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Manual Operacional da customização - Integração SGE x Portal SESI


O manual a seguir visa detalhar a integração de alguns módulos da solução SGE com o Portal SESI Educação, facilitando assim a gestão e acesso aos participantes (alunos, professores, funcionários).


Web Service Consulta SQL

No cadastro de Alunos e Professores do TOTVS Educacional, a customização valida o preenchimento do campo e-mail, tornando esse campo obrigatório ao incluir ou editar um registro, exibindo a mensagem Campo e-mail obrigatório, caso o usuário não preencha o e-mail.


Além da obrigatoriedade do campo e-mail, a customização valida se o e-mail informado no cadastro da pessoa já está associado a outra Pessoa. Se sim, é exibida a seguinte mensagem com os dados de Nome e CPF da pessoa que já está utilizando o e-mail:

“O e-mail informado já está sendo utilizado por:

Nome: Letícia Viana

CPF: 111.111.111-11”


Em ambos os casos, o registro não é salvo.


Pré-Requisitos / Parametrizações

Nenhum.

Descrição do Processo

Parametrização para configurar os dados da integração SGE – Módulo Educacional (Totvs) e Portal SESI Educação (EducarBrasil).

Detalhamento do Processo

No SGE – Módulo Educacional, por meio do menu customização, foi criada uma interface customizada por onde o usuário administrador poderá efetuar a parametrização da integração. 
Esta parametrização é realizada por coligada (SESI – Departamento Regional) e nível de ensino do SGE – Módulo Educacional (Educação Básica) e as informações preenchidas são armazenadas em tabela customizada. 


Os parâmetros estão agrupados em abas/guias. A seguir apresentamos os parâmetros necessários para a integração e seus significados: 


Aba Identificação

  • Integração habilitada: parâmetro que indica se a integração será realizada ou não.

Importante: Esta parametrização é por Nível de Ensino, portanto, a integração deve ser habilitada para todos os níveis de ensino que a customização deve funcionar.


O processo de integração pode estar agendado, mas a integração apenas irá ocorrer se este parâmetro estiver marcado. Tal parâmetro é valido para os registros de Alunos, Responsáveis Acadêmico, Professores, Diretor(es), Secretário(s), Coordenador(es) e Orientador Pedagógico para que seja realizada a integração de usuários para o Portal SESI Educação; 


ATENÇÃO: Esse parâmetro deve estar desmarcado para a execução do processo de carga inicial. Após isso ele deve ser marcado para possibilitar a integração síncrona.

  • Dados de acesso ao webservice disponibilizado pela EducarBrasil:


  • Caminho do WebService: parâmetro onde deve ser informado o endereço de acesso ao webservice de integração disponibilizado pela EducarBrasil;


  • Usuário: parâmetro onde deve ser informado o usuário do Portal SESI Educação (EducarBrasil) para o consumo do webservice;


  • Token: parâmetro do tipo texto que representa uma chave de verificação para o consumo do webservice;


  • Utilizar data referência/corte: parâmetro que representa um indicativo se a integração, na recuperação dos registros, utilizará uma data mínima como referência, isto é, apenas registros incluídos/alterados após tal data serão considerados na integração.


Caso tal parâmetro não seja marcado então todos os registros da entidade serão considerados na integração;

  • Data referência: parâmetro que aceitará apenas valores do tipo data e onde deve ser informado com data de referência (ou de corte) a ser utilizada para recuperação dos registros a serem considerados no processo de integração. Apenas registros incluídos/alterados cuja data seja igual ou posterior a tal data serão processados.


Este parâmetro é habilitado apenas se o parâmetro "Utilizar data referência" estiver marcado.


Caso o parâmetro "Utilizar data referência" estiver marcado então este campo será obrigatório;

  • Data da última execução do processo (data da última integração): As integrações podem ser realizadas por cadastros separadamente, então apresentaremos, apenas para visualização (somente leitura), as datas em que ocorreu a última integração de acordo com o cadastro.


Caso o parâmetro "Integração habilitada" esteja marcado (integração ativa) então os parâmetros "Caminho do WebService", "Usuário" e "Token" são de preenchimento obrigatórios. 



Aba Reconhecimentos de Saberes


Os seguintes parâmetros são utilizados nos processos de alteração de matrícula. Essa parametrização deve ser realizada por nível de ensino.

  • Token para WS: utilizado para uma autenticação que será realizada com um Web Service.


  • Status de reconhecimento de saberes: utilizado para identificar as disciplinas em Reconhecimento de Saberes. Colocar o status de matricula igual a "Reconhecimento de Saberes".


