descrição:

      Ficha Médica (TM0_NUMFIC)

      Campo auto incremental que identifica a ficha médica do usuário.

      Se for dependente poderá utilizar a matrícula do pai mais o número sequencial do dependente.

      É utilizado para criar relacionamento com as demais tabelas do sistema.

      Exemplo: 000000001.

      Candidato (TM0_CANDID)

      Por meio deste campo o sistema identifica se o usuário é, ou não, um candidato.

      Quando este campo estiver preenchido representará um candidato, caso contrário, representará ou um funcionário.

      Importante

      Lembrando que se o campo Matrícula também estiver preenchido, significa que o candidato já foi admitido como funcionário, e a ficha médica passará a representar um funcionário.

      Exemplo: 000001.

      Filial Func. (TM0_FILFUN)

      Número de identificação da filial do funcionário.

      Campo alimentado automaticamente pelo módulo com base no campo filial do funcionário provindo da tabela de Funcionários (SRA) a partir da seleção de uma matrícula do campo Matrícula (TM0_MAT).

      Exemplo: D MG 01. 

      Matrícula (TM0_MAT)

      Código de identificação do funcionário que será relacionado a ficha médica em questão.

      Obs.: O conteúdo provindo deste campo diz respeito ao funcionário presente na tabela Funcionários (SRA).

      Preenchimento Automático

      Após selecionar a matrícula de identificação do funcionário, a ficha médica preenche campos automaticamente de acordo com os dados cadastrais do funcionário. Estes campos são: TM0_DTNASC, TM0_SEXO, TM0_CODFUN, TM0_DESCFU, TM0_CC , TM0_CCDESC, TM0_CPF.

      Exemplo: 000001.

      Dependente (TM0_NUMDEP)

      Número de identificação do dependente do funcionário, o qual a ficha está sendo relacionada.

      Obs.: Para inclusão de um dependente é necessário que o campo TM0_MAT esteja preenchido, com um funcionário que possua dependente vinculado.

      Preenchimento Automático

      Após selecionar o código de identificação do dependente, a ficha médica preenche campos automaticamente de acordo com os dados cadastrais do mesmo. Estes campos são: TM0_DTNASC, TM0_SEXOTM0_CPF.

      Instruções para criação da ficha.

      Nome (TM0_NOMFIC)

      Campo utilizado para informar o proprietário da ficha.

      Exemplo: Antônio da Silva.

      Data Impl. (TM0_DTIMPL)

      Campo utilizado para a data de implementação da ficha.

      Exemplo: 

      Doador (TM0_DOADOR)

      Campo utilizado para informar se o proprietário da ficha é doador de sangue sim ou não.

      Exemplo: 1 - Sim.

      Data Doação (TM0_DTDOAC)

      Campo utilizado para informar a data da última doação de sangue.

      Exemplo:

      Tipo Sangue (TM0_SANGUE)

      Campo utilizado para informar o tipo sanguíneo, do proprietário da ficha.

      Exemplo: 3 - AB.

      Fator RH (TM0_FATORH)

      Campo utilizado para informar fator RH do sangue, do proprietário da ficha.

      Exemplo: 1 - Positivo.

      Ficha Anter.(TM0_FICANT)

      Campo utilizado para informar ficha anterior, caso haja.

      Exemplo: 000000001.

      Data Nasc. (TM0_DTNASC)

      Campo que apresenta a data de nascimento do proprietário da ficha.

      Obs.: O conteúdo provindo deste campo é preenchido de acordo com o direcionamento da ficha. Estes podem ser:

      • Candidato (TM0_CANDID), o campo fica disponível para edição;
      • Funcionário (TM0_MAT), campo é preenchido automaticamente, com base no registro da tabela em questão;  
      • Dependente (TM0_NUMDEP) campo é preenchido automaticamente, com base no registro da tabela em questão.

      Em Caso de Dependentes

      Após selecionar a matrícula de identificação do funcionário, a ficha médica preenche o campo automaticamente de acordo com a data de nascimento cadastrada na tabela Funcionários (SRA).

      Em caso de geração da ficha médica para dependente, esse campo traz a data relacionada ao dependente, através da tabela Dependentes (SRB)

      Sexo (TM0_SEXO)

      Campo que apresenta o sexo do proprietário da ficha. 

      Obs.: O conteúdo provindo deste campo é preenchido de acordo com o direcionamento da ficha. Estes podem ser:

      • Candidato (TM0_CANDID), o campo fica disponível para edição;
      • Funcionário (TM0_MAT), campo é preenchido automaticamente, com base no registro da tabela em questão;  
      • Dependente (TM0_NUMDEP) campo é preenchido automaticamente, com base no registro da tabela em questão.

