Índice:


      

Objetivo:


      O objetivo deste documento é exemplificar as possibilidades existentes na exportação de relatórios para Excel.

Descrição:


      Atualmente, é possível exportar um relatório para os formatos XLS/XLSX de duas formas: por meio de "Processos | Gerar Relatório | Exportação Para Arquivo" ou, após a geração do relatório, através da aba "Visualização da Impressão" e "Exportar Para".

Formato Numérico:


      Em relatórios onde há campos customizados com formato numérico, para que tais campos sejam exibidos corretamente após a exportação, é necessário que sejam exportados como texto.

 Para essa exportação é necessário que seja alterada a propriedade  "Exportar texto para Xlsx e Xls" nas propriedades do relatório, alterando para Verdadeiro.

 Ao selecionar uma opção de exportação nessa tela, basta alterar o campo "Modo de exportação de texto" para Texto



Ao optar por exportar após a geração, é necessário que seja selecionado o modo de exportação de texto mesmo que a opção esteja marcada no Designer.

Atenção

Relatórios que possuam Sub-Relatórios no detalhe.

Caso o Sub-Relatório possua Cabeçalho/Rodapé de PÁGINA, ao exportar a ferramenta entende que deve pegar as informações sempre do primeiro item da página no caso do Cabeçalho e o último Item da página no caso do Rodapé. 

Neste caso é necessário utilizar o Cabeçalho/Rodapé de Detalhe.


Exportação com Reconhecimento de Dados:


      Quando precisamos exportar um relatório para o MS Excel nas extensões XLS ou XLSX e desejamos priorizar os dados ao invés do layout/design, como por exemplo evitar que as células sejam mescladas, devemos seguir os passos abaixo após a geração do relatório:

  • Visualização de Impressão | Exportar Para | Arquivo XLSX


  • Marque a opção "Modo de dados brutos"

Produto: Framework

Versão: 12.1.20 ou Superiores

Processo: Exportação de Relatórios para Xls e Xlsx

  • Sem rótulos