Este recurso permite que o RAS seja composto através das Partidas Contábeis já cadastradas.

A classificação normalmente vai ser utilizada quando o usuário entender que a suas contabilizações já estão detalhadas e neste caso o detalhamento do RAS vai ser formado a partir dos Lançamentos Contábeis.

Foi disponibilizado na cadastro de Partidas  (Lançamentos Contábeis) a aba SPED Contábil que disponibiliza os recursos que deverão ser parametrizados conforme sua respectiva característica.  

Existem três possibilidades para a classificação:  

  • Reconhecimento / Constituição do Saldo do Item: Identifica a Partida como lançamento contábil de reconhecimento do item do RAS a ser detalhado no relatório. A data da partida será a data de reconhecimento no RAS e o valor da Partida será o valor do reconhecimento do Item do RAS;
  • Parcela de Realização do Item no RAS: Identifica que a Partida é referente a uma realização do item do RAS selecionado. Ao processar o RAS o sistema identifica este tipo de classificação para compor o campo "Valor da Realização" do item do RAS;
  • Detalhamento do Item no RAS: Identifica que a partida é referente a um detalhamento do RAS e neste caso a suas informações irão compor o RAS. Quando classificar com este tipo, a partida será apresentada na visão do cadastro de lançamento de detalhamento do RAS.