Para utilização deste processo, os lançamentos/boletos das respectivas parcelas do contrato já devem ter sido gerados, pois os movimentos serão gerados com base nos boletos - Regime de Caixa.

Escolha a opção conforme sua necessidade:
- Geração / Regeração de movimentos
- Exclusão de movimentos de boletos
- Cancelar movimentos
 
1. Parâmetros da Geração/Regereação dos Movimentos

  • Tipo de movimento: Tipo de movimento criado e devidamente parametrizado no TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento.
  • Data de emissão do movimento: Data de emissão do movimento de acordo com as datas do primeiro lançamento cadastrado para o boleto. Caso a data do lançamento esteja nula, o "default" do movimento será a data de emissão do lançamento, uma vez que o mesmo é obrigatório.
  • Dia fixo relacionado ao mês / ano da data de emissão do movimento: o usuário poderá definir um dia fixo para a data de emissão do movimento. Esta data é formada pelo dia fixo + mês / ano da data escolhida na seleção acima.

    Situações:

1.  Quando não é informado um "dia fixo" envia-se a data selecionada em "Data de emissão do movimento"

2.  Quando existe um valor informado no "dia fixo" o sistema faz a formação da data a ser enviada. As exceções para esta regra são: a) Quando a data formada com o "dia fixo" for inválida b) Quando a data formada com o "dia fixo" for menor que a Data de Emissão ou maior que a Data de Vencimento.
OBS.: Nestes dois casos o valor do campo "dia fixo" será ignorado e a data enviada será a "Data de emissão do movimento". 

  • Permitir regeração de movimento: se o mesmo estiver marcado será alterado o movimento e incluído novamente todos os itens de movimento.
  • Gerar movimentos para boletos de valor líquido zero: caso esteja marcado será permitida a geração de movimento para boletos que tiverem sido gerados com o valor líquido igual a zero.
  • Desconsiderar bolsas de crédito para valores de desconto: este parâmetro deve ser utilizado da seguinte forma:

a) Caso tenha que ser emitida nota fiscal 100% em nome do aluno, o referido parâmetro deve ser MARCADO. Dessa forma, o sistema não irá considerar o valor da bolsa/financiamento como desconto do item de movimento.
Exemplo:          Lançamento do Aluno:
                        Vr. do serviço:     1.000,00
                        Desconto:                  0,00
                        Vr. Líquido:          1.000,00 (valor tributado no movimento)
OBS.: Nesta situação, NÃO deve ser gerado movimento para o lançamento gerado para o sacado para evitar a duplicidade de tributação.
 
b) Caso a instituição tenha que emitir nota fiscal para o agente financiador (bolsa de crédito), o referido parâmetro deve ser mantido DESMARCADO. Neste caso, deve-se gerar o movimento para os dois lançamentos gerados para a parcela para que a tributação aconteça de forma correta:
Exemplo:          Lançamento do Aluno:
                        Vr. do serviço:   1.000,00
                        Desconto:             700,00
                        Vr. Líquido:           300,00 (valor tributado no movimento)
                        Lançamento do sacado:
                        Vr. do serviço:       700,00
                        Desconto:                 0,00
                        Vr. Líquido:            700,00 (valor tributado no movimento)
 


2. Dados do boleto

Opções de filtro para seleção do boleto.

  • Data de emissão: intervalo de datas de emissão do boleto;
  • Data de vencimento: intervalo de datas de vencimento do boleto;
  • Filtro por boleto: tela padrão de filtros do Corpore, serão listados todos os filtros da visão do boleto;
  • Status do lançamento: situação dos lançamentos associados ao boleto.

Atenção:
- Exclusão ou Cancelamento de Movimentos: Uma vez gerados os movimentos para o TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento estes somente poderão ser excluídos ou cancelados dentro do próprio TOTVS Educacional. Para isto, na execução deste processo, utilize a devida opção para Exclusão ou para Cancelamento de movimento preenchendo os dados solicitados.

