É uma funcionalidade que permite ao usuário a partir de índices apresentados avaliar os resultados atingidos do projeto comparando a quantidade de capital investida.

Existem características essências do Projeto que são essenciais para utilizar o recurso:

1-    Deve-se ter um plano de Projeto que identifica o trabalho a ser cumprido,
2-    Uma avaliação do trabalho planejado (Valor Planejado – VP)
3-    Regras de ganho pré-definidas para quantificar o trabalho executado (Valor Agregado – VA).

Versões de Avaliação do Valor Agregado:
No Cadastro das Versões, o usuário apenas informa a Descrição. A partir daí poderá calcular e visualizar os Índices na data do cálculo. A idéia  de se cadastrar varias versões é possibilitar ao usuário, à medida que for necessário, manter um histórico acompanhando o segmento do Projeto.

Ao Visualizar os Índices, serão exibidos:

COTA - Custo Orçado do Trabalho Agendado - Valor Planejado (VP)

É definido através do valor que indica a parcela do orçamento que deveria ser gasta, considerando o custo de linha da base da atividade. Ele é proveniente do Custo de cada atividade e conseqüentemente do custo do Projeto.

CRTR - Custo Real do Trabalho Realizado - Custo Real (CR)

Demonstra os custos reais decorrentes do trabalho já realizado em uma atividade, até a data de referência, ou data atual do projeto. Custo Real verifica o quanto já foi gasto no projeto.

COTR - Custo Orçado do Trabalho Realizado - Valor Agregado (VA)

É definido através do valor que indica a parcela do custo que deveria ser utilizada, considerando-se o trabalho realizado até o momento e o custo (linha de base) da atividade. O COTR/BCWP também é denominado Valor acumulado ou Valor Agregado.

VC - Variação de Custo

É obtido através da diferença entre o Custo Previsto (VP) para atingir o nível atual de conclusão (VA) e o Custo Real (CR), até a data de referência. 

VP - Variação de Progresso

Com a Variação de Progresso é possível verificar atrasos ou adiantamento do projeto por período.

IDC - Índice de Desempenho de Custo

Com o índice de desempenho de custo vamos identificar se o custo utilizado no projeto está de acordo com o valor agregado. O IDC mostra a taxa de conversão de Custo Real em Valor Agregado.

IDP - Índice de Desempenho de Prazos

Com o índice de desempenho de prazos vamos identificar se a velocidade em que o projeto gera valor agregado está acima ou abaixo da prevista originalmente. O IDP mostra a taxa de conversão de valor previsto em valor agregado.

ENT - Estimativa no Término

Uma ENT é uma previsão do valor total mais provável baseada no desempenho do projeto e na quantificação do risco. A ENT é o valor final total projetado ou antecipado de uma atividade do cronograma, um componente da EAP ou um projeto quando o trabalho definido do projeto é terminado.

ENT - Utilizando o IDC

ENT usando IDC. A ENT é igual aos custos reais até a data atual (CR) mais o orçamento necessário para terminar o trabalho do projeto restante, que é o OAT menos o VA, modificado por um fator de desempenho (freqüentemente o IDC). Esta abordagem é mais freqüentemente usada quando as variações atuais são consideradas típicas de variações futuras.

Baseada em Variações Típicas - EPT1

EPT baseada em variações típicas: Esta abordagem é mais freqüentemente usada quando as variações atuais são consideradas típicas de variações futuras. A EPT é igual ao OAT menos o VA cumulativo (o VP restante) dividido pelo índice de desempenho de custos cumulativo (IDC). 

Baseada em Variações Atípicas - EPT

EPT baseada em variações atípicas: Esta abordagem é mais freqüentemente usada quando as variações atuais são consideradas atípicas e as expectativas da equipe de gerenciamento de projetos são de que variações semelhantes não irão ocorrer no futuro. A EPT é igual ao OAT menos o valor agregado cumulativo até a data atual (VA).

OAT é utilizado apenas no cálculo para compor os demais índices. Representa o valor total planejado pra o projeto. É o orçamento final do projeto ou custo da linha de base (custo total das atividades e do Projeto).


Origem do valor planejado


Procedimentos para configuração

1- É necessário configurar a origem dos dados do relatório nos parâmetros do projeto .Atualmente o relatório de Analise de valor Agregado permite que os dados sejam extraídos por origem padrão ou através de fórmula.

a- Atualmente o cronograma planejado é considerado no cálculo do valor planejado, mas é considerado como ideal para obtenção dos dados a partir da linha base. Por isso visando disponibilizar o correto calculo, mas também permitir que os usuários utilizem o cronograma planejado caso desejem, será criado o parâmetro "utilizar linha base como valor planejado (COTA)", que será considerado como default.

Origem do Custo Real

b- Atualmente o custo real é obtido a partir do cronograma medido , sendo considerado como ideal a obtenção a partir do valor apropriado. O cálculo padrão será alterado para obter o CR a partir do valor apropriado.

2- Habilitar o parâmetro "Obter valor da linha base a partir do valor apropriado para períodos fechados anteriores". Este parâmetro informa para o processo de cópia de linha base que para os períodos anteriores com o cronograma previsto travado (considerado como já realizados ) deve -se copiar o valor do cronograma apropriado para o valor da linha base.




COTA| VP

COTR| VA

CRTR| CR

Modelo Antigo

Valor do Cronograma Planejado

Valor do Cronograma Realizado

Valor do Cronograma Medido

Novo Modelo - Utilizando Cronograma Planejado

Valor do Cronograma Planejado

Valor do Cronograma Realizado

Valor Apropriado

Novo Modelo - Utilizando Linha Base

Valor da Linha Base

Valor Agregado considerando custo unitário da linha base * 

Valor Apropriado

* O cálculo obterá o valor agregado a partir da quantidade realizada e o valor unitário da Linha Base, conforme a seguinte fórmula:

COTR (VA) = Quantidade Realizada (Cronograma Realizado) * (Valor da Linha Base / Quantidade da Linha Base).
O cálculo do COTR deve ser realizado a cada período para que os valores estejam corretos.
Exemplo:
Tarefa 1 no Período 1 => 5,00 * (60,00 / 4,00) = 75,00
Tarefa 1 no Período 2 => 5,00 * (40,00 / 6,00) = 33,33
TOTAL = SOMA dos 2 Períodos => 108,33

Obs.: Caso não haja Linha Base no período será considerada a seguinte lógica de precedência:
Caso haja Linha Base no período será obtido o valor do mesmo.

Procedimento para utilização

Após a correta parametrização e planejamento da forma a qual o cliente efetuará o acompanhamento do projeto com Analise de Valor Agregado , o mesmo deve seguir os passos abaixo para geração do relatório.
1- Criação do registro para cálculo do relatório.
2- Processar cálculo do relatório. (Dave -se marcar a opção de cálculo por centro de custo e informar o período de referência que será considerado como período atual.
3- Visualizar relatório   

 Como Fazer



Calcular Índices