Para gerar a remessa é necessário que o usuário tenha permissão de acesso ao Segmento Integração. É necessário também que o layout do relatório esteja disponível no segmento Integração/Gerador de Saídas. Este layout deverá ser informado como default no cadastro do Convênio, aba Remessa Bancária, para a Cobrança Eletrônica e/ou para Cobrança Eletrônica PIX.
A geração do arquivo de remessa de Cobrança Eletrônica e/ou Cobrança Eletrônica PIX será pelo menu de Contas a Pagar / Receber / Boletos. Inicialmente será necessário criar um filtro para selecionar os Boletos de Cobrança e em seguida selecionar os boletos que deverão ser remetidos.

Dados da Remessa Cobrança Eletrônica

O cadastro da remessa poderá ser feito através do menu Movimentação Bancária / Integração Bancária/ Remessa Bancária ou durante o processo de remessa. Se o arquivo de remessa for gerado no padrão CNAB240, ativando esta opção, serão abertas novas pastas para Dados Adicionais e Mensagens.
É necessário também informar um diretório onde será salvo o arquivo de remessa.
Após a remessa, os campos STATUS.CNAB dos Lançamentos e o Status da Remessa e/ou Status da Remessa PIX do Boleto serão atualizados para "Remetido".

Cancelamento de Remessa

O cancelamento da remessa de Cobrança e Débito automático é processado pela visão de Boletos. Após o cancelamento da remessa, o código de barras do Boleto/Lançamentos será mantido. Se for necessário inserir novos lançamentos ao Boleto, cancele o boleto anterior que tem o código de barras e gere novo Boleto e respectivo código de Barras.

Após o cancelamento da remessa de Cobrança PIX, será apagado o QR Code, o Link e atualizado o Status da Remessa do PIX do boleto.