Índice
Introdução
A rotina de Ficha Médica (MDTA005) é a representação do funcionário no sistema e, por meio dela, é possível a criação de fichas médicas para os funcionários, dependentes dos funcionários ou para candidatos a emprego.
Todas as informações referentes à saúde do funcionário estão relacionadas na ficha médica e, toda ficha possui um número que a identifica em todo o sistema.
Uma ficha médica pode ser apresentada de três formas, sendo elas:
- Funcionário: para quando apenas o campo Matrícula do funcionário estiver preenchido, significa que a ficha pertence a um funcionário;
- Dependente: para quando o campo Matrícula e o campo Dependente do funcionário estiverem preenchidos, significa que a ficha pertence ao dependente do funcionário. As informações de como efetuar esse relacionamento estão descritas em Campos Gerais, no campo Dependente (TM0_NUMDEP);
- Candidato: para quando apenas o campo Candidato estiver preenchido, a ficha pertence a um candidato a emprego, porém, se o campo Matrícula também estiver preenchido, significa que o candidato já foi admitido como funcionário, e a ficha passa a representar um funcionário.
Objetivo
Criação de uma ficha médica para um determinado funcionário, dependente ou candidato, com objetivo de centralizar informações referentes ao estado de saúde dos mesmos. A rotina também disponibiliza dados para futuras rotinas e possibilita a visualização do histórico hospitalar, por meio da funcionalidade de Diagnósticos.
Mapa Mental
Página Inicial
Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:
Permite a inclusão de uma nova ficha médica.
As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.
Quando o parâmetro MV_NG2FICH é definido como 1 durante a recontratação do funcionário, o sistema exibe a seguinte mensagem:
Esta mensagem alerta o usuário sobre a existência de uma ficha médica anteriormente vinculada ao CPF do funcionário. Ao clicar em "sim", a ficha médica anterior é então vinculada à nova matrícula do funcionário, alterando seu status de "demitido" para "ativo".
Dessa forma, o histórico médico completo do funcionário, incluindo exames e controles anteriores, é preservado e continua acessível para a equipe médica. Isso garante uma continuidade no acompanhamento médico do funcionário, mantendo todas as informações relevantes para futuras avaliações e tratamentos.
Se selecionar não, o sistema irá gerar uma nova ficha medica, e novos vínculos devera ser gerado de acordo com as necessidades.
Permite a alteração de informações de uma determinada ficha médica já cadastrada.
As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.
Permite a visualização de informações de uma determinada ficha médica já cadastrada.
Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.
As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.
Permite a pesquisa de ficha médica por meio da utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.
Pesquisas disponíveis:
- Filial+ficha Médica
- Filial+nome
- Filial Func + Matrícula + Dependente
- Filial+ficha Anter.
- Filial+candidato
- Filial+r.g.
- Filial+centro Custo + Ficha Médica
- Filial+cliente + Loja + Ficha Médica
- Filial+função + Ficha Médica
- Filial+cpf
- Filial+matrícula
Permite a exclusão de uma determinada ficha médica já cadastrada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.
Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.
Vínculos que impossibilitam a exclusão da ficha
Para que a exclusão seja efetuada com sucesso, é necessário que a ficha não possua relacionamentos com as seguintes tabelas:
- Acidentes de Trabalho (TNC);
- Agenda de Consultas Médicas (TMJ);
- Atendimento de Enfermagem (TL5);
- Atestado ASO (TMY);
- Atestado Médico (TNY);
- Diagnóstico (TMT);
- Doenças do Funcionário (TNA);
- Encaminhamento Especialista (TK7);
- Exames do Funcionário (TM5);
- Funcionários Em Prog. Especiais (TMN);
- Licença Maternidade (TOF);
- Medicamentos Atendimento Enfer. (TY3);
- Medicamentos Utilizados (TM2);
- Questionário Funcionário (TMI);
- Restrições do Funcionário (TMF);
- Resultado Exame Auditivo (TM9);
- Resultado Exame Quantitativo (TM6);
- Resultados Exames x Agente (TN4);
- Tarefas por Candidato (TKD);
- Vacinas do Funcionário (TL9).
Esta funcionalidade serve como um atalho para a rotina de Diagnóstico Médico (MDTA155) e permite uma forma fácil de visualizar os diagnósticos relacionados com a ficha médica em questão.
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Diagnóstico.