      Para Funcionário ou Dependente

      Após selecionar um determinado código de identificação do funcionário, a ficha médica preenche o campo automaticamente de acordo com o sexo cadastrado na tabela Funcionários (SRA).

      Em caso de geração da ficha médica para dependente, esse campo traz o sexo relacionado ao dependente, através da tabela Dependentes (SRB).

      Peso (TM0_PESO)

      Campo utilizado para informar o peso do proprietário da ficha.

      Exemplo: 70,000 kg.

      Altura (TM0_ALTURA)

      Campo utilizado para informar a altura do proprietário da ficha.

      Exemplo: 1,68 m

      Massa Corp. (TM0_MASSA)

      Campo utilizado para informar a massa corporal do proprietário da ficha. O mesmo realiza um calculo através dos dados preenchidos em Peso (TM0_PESO) e Altura (TM0_ALTURA), e retorna a situação do paciente. 

      Exemplo: Peso Saudável.

      Altura Olhos (TM0_ALTOLH)

      Campo utilizado para informar a altura dos olhos, do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0,01 m.

      Lin. Mamilar (TM0_LMAMIL)

      Campo utilizado para informar a medida da linha mamilar, do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0,30 m.

      Altura Púbis (TM0_ALTPUB)

      Campo utilizado para informar a altura do púbis, do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0,125 m.

      Alt. Joelho (TM0_ALTJOE)

      Campo utilizado para informar a altura do joelho do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0,53 m.

      Alt.Cotovelo (TM0_ALTCOT)

      Campo utilizado para informar a altura do cotovelo do proprietário da ficha.

      Exemplo: 1,00 m.

      Tam. Braço (TM0_TAMBRA)

      Campo utilizado para informar o tamanho do braço do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0,66 m.

      Tam. Ante-B. (TM0_TAMANT)

      Campo utilizado para informar o tamanho do antebraço do proprietário da ficha.

      Exemplo: 27 cm.

      Tamanho mão (TM0_TAMMAO)

      Campo utilizado para informar o tamanho da mão do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0,17 m.

      Comprim. Pé (TM0_COMPPE)

      Campo utilizado para informar o comprimento do pé do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0,25 m.

      Num. Calçado (TM0_NUMCAL)

      Campo utilizado para informar o número de calçado, do proprietário da ficha.

      Exemplo: 37.

      Tipo Físico (TM0_TIPFIS)

      Campo utilizado para informar o biotipo do proprietário da ficha.

      Exemplo: Triangulo. 

      Fuma (TM0_FUMA)

      Campo utilizado para informar se o proprietário da ficha é fumante ou não.

      Exemplo: 1 - Sim.

      Quant. Cig. (TM0_QTCIG)

      Permite informar a quantidade de cigarros utilizados, por dia. Esse campo é liberado para edição apenas quando TM0_FUMA for igual a 1-Sim.

      Exemplo: 3.

      Quantos Anos (TM0_QTTEMP)

      Utilizado para informar a quanto tempo, o proprietário da ficha, é fumante. Esse campo é liberado para edição apenas quando TM0_FUMA for igual a 1-Sim.

      Exemplo: 2.

      R.G. (TM0_RG)

      Campo utilizado para informar o RG do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0.000.000

      Local Ficha (TM0_LOCFIC)

      Campo usado para informar o local físico onde se encontra a arquivado a ficha médica anterior (Papel). É utilizado para facilitar a localização da mesma.

      Exemplo: Arquivo de aço, terceira gaveta. Para facilitar a localização dos documentos anexos a Ficha.

      Histórico (TM0_DESCRI)

      Campo usado para informar descrição dos antecedentes profissionais do funcionário, relacionados a saúde.

      Função (TM0_CODFUN)

      Campo utilizado para informar o código da função do funcionário.

      Exemplo: 0013.

      Descrição (TM0_DESCFU)

      Campo preenchido automaticamente, após a seleção do código da função.

      Exemplo: Auxiliar Administrativo.

      Centro Custo (TM0_CC)

      Campo que informa o código do centro de custo selecionado.

      Exemplo: 00012.

      Descrição (TM0_CCDESC)

      Campo preenchido automaticamente, após a seleção do código do centro de custo.

      Exemplo: Administrativo.

      Cor Olhos (TM0_COROLH)

      Campo usado para informar a cor dos olhos do proprietário da ficha.

      Exemplo: 3 - Castanho.

      Cor Cabelos (TM0_CORCAB)

      Campo usado para informar a cor dos cabelos do proprietário da ficha.

      Exemplo: 2 - Castanho Claro.