  • Status de competências reconhecidas: utilizado para alterar as disciplinas certificadas no Reconhecimento de Saberes. Colocar o status de matricula igual a "Competência certificada".


  • Motivo de alteração situação de matrícula na competência reconhecida: informar o motivo a ser utilizado ao alterar a situação de matrícula para aprovado automaticamente pelo processo.


  • Status de competência não reconhecidas: utilizado para alterar as disciplinas reprovadas no Reconhecimento de Saberes. Colocar o status de matricula igual a "Pre-Matricula".


  • Motivo de alteração situação de matrícula de competência não reconhecida: informar o motivo a ser utilizado para alterar a situação de matrícula para Pré-Matriculado automaticamente pelo processo.


  • Status de matrícula no período letivo: utilizado para alterar o status da Matrícula no Período Letivo. Colocar o status de matricula igual a "Matriculado".


  • Motivo de alteração de situação de matriculado no período letivo: informar o motivo para alterar a situação de matrícula automaticamente pelo processo.



Aba Cursos/Segmentos 


Um cadastro onde deverá ser relacionado (informado/cadastrado) os cursos do SGE – Módulo Educacional (segmentos de ensino da Educação Básica indicadas no Portal SESI Educação (Educar Brasil)) para os quais somente alunos e professores/disciplinas de tais cursos serão integrados. Junto a informação de cada curso deverá ser sinalizado se o e-mail do aluno (matriculado em tal curso) deverá ser obrigatório e também se alunos menores de 18 (dezoito) anos (matriculado em tal curso) deverão ter um responsável acadêmico informado.



Aba Situações de matrículas 


No Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o status dos registros que poderá ser: Ativo, Inativo ou Excluído. Para a integração de alunos este status será definido de acordo com a situação de matrícula do aluno. Como no SGE – Módulo Educacional as situações de matrículas são a partir de um cadastro (existem situações que não se pode alterar, mas é possível cadastrar novas) então é necessário definir o significado de cada situação de matrícula. 
Em vista disto, neste módulo de parametrização, há um cadastro onde é possível efetuar o mapeamento entre as diversas situações de matrículas do SGE – Módulo Educacional e o que ela representará para o Portal SESI Educação no momento da integração. 

É permitida a seleção da situação de matrícula e do status desta para o Portal SESI Educação podendo marcar uma entre três opções Ativo, Inativo e Excluído. Este mapeamento é realizado para todas as situações de matrícula do SGE – Módulo Educacional.




Observação: Todas as Situações de Matrícula parametrizadas no SGE – Módulo Educacional com permissão de acesso ao Portal SGE Educacional, devem ser configuradas como "Ativo". 


Além dos cadastros da tela de parametrização, será necessário ativar o Campo Complementar  TURMASESIEDUCACAO no cadastro de turmas a ser preenchido via tabela dinâmica TURMASSESI


A criação do campo complementar e tabela dinâmica é realizada através de script disponibilizado no pacote de instalação.


Campo complementar de Turma:


Nome da Coluna: TURMASESIEDUCACAO


Esse campo complementar deve fazer uso de uma tabela dinâmica: 


Os itens dessa tabela dinâmica devem ser cadastrados conforme regra do cliente de acordo com o documento disponibilizado pela EducarBrasil. 



Este campo deve estar disponível para visualização na turma e deve ser preenchido de acordo com a turma que será identificada pelo professor para publicação de material.



No caso da unidade que possuir o sistema de Gestão de Oficinas – SGO, este campo estará disponível para visualização no anexo "Turma SESI Educação" do cadastro de Salas do Oficina e deve ser preenchido de acordo com a turma que será identificada pelo professor para publicação de material.


Pré-Requisitos / Parametrizações

O SGE – Módulo Educacional possui valores para as suas tabelas, campos, cadastros, tipos que não condizem com os valores atuais cadastrados no Portal SESI Educação. Como estamos tratando de uma integração é necessário efetuar a troca por valores equivalentes aos do Portal SESI Educação, antes de acionar o serviço que efetiva a integração. 
Em vista desta situação, foi criada uma funcionalidade que permite o mapeamento e equivalência dos valores do SGE – Módulo Educacional para os valores utilizados pelo Portal SESI Educação. A funcionalidade 

'Cadastro de DE/PARA' foi disponibilizada como um cadastro (ao invés de fixo, hardcore) de maneira a permitir que eventuais novos valores possam ser mapeados (criar o relacionamento, equivalência entre os sistemas) e/ou alterados sem a necessidade de novas codificações. 
No SGE – Módulo Educacional, menu customização, disponibilizaremos o Cadastro DE/PARA e neste, o usuário (usualmente o administrador do sistema/integração) irá selecionar o registro (SGE – Módulo Educacional) a que se refere e informar o valor equivalente no sistema destino (Portal SESI Educação).