Apresenta, de forma amigável, uma listagem com as possíveis características que a ficha pode pode assumir, sendo eles:
Ícone | Função | Cor |
---|---|---|
|
Situação Norma | Verde |
|
Transferido | Rosa |
|
Desligado | Vermelha |
|
Afastado | Amarela |
|
Férias | Azul |
Para isto, basta clicar em Outras Ações / Legenda.
Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.
Campos Gerais
Conteúdo presente na inclusão, alteração ou visualização de informações referentes às fichas médicas (TM0).
Obs.: Os campos em negrito representam a característica de obrigatoriedade ou demonstram um certa função a ser destacada na rotina.
Campo: |
Descrição: |
Ficha Médica (TM0_NUMFIC) | Campo auto incremental que identifica a ficha médica do usuário. Se for dependente poderá utilizar a matrícula do pai mais o número sequencial do dependente. É utilizado para criar relacionamento com as demais tabelas do sistema. Exemplo: 000000001. |
Candidato (TM0_CANDID) |
Por meio deste campo o sistema identifica se o usuário é, ou não, um candidato. Quando este campo estiver preenchido representará um candidato, caso contrário, representará ou um funcionário. Importante Lembrando que se o campo Matrícula também estiver preenchido, significa que o candidato já foi admitido como funcionário, e a ficha médica passará a representar um funcionário. Exemplo: 000001. |
Filial Func. (TM0_FILFUN) | Número de identificação da filial do funcionário. Campo alimentado automaticamente pelo módulo com base no campo filial do funcionário provindo da tabela de Funcionários (SRA) a partir da seleção de uma matrícula do campo Matrícula (TM0_MAT). Exemplo: D MG 01. |
Matrícula (TM0_MAT) |
Código de identificação do funcionário que será relacionado a ficha médica em questão. Obs.: O conteúdo provindo deste campo diz respeito ao funcionário presente na tabela Funcionários (SRA). Preenchimento Automático Após selecionar a matrícula de identificação do funcionário, a ficha médica preenche campos automaticamente de acordo com os dados cadastrais do funcionário. Estes campos são: TM0_DTNASC, TM0_SEXO, TM0_CODFUN, TM0_DESCFU, TM0_CC , TM0_CCDESC, TM0_CPF. Exemplo: 000001. |
Dependente (TM0_NUMDEP) |
Número de identificação do dependente do funcionário, o qual a ficha está sendo relacionada. Obs.: Para inclusão de um dependente é necessário que o campo TM0_MAT esteja preenchido, com um funcionário que possua dependente vinculado. Preenchimento Automático Após selecionar o código de identificação do dependente, a ficha médica preenche campos automaticamente de acordo com os dados cadastrais do mesmo. Estes campos são: TM0_DTNASC, TM0_SEXO, TM0_CPF. Instruções para criação da ficha. |
Nome (TM0_NOMFIC) | Campo utilizado para informar o proprietário da ficha. Exemplo: Antônio da Silva. |
Data Impl. (TM0_DTIMPL) |
Campo utilizado para a data de implementação da ficha. Exemplo: |
Doador (TM0_DOADOR) | Campo utilizado para informar se o proprietário da ficha é doador de sangue sim ou não. Exemplo: 1 - Sim. |
Data Doação (TM0_DTDOAC) |
Campo utilizado para informar a data da última doação de sangue. Exemplo: |
Tipo Sangue (TM0_SANGUE) | Campo utilizado para informar o tipo sanguíneo, do proprietário da ficha. Exemplo: 3 - AB. |
Fator RH (TM0_FATORH) | Campo utilizado para informar fator RH do sangue, do proprietário da ficha. Exemplo: 1 - Positivo. |
Ficha Anter.(TM0_FICANT) | Campo utilizado para informar ficha anterior, caso haja. Exemplo: 000000001. |
Data Nasc. (TM0_DTNASC) |
Campo que apresenta a data de nascimento do proprietário da ficha. Obs.: O conteúdo provindo deste campo é preenchido de acordo com o direcionamento da ficha. Estes podem ser:
Em Caso de Dependentes Após selecionar a matrícula de identificação do funcionário, a ficha médica preenche o campo automaticamente de acordo com a data de nascimento cadastrada na tabela Funcionários (SRA). Em caso de geração da ficha médica para dependente, esse campo traz a data relacionada ao dependente, através da tabela Dependentes (SRB). |