      Cor Pele (TM0_CORPEL)

      Campo usado para informar a cor da pele do proprietário da ficha.

      Exemplo: 3 - Pardo.

      Num. Cart. (TM0_NUMCP)

      Campo usado para informar o número da carteira profissional do funcionário.

      Exemplo: 12345678.

      Série Cart. (TM0_SERCP)

      Campo usado para informar o número de série da carteira profissional.

      Exemplo: 12345.

      UF Cart. (TM0_UFCP)

      Campo usado para informar a Unidade Federativa da Carteira Profissional do funcionário.

      Exemplo: SC.

      Estado Civil (TM0_ESTCIV)

      Campo usado para informar o estado civil do proprietário da ficha.

      Exemplo: C.

      CPF (TM0_CPF)

      Campo que apresenta o CPF do proprietário da ficha. 

      Obs.: O conteúdo provindo deste campo é preenchido de acordo com o direcionamento da ficha. Estes podem ser:

      • Candidato (TM0_CANDID), o campo fica disponível para edição;
      • Funcionário (TM0_MAT), campo é preenchido automaticamente, com base no registro da tabela Funcionários (SRA);  
      • Dependente (TM0_NUMDEP) campo é preenchido automaticamente, com base no registro da tabela Dependentes (SRB).

        Em Caso de Dependente

        Em caso de geração da ficha médica para dependente, esse campo traz o CPF relacionado ao dependente, através da tabela Dependentes (SRB).

      Tipo Defic. (TM0_TIPDEF)

      Campo usado para informar o tipo de deficiência física do proprietário da ficha.

      Exemplo: 0 - Não é portador de deficiência física.

      Descrição (TM0_DOENCA)

      Campo usado para informar a descrição doença do proprietário da ficha, caso haja.

      Exemplo:  Não é portador de doença.

      Biometria (TM0_INDBIO)

      Esse campo indica se o funcionário terá cadastro de Biometria.

      Exemplo: 2 - Não.

      Cota Def. (TM0_CTPCD)

      Campo utilizado para informa que o proprietário da ficha preenche a cota de deficientes.

      Exemplo: 2 - Não.

      Esta função serve como um atalho para abrir a calculadora local do usuário a fim de agilizar os cálculos a serem efetuados.

      Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Calculadora.

      Atalho para apresentar o Spool de impressão com os últimos relatórios gerados.

      Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Spool.

      Permite a impressão do conteúdo informado no cadastro do risco.

      Obs.: Essa não está disponível na opção de Incluir.

      Permite a rastreabilidade de uma informação, identificando facilmente a sua origem ou destino. Desta forma, é possível navegar de forma intuitiva e visualizar todo relacionamento e integrações entre os ambientes.

      Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Spool.

      Atalho para a utilização do Proxy Mashup.

      O que são Mashups: http://tdn.totvs.com/x/1L1gDQ

      Como configurar o Proxy Mashup: http://tdn.totvs.com/x/4akpE

      Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Mashups.

      Atalho para acesso à Central de Ajuda (F1).

      Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Ajuda.

      Esta funcionalidade serve como um atalho para a rotina de Tarefas por Funcionário (MDTA090) onde é possível atrelar várias tarefas para aquela ficha médica. Basta selecionar a ficha médica em questão e selecionar quantas tarefas desejar. Conforme imagem abaixo:

      Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Tarefas.

      Conteúdos Relacionados

      • Centro de Custo (CTT);
      • Cid (TMR);
      • Clientes (SA1);
      • Departamento (SQB);
      • Dependentes (SRB);
      • Funcionários (SRA);
      • Funções (SRJ);
      • UF Cart. (SX5 - 12);
      • Estado Civil (SX5 - 33);
      • Acidentes de Trabalho (TNC);
      • Agenda de Consultas Médicas (TMJ);
      • Atendimento de Enfermagem (TL5);
      • Atestado ASO (TMY);
      • Atestado Médico (TNY);
      • Diagnóstico (TMT);
      • Doenças do Funcionário (TNA);
      • Encaminhamento Especialista (TK7);
      • Exames do Funcionário (TM5);
      • Funcionários Em Prog. Especiais (TMN);
      • Licença Maternidade (TOF);
      • Medicamentos Atendimento Enfer. (TY3);
      • Medicamentos Utilizados (TM2);
      • Questionário Funcionário (TMI);
      • Restrições do Funcionário (TMF);
      • Resultado Exame Auditivo (TM9);
      • Resultado Exame Quantitativo (TM6);
      • Resultados Exames x Agente (TN4);
      • Tarefas por Candidato (TKD);
      • Vacinas do Funcionário (TL9).