Registro 1001 – Abertura do bloco 1
    Este registro informa se houve movimentação no bloco M.

    Registro 1101 – Apuração de Crédito Extemporâneo – Documentos e Operações de Períodos Anteriores – PIS/PASEP

    Registro 1100 – Controle de Créditos Fiscais – PIS/PASEP

    Registro 1300 – Controle dos Valores Retidos na Fonte – PIS/PASEP

    Registro 1500 – Controle de Créditos Fiscais – COFINS
    Estes registros são gerados com base nas informações dos créditos fiscais apurados no período da escrituração e em períodos anteriores.
    Os saldos existentes antes da implantação do processo da EFD devem ser incluídos manualmente. A partir da implantação os valores dos créditos normais  podem ser gerados pela execução do processo.
    O cadastro dos Créditos Fiscais pode ser acessado no menu Cadastros | Tabelas Auxiliares | Obrigações Federais | Apuração PIS/COFINS – Controle e Créditos Fiscais de Tributos.
    Informações detalhadas a respeito da geração destas informações em: Controle de Créditos Fiscais

    Registro 1501 – Apuração de Crédito Extemporâneo – Documentos e Operações de Períodos Anteriores – COFINS
    Estes registros são gerados com base nas informações dos créditos fiscais extemporâneos apurados em períodos anteriores.
    Os saldos existentes antes da implantação do processo da EFD devem ser incluídos manualmente. A partir da implantação os valores dos créditos extemporâneos  podem ser gerados pela execução do processo.
    O cadastro dos Créditos Fiscais pode ser acessado no menu Cadastros | Tabelas Auxiliares | Obrigações Federais | Apuração PIS/COFINS – Controle e Créditos Fiscais de Tributos.
    Informações detalhadas a respeito da geração destas informações em: Controle de Créditos Fiscais

    Registro 1700 – Controle dos Valores Retidos na Fonte – COFINS
    Estes registros são gerados com base nas retenções feitas nos lançamentos financeiros a receber que foram baixados no TOTVS Gestão Financeira no período da escrituração e as compensações feitas com estas retenções. Informações detalhadas a respeito da geração destas informações em: Controle de Créditos Fiscais

    Informações gerais:

    Registro 1900: Consolidação dos Documentos Emitidos no Período por Pessoa Jurídica Submetida ao Regime de Tributação com Base no Lucro Presumido–Regime de Caixa ou de Competência

    Registro para a pessoa jurídica sujeita à tributação com base no lucro presumido, que procedeu à escrituração de suas receitas de forma consolidada, pelo regime de caixa (registro “F500” ou “F510”) ou de competência (registro “F550” ou “F560”).

    Observações sobre a geração do registro

    • é gerado de forma agrupada levando em consideração CFOP e CST (a partir do layout com data de 30/11/2021, disponível no TOTVS Compartilhamento);

      Registro 1900 - Consolidação dos documentos emitidos no período por pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido - Regime de caixa ou de competência
      Neste registros serão informadas, por estabelecimento, os valores totais consolidados representativos das receitas emitidas, de acordo com cada modelo/tipo de documento, de natureza fiscal (notas fiscais) ou não (contratos, recibos, etc.) independente de sua realização (recebimento) ou não.
      Serão selecionados todos os Lançamentos Financeiros a receber emitidos no mês informado na tela de geração da rotina (baixados ou não) e que estejam associados ao processo criado para a geração do F500. Não serão selecionados lançamentos cancelados.

      1900 Gerado com base nos movimentos de Pedido/Medição do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento
      É necessário que o cliente/fornecedor das movimentações seja órgão público. Nos parâmetros do tipo de movimento de Pedido, etapa 54 - Financeiro - Faturamento do TOTVS Gestão de Estoque, Faturamento e Compras deve ser habilitada a opção "Fatura o Movimento" e também seleciono um "Tipo de Documento Duplicata Default". No momento da geração da rotina deve ser preenchido o campo "Tipo de Movimento (Pedido/Medição) a ser considerado registro 1900.

      Observação: O Tipo de Movimento informado deve estar no formato 2.1.XX e caso haja mais de um Tipo de Movimento que ser considerado, deve ser separados por ponto e vírgula, exemplo: 2.1.XX;2.2.XX.
      O pedido/medição gravado no registro 1900 conforme processo descrito acima será faturado dando origem a outro movimento. A venda gerada e integrada ao TOTVS gestão Financeira, será informado na rotina EFD Contribuições no registro F500 e para isto o lançamento financeiro deve estar parametrizado pelo tipo de documento na parametrização normal (opções -> parâmetros -> processos) Regime de Caixa no TOTVS Gestão Fiscal

      Informações