Sexo (TM0_SEXO) |
Campo que apresenta o sexo do proprietário da ficha. Obs.: O conteúdo provindo deste campo é preenchido de acordo com o direcionamento da ficha. Estes podem ser:
Para Funcionário ou Dependente Após selecionar um determinado código de identificação do funcionário, a ficha médica preenche o campo automaticamente de acordo com o sexo cadastrado na tabela Funcionários (SRA). Em caso de geração da ficha médica para dependente, esse campo traz o sexo relacionado ao dependente, através da tabela Dependentes (SRB). |
Peso (TM0_PESO) | Campo utilizado para informar o peso do proprietário da ficha. Exemplo: 70,000 kg. |
Altura (TM0_ALTURA) | Campo utilizado para informar a altura do proprietário da ficha. Exemplo: 1,68 m |
Massa Corp. (TM0_MASSA) | Campo utilizado para informar a massa corporal do proprietário da ficha. O mesmo realiza um calculo através dos dados preenchidos em Peso (TM0_PESO) e Altura (TM0_ALTURA), e retorna a situação do paciente. Exemplo: Peso Saudável. |
Altura Olhos (TM0_ALTOLH) | Campo utilizado para informar a altura dos olhos, do proprietário da ficha. Exemplo: 0,01 m. |
Lin. Mamilar (TM0_LMAMIL) | Campo utilizado para informar a medida da linha mamilar, do proprietário da ficha. Exemplo: 0,30 m. |
Altura Púbis (TM0_ALTPUB) | Campo utilizado para informar a altura do púbis, do proprietário da ficha. Exemplo: 0,125 m. |
Alt. Joelho (TM0_ALTJOE) | Campo utilizado para informar a altura do joelho do proprietário da ficha. Exemplo: 0,53 m. |
Alt.Cotovelo (TM0_ALTCOT) | Campo utilizado para informar a altura do cotovelo do proprietário da ficha. Exemplo: 1,00 m. |
Tam. Braço (TM0_TAMBRA) | Campo utilizado para informar o tamanho do braço do proprietário da ficha. Exemplo: 0,66 m. |
Tam. Ante-B. (TM0_TAMANT) | Campo utilizado para informar o tamanho do antebraço do proprietário da ficha. Exemplo: 27 cm. |
Tamanho mão (TM0_TAMMAO) | Campo utilizado para informar o tamanho da mão do proprietário da ficha. Exemplo: 0,17 m. |
Comprim. Pé (TM0_COMPPE) | Campo utilizado para informar o comprimento do pé do proprietário da ficha. Exemplo: 0,25 m. |
Num. Calçado (TM0_NUMCAL) | Campo utilizado para informar o número de calçado, do proprietário da ficha. Exemplo: 37. |
Tipo Físico (TM0_TIPFIS) | Campo utilizado para informar o biotipo do proprietário da ficha. Exemplo: Triangulo. |
Fuma (TM0_FUMA) | Campo utilizado para informar se o proprietário da ficha é fumante ou não. Exemplo: 1 - Sim. |
Quant. Cig. (TM0_QTCIG) | Permite informar a quantidade de cigarros utilizados, por dia. Esse campo é liberado para edição apenas quando TM0_FUMA for igual a 1-Sim. Exemplo: 3. |
Quantos Anos (TM0_QTTEMP) | Utilizado para informar a quanto tempo, o proprietário da ficha, é fumante. Esse campo é liberado para edição apenas quando TM0_FUMA for igual a 1-Sim. Exemplo: 2. |
R.G. (TM0_RG) | Campo utilizado para informar o RG do proprietário da ficha. Exemplo: 0.000.000 |
Local Ficha (TM0_LOCFIC) | Campo usado para informar o local físico onde se encontra a arquivado a ficha médica anterior (Papel). É utilizado para facilitar a localização da mesma. Exemplo: Arquivo de aço, terceira gaveta. Para facilitar a localização dos documentos anexos a Ficha. |
Histórico (TM0_DESCRI) | Campo usado para informar descrição dos antecedentes profissionais do funcionário, relacionados a saúde. |
Função (TM0_CODFUN) | Campo utilizado para informar o código da função do funcionário. Exemplo: 0013. |
Descrição (TM0_DESCFU) | Campo preenchido automaticamente, após a seleção do código da função. Exemplo: Auxiliar Administrativo. |
Centro Custo (TM0_CC) | Campo que informa o código do centro de custo selecionado. Exemplo: 00012. |
