A parte B do LALUR foi implementada na Gestão Fiscal a partir do Plano de Contas Paralelo do TOTVS Gestão Contábil, onde serão registradas todas as movimento da conta. Deve ser criado na TOTVS Gestão Fiscal um plano de Contas Paralelo contendo todas as contas que serão controladas na Parte B.
O cadastro das Contas do LALUR Parte B pode ser acessado através do menu Obrigações Principais | LALUR Parte B | Contas.
O novo cadastro, onde serão controlados os saldos, deve ter os seguintes campos:
Código (obrigatório) - Serão apresentadas todas as contas do Plano de Contas Paralelo parametrizado para a Parte B de último nível (analítica).
Descrição - Informe a descrição da Conta Paralela
Natureza - Quando a conta for da natureza do tipo débito os valores serão reduzidos do Lucro Real ou no valor do imposto. Caso a natureza da Conta Contábil for do tipo crédito, os valores irão aumentar o Lucro Real. Abaixo a regra de cada Natureza selecionada na criação da parte B do LALUR:
I- Adição (C) - afeta a Parte A
II- Exclusão (D) - afeta a Parte A
III- Dedução (D) - NÃO afeta a Parte A
IV- Compensação (D) - NÃO afeta a Parte A
Data de Início da Vigência - Obrigatório
Atenção! Deve ser informada a data final do período de apuração em que a conta foi criada.
Data de Término da Vigência - Informar a data final
Na aba Informações Fiscais deve ser preenchido os seguintes campos:
Tributo (obrigatório) - Selecionar um dos tributos listados que são IRPJ e CSLL
Saldo Inicial - Este campos deve ser editável apenas na inclusão da conta. Após ser salvo e vinculado lançamentos a conta em hipótese alguma o registro poderá ser alterado.
Saldo Atual - Campo calculado pelo sistema a partira das movimentações da conta, não editável. O Saldo Atual e calculado da seguinte forma: o sistema soma todos os lançamentos a débito e todos a crédito, o saldo será = débito - crédito.
Observação: Campo memo.
As consta da parte B possuem natureza de adição, exclusão, compensação e de dedução. As natureza de adição, exclusão e compensação afetam a apuração do Lucro Real, portanto são demonstradas na Parte A do LALUR. Já as contas com natureza de dedução, afetam o valor do imposto a pagar.