Detalhamento do Processo


Acesse o SGE – Módulo Educacional, através do menu "Customização / DE/PARA da integração". É exibida uma tela de visão com as opções de inclusão, exclusão e edição.



Através desse módulo é possível realizar o cadastro de De/PARA. Ao incluir um novo registro é exibida uma tela contendo os três campos para identificação.


.


Deve ser selecionado o tipo de Entidade (Cadastro), que pode ser: Curso/Segmento, Disciplina ou Habilitação/Série.

  • Curso/Segmento: são exibidos no campo "Valor do SGE – Módulo Educacional" os cursos disponíveis;
  • Disciplina: são exibidos no campo "Valor do SGE – Módulo Educacional" as disciplinas disponíveis;
  • Habilitação/Série: são exibidos no campo "Valor do SGE – Módulo Educacional" as habilitações disponíveis.
  • Área - Grupo de Complemento: são exibidos no campo "Valor do SGE – Módulo Educacional" aos grupos de complemento disponíveis.


No campo "Valor no Portal SESI Educação" deve ser informado o valor a ser enviado quando for executada a integração. 
Exemplo:
No SGE – Módulo Educacional o Nome da Habilitação é "Ferramentas da Qualidade", porém esse código não é válido para o Portal SESI. Neste caso deve informado um valor válido conforme manual do WebService de Integração disponibilizado pela equipe do EducarBrasil. 
Conforme manual de Integração do WebService os valores válidos são:
Para Segmento:

Imagem ilustrativa: Os valores corretos devem ser verificados no manual da EducarBrasil


Então um De/Para é cadastrado:

Para Habilitação/Série:

Imagem ilustrativa: Os valores corretos devem ser verificados no manual da EducarBrasil


ATENÇÃO: O cadastro dos códigos digitáveis devem ser digitados exatamente iguais aos códigos das tabelas de códigos válidos, considerando assim maiúsculas/minúsculas e caracteres especiais.


Então um De/Para é cadastrado:


Para Disciplinas:

Imagem ilustrativa: Os valores corretos devem ser verificados no manual da EducarBrasil

Importante: Para as disciplinas de EJA Pro e Nova EJA e Novo Ensino Médio o cadastro de De-Para deve ser realizado para entidade "Área - Grupo de Complemento" como informado pela tabela do Educar Brasil.

Importante: O valor do código para as disciplinas de Educação Continuada será sempre o mesmo.



Então um De/Para é cadastrado:



Para Área - Grupo de Complemento: 

Imagem ilustrativa: Os valores corretos devem ser verificados no manual da EducarBrasil



Então um De/Para é Cadastrado:

Pré-Requisitos / Parametrizações


Realizar a parametrização da Integração e parametrização do De/Para CursosHabilitações e Disciplinas
Para envio dos dados do aluno os campos abaixo são de preenchimento obrigatório:

Campo

Localização

Regional

Cadastro de Coligada: GCOLIGADA.ESTADO

Código Integrador

Cadastro de Filial / Dados para o MEC: SFILIALMEC.CODINEPESCOLA

Nome

PPESSOA.NOME - Caso o PPESSOA.NOMESOCIAL esteja preenchido ele substitui o nome juntando com o sobrenome da pessoa (PPESSOA.SOBRENOME)

CPF

PPESSOA.CPF

Sexo

PPESSOA.SEXO

Nascimento

PPESSOA.DTNASCIMENTO

Turno

Matriz Aplicada (SHABILITACAOFILIAL.CODTURNO)

Segmento

De/Para de Segmento (de/para com o campo CODCURSO da Matriz Aplicada SHABILITACAOFILIAL)

Série

De/Para de Série (Habilitação) (de/para com o campo CODHABILITACAO da Matriz)

Turma

Turma da Matrícula no período letivo (SMATRICPL.CODTURMA => STURMACOMPL.TURMASESIEDUCACAO)

Senha

Obrigatória na inclusão

Status

Parâmetros de situação de matrícula

Responsável,campos:
Nome
Email
Código Externo
Senha

Caso o aluno seja menor de 18 anos e o segmento exija deve ser enviado.
SALUNO.CODPESSOARACA => PPESSOA.NOME
SALUNO.CODPESSOARACA => PPESSOA.EMAIL
SALUNO.CODPESSOARACA => PPESSOA.SENHA
Obrigatória na inclusão

A prioridade de envio do código da turma para o Portal SESI sempre é o campo complementar “Turma Sesi Educação”. Apenas quando ele não está preenchido a customização envia o Código da Turma (SMATRICPL.CODTURMA).

