Imagem relacionadaPasso a Passo

    O sistema TOTVS Gestão de Construção e Projetos permite ao usuário faturar parcialmente Solicitações de Compra ou de Cotação ou até mesmo informar a desistência de algum insumo no pedido.
    Através do processo de Estorno de Itens Não recebidos é possível informar ao projeto quais foram os itens faturados e apropriados no cronograma de um projeto.

    Pré-condição

    Ter Faturado parcialmente , ou não ter faturado a quantidade do item de uma Solicitação de Compras ou de Cotação vinda de uma Requisição de Materiais do sistema de Construção e Projetos:

    • Passo 1 - Selecione o movimento e acesse: Processo/ Estorno de Itens não recebidos;
    • Passo 2 - Selecione os itens que deseja estornar a solicitação e clique no botão "Executar";
    • Passo 3 - Acesse: TOTVS Projetos/ Gestão de Construção e Projetos;
    • Passo 4 - Selecione o projeto qual o movimento pertence e acesse: Planejamento | Geração de Pedidos;
    • Passo 5 - Selecione a requisição de materiais que originou o movimento e clique no ícone "Editar";
    • Passo 6 - Selecione o item da requisição e clique no ícone "Editar Item do Movimento". O sistema exibira no campo "Quantidade de Estorno" a diferença do valor informado no movimento ao editá-lo e a quantidade solicitada na requisição de materiais.


    ATENÇÃO: Esse processo não poderá ser executado para Itens de Movimento que tenham sido gerados parcialmente através da cotação, e que o saldo restante tenha sido estornado.

    O processo do movimento "Estornar item não recebido" pode ser executado em movimentos de compra parcialmente recebidos ou pendentes e reabrirá a cotação/solicitação de compras relacionada ao movimento.
    O processo poderá ser usado para movimentos gerados pelo TCOP.

    Observações:

    • É preciso dar permissão ao perfil do usuário para ter acesso a este processo na visão de movimentos
    • Para o correto funcionamento do processo é preciso que o módulo de cotação esteja parametrizado para que a cotação permita gerar ordem de compra parcialmente cotada.
    • Para executar o processo é preciso que o movimento esteja com o status parcialmente recebido ou pendente. Exemplo: O processo de cotação é definido da seguinte forma:
      • Solicitação de compra
      • Cotação
      • Ordem de Compra
      • Nota Fiscal.

    Quando uma cotação gera uma ordem de compra e esta é faturada, a cotação fica com o status de concluída e a ordem com status recebido. Porém se ao faturar a ordem é feito o faturamento parcial, a ordem fica com o status parcialmente recebido e neste caso, o processo "estornar item não recebido" pode ser executado para esse movimento e esta ordem mudará o status para recebido. A solicitação que gerou a cotação ficará com o status pendente, assim como a própria cotação.
    O movimento na qual o processo foi executado fica com o status recebido e a solicitação fica como pendente e somente com os itens e quantidades que ainda não foram faturados.

    IMPORTANTE

    • Ao executar o processo de "Estornar item não recebido" o movimento mudará o status para "Recebido", o que impede o cancelamento do movimento futuramente. Recomendamos que a execução do processo para movimentos com status "Pendente" seja analisada com cautela, principalmente quando houver integrações com outros módulos (Financeiro, Fiscal e etc) . Uma vez que executado, o movimento não poderá ser cancelado.
    • Serão verificados somente os movimentos gerados a partir do TCOP, movimentações realizadas no gestão de estoque não serão consideradas.