Neste cadastro deverão ser criados cenários para a apuração do Simples Nacional. O cenário é associado a um Anexo do Simples e a uma Combinação de Situação Tributária.

A vigência determinará a qual ou quais períodos de apuração utilização o cenário para apurar o tributo. Um período de apuração pode utilizar vários cenários para compor o valor do Simples Nacional a ser recolhido.

As naturezas de operação que irão gerar a base de cálculo para o cenário devem ser incluídas no anexo Naturezas do Cenário. Podem ser incluídas naturezas de venda e de devolução. Para facilitar a inclusão das naturezas o processo poderá ser utilizado.

Para a correta apuração do tributo deverão ser incluídas as doze últimas receitas brutas da empresa no anexo Últimas Receitas. A partir do primeiro mês apurado no TOTVS Gestão Fiscal, estas receitas já serão automaticamente acumuladas não havendo mais necessidade de inclusão manual. Para facilitar a inclusão das receitas poderá ser utilizado o processo.

Se a empresa possui atividades de venda de mercadoria e prestação de serviços deverão ser criados dois cenários. Suas receitas deverão ser rateadas entre as duas atividades para que sejam corretamente incluídas em cada cenário.