Descrição do Processo


Funcionalidade no Job de integração para realizar a exportação de Alunos.

Detalhamento do Processo


A exportação de alunos possui a particularidade de exportar não apenas os dados básicos dos alunos, mas também outros dados, como curso (nível de ensino, segmento), turma, turno, série/habilitação (série) – e dados sobre seus responsáveis acadêmicos que estão vinculados ao cadastro do aluno.


Para que todos os dados possam ser integrados corretamente, é preciso realizar a parametrização do De/Para para cada um dos Cursos/SegmentosDisciplinas e Séries/Habilitações, além de preencher em cada turma o campo complementar, conforme detalhado abaixo:


Alteração na Integração de Aluno – Integrar somente Matrículas sem Resultado Final e de Períodos Letivos não encerrados

A integração de Aluno envia somente alunos com Matrículas (SMATRICPL) que ainda não possuem o Resultado Final (SMATRICPL.CODSTATUSRES) preenchido e que pertecam a Período Letivo (SPLETIVO) que não estão encerrados, desconsiderando os demais.


Premissas para o valor da turma do aluno a ser integrada 


O valor da turma a ser integrado do SGE – Módulo Educacional para o Portal SESI Educação é dado através do uso de tabela dinâmica X campo complementar na turma então é necessário a criação de uma tabela dinâmica que conterá os identificadores de turmas e um campo complementar na turma para indicar qual o valor a ser enviado à integração. 

Importante: Para que o aluno seja exportado o mesmo deve ter um usuário cadastrado no SGE.


Importante: Ao instalar a customização no ambiente de produção é necessário executar o processo de geração de usuário selecionando todos os alunos para que os mesmos realizem a troca de senhas ao fazer login no sistema.

Pré-Requisitos / Parametrizações

Realizar parametrização da Integração e Parametrização De/Para Cursos e Disciplinas.

Descrição do Processo

Funcionalidade no Job de integração para realizar a exportação de Professores. 

Para envio dos dados do professor os campos abaixo são de preenchimento obrigatório:


Campo

Localização

Regional

Cadastro de Coligada: GCOLIGADA.ESTADO

Código Integrador

Cadastro de Filial / Dados Adicionais: DFILIAL.CAMPOLIVRE1

Nome

PPESSOA.NOME

Código Externo

PPESSOA.CODUSUARIO

Sexo

PPESSOA.SEXO

Nascimento

PPESSOA.DTNASCIMENTO

Email

PPESSOA.EMAIL

CPF

PPESSOA.CPF

Senha

Obrigatória na inclusão


Detalhamento do Processo


A integração (ou exportação) de professores tem como base os registros de professores geridos pelo cadastro de professor "SGE – Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Aluno e Professor | Professores" mantidos nas tabelas SPROFESSOR/PPESSOA (dados do professor e dados pessoais do professor) e, como é necessário exportar as disciplinas dos professores, um relacionamento é realizado através da funcionalidade "Turmas/Disciplinas do professor" (SGE – Módulo Educacional | Ofertas | Turmas/Disciplinas | <anexo> Professores) para recuperar suas disciplinas. Somente são expotados Professores cujas as Turmas pertencam a Períodos Letivos não encerrados.


Para a exportação ser efetivada é preciso realizar a parametrização da tabela De/Para, parametrizando obrigatoriamente os Cursos e Disciplinas vinculados ao cadastro dos professores.


Os campos obrigatórios, parametrizações de/para e e-mail serão validados e, se estiverem corretos, serão enviados para o Portal EducarBrasil, e seu retorno é gravado na tabela de Log.


Caso ocorra algum erro durante a integração, este será gravado em log. Após alteração do registro do professor, para realizar nova integração deverá ser selecionado o log referente ao professor e executado o processo de reenvio de erro.


Importante: Para que o professor seja exportado o mesmo deve ter um usuário cadastrado no SGE e estar dando aula em alguma Turma/Disciplina que tenha sido informado no cadastro De/Para para disciplinas.

Pré-Requisitos / Parametrizações


Realizar a parametrização da Integração.

Dscrição do Processo


Funcionalidade no Job de integração para realizar a exportação de Funcionários. 