- A parametrização do sistema irá determinar a forma como o sistema calculará o valor do item para a geração dos movimentos, assim como para os casos de boletos gerados agrupados, se haverá a geração de único movimento com o valor total do boleto ou um movimento para cada lançamento pertencente ao boleto. Estes e outros parâmetros são definidos em Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | Fiscal.

- A partir da versão 12.1.23, quando o sistema estiver com o parâmetro “Gerar um movimento para cada lançamento do boleto” (Educacional >> Integração >> Fiscal >> Fiscal 2/2) marcado, será habilitado nos filtros do processo a possibilidade de filtrar pela Ref. Lan Financeiro (Id. Lan) e Mês/Ano de Competência (Lan. Financeiro).
Com isso o processo de geração de movimento regime de caixa passa a processar individualmente o movimento para cada lançamento do boleto, tanto nas operações de inclusão, re-geração, exclusão e cancelamento do movimento.

Caso opte por utilizar filtro por consulta SQL, a consulta não poderá conter o filtrar por Idlan, utilizando o filtro do sistema por boleto.

O processo retornará a seguinte mensagem: "Não é possível utilizar filtro por Id. Lançamento para selecionar os boletos que terão o movimento gerado, pois o sistema está parametrizado para que não gere movimento por lançamento, e neste caso o movimento será gerado por boleto e podemos ter mais de uma lançamento agrupado no mesmo boleto."


3. Envio de informação de Meio de pagamento do item de baixa para o movimento. 

Foi realizado uma evolução no TOTVS Gestão Educacional para que seja possível enviar os dados de pagamento na geração de movimento quando os lançamentos estiverem com o status baixado. Para geração de movimentos de lançamentos não baixados, foi criado um parâmetro para que seja informado o valor default da forma de pagamento a ser enviada na nota fiscal com a tag <TPag> baseada nesta informação.

Para mais detalhes avalie a documentação: Meio de pagamento do item de baixa no movimento. 


4. Gerar movimento por Regime de Caixa com Centro de Custo ou Rateio de Centro de Custo

Pode-se definir um Centro de Custo e um Rateio por Centro de Custo em um lançamento financeiro, para geração de movimento por Regime de Caixa. 

- Gerar movimentos com Centro de Custo, defina corretamente o local para se encontrar o 'Centro de Custo' para preenchimento nos lançamentos financeiros, assim como a sua ordem ou a prioridade de busca.

  • Contrato
  • Matriz Aplicada
  • Turma

Vale ressaltar que informar o centro de custo em 'Contrato'  está sendo informado ao sistema que ao gerar lançamento da parcela do contrato, os lançamentos financeiros gerados serão preenchidos com o centro de custo informado no Contrato do aluno. Segundo regra interna do sistema, se o Centro de Custo não estiver informado dentro do Contrato do aluno, o sistema ainda verificará o parâmetro de sistema Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | 'Centro de Custo' e o buscará da Matriz Aplicada ou da Turma, conforme opção selecionada.

Ao gerar a movimento do contrato pelo TOTVS Educacional, para preencher o Centro de Custo nos lançamentos financeiros, o sistema irá busca-lo do local marcado, se mais de um local estiver marcado, a busca seguirá na ordem definida.


- Gerar movimento com Rateio de Centro de Custo de acordo com os Default do Cliente/Fornecedor

No responsável financeiro da parcela no cadastro Cliente/Fornecedor é possível definir em Dados Adicionais/ Rateio Centro de Custo um ou mais de um Centro de Custo.

Ao gerar movimento do boleto pelo TOTVS Educacional, para preencher o Rateio de Centro de Custo do item ou do movimento o sistema irá busca-lo o centro de custo informado na Tabela FLANRATCCU do lançamento financeiro.




 Veja Também


Histórico Padrão do Movimento - Regime de Caixa
Boletim Técnico - Valor líquido calculado por Fórmula
Boletim Técnico - Meio de pagamento do item de baixa no movimento. 

  • Sem rótulos