Descrição (TM0_CCDESC) | Campo preenchido automaticamente, após a seleção do código do centro de custo. Exemplo: Administrativo. |
Cor Olhos (TM0_COROLH) | Campo usado para informar a cor dos olhos do proprietário da ficha. Exemplo: 3 - Castanho. |
Cor Cabelos (TM0_CORCAB) | Campo usado para informar a cor dos cabelos do proprietário da ficha. Exemplo: 2 - Castanho Claro. |
Cor Pele (TM0_CORPEL) | Campo usado para informar a cor da pele do proprietário da ficha. Exemplo: 3 - Pardo. |
Num. Cart. (TM0_NUMCP) | Campo usado para informar o número da carteira profissional do funcionário. Exemplo: 12345678. |
Série Cart. (TM0_SERCP) | Campo usado para informar o número de série da carteira profissional. Exemplo: 12345. |
UF Cart. (TM0_UFCP) | Campo usado para informar a Unidade Federativa da Carteira Profissional do funcionário. Exemplo: SC. |
Estado Civil (TM0_ESTCIV) | Campo usado para informar o estado civil do proprietário da ficha. Exemplo: C. |
CPF (TM0_CPF) |
Campo que apresenta o CPF do proprietário da ficha. Obs.: O conteúdo provindo deste campo é preenchido de acordo com o direcionamento da ficha. Estes podem ser:
|
Tipo Defic. (TM0_TIPDEF) | Campo usado para informar o tipo de deficiência física do proprietário da ficha. Exemplo: 0 - Não é portador de deficiência física. |
Descrição (TM0_DOENCA) | Campo usado para informar a descrição doença do proprietário da ficha, caso haja. Exemplo: Não é portador de doença. |
Biometria (TM0_INDBIO) | Esse campo indica se o funcionário terá cadastro de Biometria. Exemplo: 2 - Não. |
Cota Def. (TM0_CTPCD) | Campo utilizado para informa que o proprietário da ficha preenche a cota de deficientes. Exemplo: 2 - Não. |
Esta função serve como um atalho para abrir a calculadora local do usuário a fim de agilizar os cálculos a serem efetuados.
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Calculadora.
Atalho para apresentar o Spool de impressão com os últimos relatórios gerados.
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Spool.
Permite a impressão do conteúdo informado no cadastro do risco.
Obs.: Essa não está disponível na opção de Incluir.
Permite a rastreabilidade de uma informação, identificando facilmente a sua origem ou destino. Desta forma, é possível navegar de forma intuitiva e visualizar todo relacionamento e integrações entre os ambientes.
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Spool.
Atalho para a utilização do Proxy Mashup.
O que são Mashups: http://tdn.totvs.com/x/1L1gDQ
Como configurar o Proxy Mashup: http://tdn.totvs.com/x/4akpE
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Mashups.
Atalho para acesso à Central de Ajuda (F1).
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Ajuda.
Esta funcionalidade serve como um atalho para a rotina de Tarefas por Funcionário (MDTA090) onde é possível atrelar várias tarefas para aquela ficha médica. Basta selecionar a ficha médica em questão e selecionar quantas tarefas desejar. Conforme imagem abaixo:
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Tarefas.
Conteúdos Relacionados
- Centro de Custo (CTT);
- Cid (TMR);
- Clientes (SA1);
- Departamento (SQB);
- Dependentes (SRB);
- Funcionários (SRA);
- Funções (SRJ);
- UF Cart. (SX5 - 12);
- Estado Civil (SX5 - 33);
- Acidentes de Trabalho (TNC);
- Agenda de Consultas Médicas (TMJ);
- Atendimento de Enfermagem (TL5);
- Atestado ASO (TMY);
- Atestado Médico (TNY);
- Diagnóstico (TMT);
- Doenças do Funcionário (TNA);
- Encaminhamento Especialista (TK7);
- Exames do Funcionário (TM5);
- Funcionários Em Prog. Especiais (TMN);
- Licença Maternidade (TOF);
- Medicamentos Atendimento Enfer. (TY3);
- Medicamentos Utilizados (TM2);
- Questionário Funcionário (TMI);
- Restrições do Funcionário (TMF);
- Resultado Exame Auditivo (TM9);
- Resultado Exame Quantitativo (TM6);
- Resultados Exames x Agente (TN4);
- Tarefas por Candidato (TKD);
- Vacinas do Funcionário (TL9).