Para envio dos dados do funcionário os campos abaixo são de preenchimento obrigatório:


Campo

Localização

Regional

Cadastro de Coligada: GCOLIGADA.ESTADO

Inep

Cadastro de Filial / Dados para o MEC: SINSTITUICAOMEC.CODINEPINSTITUICAO

Nome

PPESSOA.NOME

Código Externo

PPESSOA.CODUSUARIO

Sexo

PPESSOA.SEXO

Nascimento

PPESSOA.DTNASCIMENTO

Email

PPESSOA.EMAIL

CPF

PPESSOA.CPF

Senha

Obrigatória na inclusão

Detalhamento do Processo


O termo 'funcionários' se refere às pessoas designadas a determinadas funções no SGE – Módulo Educacional (secretários escolares, coordenadores, diretores escolares, entre outros). Tais registros de 'funcionários' do SGE – Módulo Educacional são pessoas (PPESSOA) associados às funções através das funcionalidades 'Filial | Dados Educacionais | <anexo> Diretores por Filial e 'SGE – Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Matrizes curriculares | <anexo> Matriz aplicada | <anexo> Comissão Coordenadora'. 


Importante: Para que os "Funcionários" seja exportado o mesmo deve ter um usuário vinculado ao seu cadastro de pessoa no SGE. 



A localização de Diretores e secretários serão localizados com base nos dados cadastrados no SGE - Módulo Fiscal | Filiais | Dados Educacionais | Diretores por Filial. Neste módulo são cadastrados os diretores e secretários.



Os campos obrigatórios, parametrizações e e-mail são validados e, se estiverem corretos, são o enviados para o Portal EducarBrasil, e seu retorno será gravado na tabela de Log.

Pré-Requisitos / Parametrizações

Parametrização da Integração e Parametrização De/Para.

Descrição do Processo

Processo para realizar o reenvio de erros ocorridos na integração.

Detalhamento do Processo


O Registro dos usuários são criados apenas no SGE e ao realizar uma alteração nos dados eles são enviados ao Portal SESI Educação, no modelo síncrono, afim de manter os dados dos dois sistemas sincronizados.


A funcionalidade é acionada no SGE a partir da alteração dos dados do usuário no cadastro de Usuários, no "Trocar Senha" da aba ambiente e no trocar senha por meio do Portal SGE. A customização intercepta a alteração, verifica a entidade que pertence o registro e  realiza o processo de integração das informações. Ao final, um Log é inserido na tabela customizada informando o status da operação.


Observação: Caso ocorra um erro durante a integração, um registro é inserido no Log e o cadastro/alteração de senha do RM ocorre normalmente, sem que qualquer mensagem de erro seja exibida.

Pré-Requisitos / Parametrizações


Realizar a parametrização da Integração.

Descrição do Processo


Processo customizado que realiza a exportação de determinados registros para o Portal SESI Educação.

Detalhamento do Processo


Foi criado um processo customizado no SGE – Módulo Educacional para realizar a integração entre o SGE e o Portal SESI Educação. O processo pode ser acionado via menu ou agendado para executar com periodicidade definida.


A interface do processo contém a lista das possíveis entidades a serem integradas dispostas em controles que permitam ao usuário selecionar/marcar quais registros deseja processar/integrar na execução do processo. São elas:

Conforme imagem abaixo:


Uma visão customizada foi criada para que seja possível verificar os dados enviados/recebidos durante as integrações realizadas nos requisitos posteriores.


Para cada registro exportado, foi criado um Log nessa tabela contendo os parâmetros utilizados, a entidade integrada, os dados enviados, o status (Erro ou Sucesso) e a mensagem de erro caso ocorra algum durante a exportação.





Formulário para consulta dos dados do Log de cada registro.


Observação: Todos os dados sãs apenas para visualização, não sendo possível a adição, edição ou exclusão de registros do Log através dessa interface.


O log é apresentado ao usuário logado com base no seu acesso a filiais , assim o mesmo só terá acesso aos logs das filiais em que tiver acesso.

Pré-Requisitos / Parametrizações


Parametrização da Integração e Parametrização De/Para.

Descrição do Processo


Processo para realizar o reenvio de erros ocorridos na integração.

Detalhamento do Processo


Durante a exportação dos dados do SGE para o Portal SESI Educação, podem ocorrer erros de validações, por exemplo, impedindo o registro de ser integrado corretamente. Por esse motivo, toda a tentativa de exportação é salva no log customizado para posterior conferência/reenvio.


Os registros que foram exportados e geraram erros podem ser reprocessados através do mesmo processo de integração utilizado para integrar as demais entidades. Tal processamento é disparado através do processo de integração ao se marcar a opção 'Reenvio de dados' e acionar a execução do processo (imediato ou agendamento). Outra forma é selecionar o(s) registro(s) individualmente na tela customizada de Log e executar o processo customizado que foi adicionado a ela.


Uma nova tentativa de envio é realizada, passando por todos os procedimentos e validações detalhados nos requisitos anteriores. Ao final, os registros da tabela de Log serão atualizados com o novo status e parâmetros enviados/recebidos.

