No regime por competência, a geração do movimento pode ser realizada acessando-se o menu Financeiro/Contábil | Geração | NF-e ou então através do processo 'Gerar Movimento por competência' disponível dentro do menu Financeiro/Contábil | Contratos podendo ser realizada para os contratos que forem selecionados ou para todos os contratos disponíveis nesta visão. Para esta última forma, utilize Filtros apropriados que retorne na visão somente os contratos desejados.

Para a execução deste processo, indique:

  • Competência para NFS-e: Indique o mês/ano de competência para a geração do movimento.
    O período informado indica para qual competência (ou até qual) deseja gerar movimentos. Exemplo, se o período de competência do movimento for de 01/2014 à 12/2014 e se for informado 02/2014, serão gerados dois movimentos, um referente à competência 01/2014 e outro referente à competência 02/2014, mas se o movimento referente à competência 01/2014 já tiver sido gerado, o sistema irá gerar somente o movimento referente à competência 02/2014. 
  • Operação: Informe se deseja Inclusão, Alteração, Cancelamento ou Exclusão de movimentos.
  • Tipo de responsável financeiro: Indique o tipo de Responsável financeiro para o qual o movimento será gerado, que poderá ser 'Responsável financeiro do aluno', informado no cadastro do aluno, ou 'Responsável financeiro do contrato', informado no cadastro do contrato com a opção Responsável financeiro do movimento marcada.

  • Tipo de movimento: Indique o Tipo de movimento para Venda criado e devidamente parametrizado no TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento.
  • Gerar movimento com valor zerado: Ao executar o processo de gerar movimento, onde o valor de desconto excede ou seja igual o valor do item de movimento, marcando esse parâmetro será gerado o movimento, caso não seja marcado não será gerado nenhum movimento.


  • Filtro para seleção dos contratos: crie e utilize filtros para seleção dos contratos para a geração dos movimentos.
    Essa opção só está disponível no processo Gerar Movimento por competência do menu Financeiro/Contábil | Contratos


Observações
- Utilizando-se a opção Inclusão, o sistema fará a inclusão dos movimentos até o período informado, ou daqueles que ainda não foram incluídos até o período informado.

- A opção Alteração somente poderá ser utilizada para alterar movimentos referentes à última competência gerada.

- Caso estejam fazendo o controle de tributos pelo sistema de Gestão Fiscal, o período de competência informado para Inclusão ou para Alteração de movimentos deve estar compreendido em um Período de Apuração de tributos que esteja em aberto.

- Utilizando-se a opção Exclusão, o sistema fará a exclusão de todos os movimentos já gerados até o movimente referente ao período informado, não sendo possível a exclusão de um movimento intermediário. Por exemplo, se já existirem movimentos gerados até a competência 05/2014 e indicarmos para a exclusão a competência 02/2014, todos os movimentos gerados posteriores à 02/2014, inclusive, serão excluídos, ou seja, serão excluídos os movimentos 05/2014, 04/2014, 03/2014 e 02/2014, inclusive.

- Caso a opção Tipo de responsável financeiro, selecionada no processo, seja a de 'Responsável financeiro do contrato' e o contrato não tenha nenhum responsável financeiro para o movimento, o sistema irá buscar no responsável financeiro do aluno os dados de cliente/fornecedor. Caso não seja informado nenhum responsável financeiro do aluno, o sistema irá buscar a informação de cliente/fornecedor default informado no Tipo de movimento utilizado para o processo.

-Após inserção de um movimento para o contrato, o campo de "data do contrato" ficará indisponível para edição.

-Caso exista algum contrato inconsistente, com movimento gerado para uma competência inferior a data do contrato, o sistema irá retornar uma mensagem de erro.

-Caso não existam competências disponíveis para geração, o sistema também irá retornar um aviso.

Esta observação é válida para clientes que utilizam o parâmetro “Gerar um movimento para cada serviço do contrato” (Educacional >> Integração >> Fiscal >> Fiscal 2/2).

Antes da versão 12.1.31.217, quando um novo serviço era adicionado ao contrato, após o contrato já possuir competências já processadas, o processo de geração de movimentos gerava movimentos para o novo serviço em competências retroativas (já processadas).

Após a versão 12.1.31.217, para este mesmo cenário, o processo irá gerar movimentos utilizando o novo serviço adicionado somente para as competências que ainda não foram processadas.


 Veja Também


Histórico Padrão do Movimento - Regime de Competência
Geração de movimento por competência para o responsável do contrato



  • Sem rótulos