Pré-Requisitos / Parametrizações


Nenhum.

Descrição do Processo


WebService customizado para realizar a integração dos Usuários.

Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido um webservice customizado para realização de alteração de e-mail e senha dos usuários, recebendo como parâmetro o código do usuário, a nova senha e e-mail. O método está disponível para visualização no swagger.

Observação: a senha deverá ser informada na codificação Base64, conforme exemplos abaixo:


URL com os parâmetros adicionados: http://localhost:8080/rm/api/TOTVSCustomizacao/Usuario/SincronizarUsuario?codUsuario=lucianom&novaSenha=dG90dnM%3D&[email protected]

Envio da requisição via Postman:


O Método HTTP utilizado é o PUT. Quando a sincronização de usuário for realizada com sucesso, o campo "Sucess" será retornado como "true", e quando ocorrer um erro, será retornado como "false", e o campo "Message" irá detalhar o erro ocorrido, conforme no exemplo abaixo:

A Autenticação a ser utilizada é Basic utilizando usuário e senha do RM com devidas permissões para realização das ações:


Tabela com códigos de erros do WebService

Token Inválido

01

Usuário não encontrado

02

E-mail inválido

03

Inconsistências DataServer RM

04

Erro desconhecido

05

Erro ao conectar no RM

06

Pré-Requisitos / Parametrizações


Nenhum.

Descrição do Processo


Auto Login no Portal SGE de forma transparente aos usuários.

Detalhamento do Processo


Para que a transição do Portal SESI Educação para o Portal SGE ocorra de maneira transparente, é preciso que um recurso de auto login esteja disponível, conforme detalhado abaixo:


O serviço de auto-login (ou login automático) no Portal SGE se baseia no usuário/senha fornecidos para o serviço customizado. Para que funcione plenamente é necessário que tais informações do Portal SESI Educação existam e sejam os mesmos no SGE (premissa garantida através das integrações previstas neste projeto).


Para fazer uso deste recurso é necessário que o link a ser disponibilizado no Portal SESI Educação faça uma requisição do tipo POST para o endereço que provê tal serviço. Nessa requisição é necessário fornecer os dados de usuário, senha e 'alias' de banco de dados (definido por cada regional) onde tais dados serão fornecidos ao serviço como propriedades pré-determinadas – user, pass e 'alias' – pois serão através destes que o serviço recuperará os respectivos valores.


Segue abaixo exemplo de formulário enviando uma requisição HTTP POST para realizar o login no antigo Portal SGE:


<form action="http://localhost/corpore.net/login.aspx?AutoLoginType=ExternalLogin" method="post">
<input type=hidden name="user" value="mestre" />
<input type=hidden name="pass" value="totvs " />
<input type=hidden name="alias" value="CorporeRM" /> 
<input type=submit value="Fazer o Login agora" />
</form>


No arquivo Web.config do Portal SGE a tag "AfterLogoutPage" deve receber o link que direcione para o Portal SESI Educação. Exemplo: 
<add key="AfterLogoutPage" value="http://www.sesieducacao.com.br" />


Essa opção fara com que ao deslogar do Portal SGE o usuário seja direcionado à página inicial do Portal SESI Educação.


Segue abaixo exemplo de formulário enviando uma requisição HTTP POST para realizar o login no novo Portal SGE:


<form name="controller.formLogin" method="POST" action="http://localhost/Corpore.net/Source/EDU-EDUCACIONAL/Public/EduPortalAlunoLogin.aspx?AutoLoginType=ExternalLogin">
<input type="hidden" name="User" value="mestre"/>
<input type="hidden" name="Pass" value="totvs"/>
<input type="hidden" name="Alias" value="CorporeRM"/>

<input type="submit" value="Fazer o Login agora"/>
</form>

Pré-Requisitos / Parametrizações


Realizar a parametrização da Integração.

Descrição do Processo


Foram desenvolvidos entrypoints que serão executados durante alteração de cadastro de aluno e de matrícula, para exportação dos registros para o Portal SESI Educação. Serão exportados dados de professores e funcionários nos momentos de alterações cadastrais ou associação do professor à turma, do funcionário à comissão coordenadora ou direção da filial.

Detalhamento do Processo


Quando o usuário executar algum dos processos abaixo, o processo de integração será executado de forma síncrona, para o(s) registro(s) selecionado(s).


  • Currículo e Oferta | Aluno | <processo> Matricular aluno;
  • Currículo e Oferta | Aluno | <anexo> Matriculas no Período letivo | <processo> Alterar situação de matrícula;
  • Currículo e Oferta | Aluno | <anexo> Matriculas no Período letivo | <processo> Matricular aluno nas disciplinas;
  • Currículo e Oferta | Aluno | <anexo> Matriculas isolada | <processo> > Alterar situação de matrícula;
  • Matrícula e Avaliação | Matrículas | <anexo> Matrículas em disciplinas | <processo> Alterar situação de matrícula;
  • Matrícula e Avaliação | Matrículas | <anexo> Matrículas em turma mista | <processo> Alterar situação de matrícula;
  • Matrícula e Avaliação | Matrícula | Matrículas | <processo> Alterar situação de matrícula;
  • Matrícula e Avaliação | Matrícula | Matrículas | <processo> Matricular aluno nas disciplinas;
  • Matrícula e Avaliação | Matrícula | Matrículas | <processo> Confirmação de matrícula por pagamento;
  • Matrícula e Avaliação | Matrícula | Matrícula isolada | <processo> Alterar situação de matrícula;
  • Matrícula e Avaliação | Matrícula | <processo> Rematrícula;
  • Matrícula e Avaliação | Matrícula | Mais | <processo> Confirmação de matrícula por pagamento;
  • Matrícula e Avaliação | Matrícula | Mais | <processo> Matricula de disciplinas em lote;
  • Matrícula on-line;
  • Cadastro de pessoas;
  • Cadastro do aluno;
  • Cadastro de matrículas;
  • Estrutura Curricula | Matriz Curricular | Matriz Aplicada | Comissão Coordenadora;
  • Cadastro de Filial | Dados Educacionais | Diretores por Filial;
  • Curriculo e Oferta | Professores;
  • Curriculo e Oferta | Oferta | Turma Disciplina | Professores.


Serão integrados apenas os registros cujo curso/segmento, do contexto do processo e/ou do aluno que se está alterando, seja um dos parametrizados para a integração e apenas os registros cuja situação de matrícula, do contexto do processo e/ou do aluno que se está alterando, seja um dos parametrizados em "situações de matrícula" para a integração.


As rotinas de envio, antes de acionar as rotinas de integração, conterão tratamentos de validação do campo e-mail e responsável acadêmico:

  • A obrigatoriedade de preenchimento do campo e-mail deverá respeitar a parametrização realizada observando o curso/segmento do aluno que se está processando (exemplos: curso onde o aluno está se matriculando/confirmando matrícula, ou quando alteração do cadastro de aluno, o curso onde está matriculado);


  • Obrigatoriedade de responsável acadêmico para menores de 18 anos de acordo com a parametrização por curso/segmento relativo ao curso/segmento do contexto de execução do processo e/ou do curso/segmento relativo ao aluno que se está alterando.


Após as consistências mencionadas acima, as rotinas do plug-in se encarregarão de identificar a chave primária dos registros que estão sendo processados/alterados (no caso de processos pode ser mais de um aluno ao mesmo tempo) e acionar as rotinas de integração fornecendo a estas tais chaves primárias.


As regras da integração de alunos (recuperação de valores, mapeamento de campos, validações, etc.) são as mesmas detalhadas na integração de alunos. Neste caso elas receberão as chaves primárias dos alunos e a recuperação dos dados e integração ocorrerá apenas para os alunos representados por estas chaves. A integração com o Portal SESI Educação ocorrerá e seus retornos  de(sucesso ou falha).


Após o processamento das integrações, com o retorno em mãos, é avaliado os status de retorno para cada registro (aluno) e montará uma mensagem a ser gravada na tabela de LOG com as informações de aluno, status da integração e, em caso de erros, a mensagem de erro.


Caso ocorra algum erro na integração o processo nativo não será interrompido, porém o erro da integração constará em log, nesse caso não será realizada a integração do SGE com o Portal SESI Educação.


Para exportação dos dados Funcionários e Professores, serão exportados apenas os cadastros que possuírem usuário associado e que atendam as regras de validação de campos obrigatórios.

Pré-Requisitos / Parametrizações


O código das competências (disciplinas) enviadas pelo Web Service deverão corresponder ao código das disciplinas cadastradas no SGE. Este cadastro é feito manualmente pelos usuários que devem ter atenção para que os dados sejam registrados igualmente entre os sistemas. Além disso, é necessário que o aluno esteja com apenas uma Matrícula no Período Letivo com situação de matrícula igual a "Reconhecimento de Saberes". As disciplinas FIC e quaisquer outras que estejam cadastradas com status "Matriculado" não são modificadas.


Só serão alteradas as informações caso o aluno possua matrícula referente a disciplina, caso contrário não será feita nenhuma alteração e nem gravará nada no log.

Descrição do Processo


O Portal SESI aciona um método customizado capaz de receber dados sobre do aluno e as disciplinas que o aluno já cursou. No momento que o Web Service for acionado a customização identifica para o código do usuário enviado a Matrícula do Período Letivo do aluno com status Reconhecimento de Saberes. O status Reconhecimento de Saberes é determinado pela informação contida no campo Status de Reconhecimento de Saberes dos parâmetros customizados.


Em seguida, para cada código de Competência (Disciplina) enviada a customização realizar a alteração do status de matrícula de acordo com a parametrização definida pelo Regional.


Caso ocorra erro na modificação do status de qualquer competência (disciplina) de um Aluno a customização não conclui a alteração do status para todas as demais competências (disciplinas) do Aluno, bem como também não altera a situação de matrícula no período letivo. 
OBSERVAÇÃO: Detalhes técnicos para o correto funcionamento do Web Service podem ser consultados no documento "Manual de Customização RM - WEB API - FS007972".

Detalhamento do Processo


O Web Service será acionado pelo Portal SESI para alterar o status das matrículas em disciplinas e matrículas no período letivo para alunos com o status "Reconhecimento de Saberes". Para identificar a Matrícula do Período Letivo do aluno a ser alterada, o processo busca as matriculas em disciplinas com status Reconhecimento de Saberes (parametrizado no Req. 01), ou seja, verifica em qual Matrícula do Período Letivo existe uma competência (disciplina) que esteja com status de Reconhecimento de Saberes.


Os dados trafegados são:

  • Código do Usuário;
  • Lista de Competências (disciplinas) informando 0 ou 1 para cada uma delas, sendo que se enviado igual a 1, o status da competência (disciplina) será alterado de acordo com o que foi parametrizado no campo "Status de Competências reconhecidas" na aba Reconhecimento de saberes dos parâmetros customizados. Se enviado igual a 0, o status da competência (disciplina) será alterado de acordo com o que foi parametrizado no campo "Status de Competências não reconhecidas" na aba Reconhecimento de saberes dos parâmetros customizados.

Ao término do processo de importação dos dados via Web Service a situação de Matrícula no Período Letivo será alterada de Reconhecimento de Saberes para Matriculado de acordo com o que foi definido no campo "Status de Matriculado" dos parâmetros automaticamente. 
Para cada disciplina, deverá ser informado um status correspondente a 1 ou 0.

0 = Competência não reconhecida;
1 = Competência reconhecida.


Exemplo: 
Código de Usuário: 012.345.678
Lista de Competências (disciplinas):

Código

Status

MAT-C1

1

MAT-C2

0

MAT-C3

1

MAT-C4

1

CNT-C1

0

CHT-C1

1



Parametros Customizados - Aba Reconhecimento de saberes 
Caso seja executado o processo para o aluno acima e ele esteja matriculado em todas as disciplinas enviadas pelo Web Service, ele ficará com as seguintes situações de matrícula nas disciplinas, considerando as parametrizações do exemplo:

  • MAT-C1: Competência Certificada
  • MAT-C2: Pré-Matriculado
  • MAT-C3: Competência Certificada
  • MAT-C4: Competência Certificada
  • CNT-C1: Pré-Matriculado
  • CHT-C1: Competência Certificada


O log do processo pode ser consultado na tabela ZLOGRECSABERPORTAL.

Pré-Requisitos / Parametrizações


Nenhum.

Descrição do Processo


Foi desenvolvido um webservice com a finalidade da troca de senha dos usuários.

Detalhamento do Processo


Foi desenvolvido um webservice customizado que realizará a troca de senha dos usuários, recebendo como parâmetro o código do usuário e a nova senha. O método está disponível para visualização no swagger.

Observação: a senha deverá ser informada na codificação Base64, conforme exemplos abaixo:


URL com os parâmetros adicionados: http://localhost:8080/rm/api/TOTVSCustomizacao/Usuario/SincronizarSenhaUsuario?codUsuario=lucianom&novaSenha=dG90dnM%3D


Envio da requisição via Postman:


O Método HTTP utilizado é o PUT. Quando a alteração de senha for realizada com sucesso, o campo "Sucess" será retornado como "true", e quando ocorrer um erro, será retornado como "false", e o campo "Message" irá detalhar o erro ocorrido, conforme no exemplo abaixo:



Manual disponibilizado pela equipe da Educar Brasil com a relação dos dados a serem configurados para realização do de-para entre o SGE e o Portal SESI.


IMPORTANTE: O regional deverá confirmar com a equipe da Educar Brasil se não houve alguma mudança/ atualização nas informações disponibilizadas no manual.



MANUAL_WEBSERVICE_SESI_SGE_2019_1_5.pdf