O currículo individual (CI) possibilita que a Instituição de Ensino Superior (IES) personalize um modelo de matriz curricular específico para cada aluno.

Desta forma, dois alunos matriculados em uma mesma matriz aplicada poderão concluir seu curso cursando disciplinas/atividades diferentes em período diferentes.

Após a matrícula do aluno no curso (matriz aplicada), a IES pode definir uma matriz curricular que será válida somente para este aluno.

Esta matriz é semelhante à matriz original do curso do aluno. O TOTVS Educacional permite que o usuário altere o número de créditos, Carga Horária (CH).

O aluno que possui um currículo individual pode ser matriculado em uma turma/disciplina que pertence a matriz do aluno ou em uma Turma Livre.

Um aluno com CI pode ter tipos diferentes de avaliações para as disciplinas Optativas/Eletivas (OE) ou definir fórmulas distintas para conclusão do curso.
Dependendo da parametrização do sistema, os grupos de disciplinas OE poderão ser definidos nesta matriz.

Assim como no cadastro normal da matriz curricular, é possível definir os períodos que irão compor a matriz curricular específica do aluno. Em cada período, poderão ser informadas as disciplinas.

Estruturalmente, o CI do aluno irá obedecer uma estrutura semelhante à estrutura da matriz curricular, ou seja, matriz curricular, períodos, disciplinas, disciplinas filhas, requisitos, grupo de disciplinas O/E e disciplinas do grupo OE.

As atividades curriculares também podem ser informadas a partir da habilitação do aluno. Os componentes e modalidades podem ser cadastradas de maneira semelhante ao que já era feito normalmente na matriz aplicada do sistema.

O TOTVS Educacional possui um processo para copiar os dados da matriz curricular do curso do aluno para o CI localizado em: Currículo e Oferta - Estrutura Curricular - Mais - Assistente para cópia da matriz para o currículo individual. Este processo copia todas as informações existente na matriz do aluno inclusive os campos complementares desde que os mesmos estejam disponíveis no cadastro do CI contendo o mesmo nome, tamanho e tipo de dado, caso contrário o processo não irá copia-los.

Este processo copia os dados da matriz do aluno para o CI. A CH e o número de créditos da disciplina são copiados para a disciplina do CI do aluno, podendo ser alterado. O processo possui opções flexíveis de filtros para seleção de alunos para os quais serão gerados currículos individuais. As opções existentes são por: 

  • Curso
  • Habilitação
  • Matriz Curricular
  • Turma
  • Por Consulta SQL

Os processos do sistema que são baseados na matriz curricular do curso do aluno passam a considerar a matriz cadastrada no CI,

quando este existir. Os processos baseados na matriz curricular do curso são:

  • Sugestão de Matrícula
  • Regras de Matrícula
  • Análise Curricular
  • ENADE
  • Funções de Fórmulas que são baseadas na matriz curricular

Uma vez informado o CI, a análise curricular passa a "enxergar" este currículo e não a matriz curricular da habilitação do aluno. Não é necessário executar nenhum processo para atualizar a análise curricular do aluno, pois a atualização é automática.

Não foi criado tabela para equivalência por matriz dentro do CI.

Um vez criado o CI para o aluno, caso seja necessário exclui-lo este procedimento deverá ser realizado manualmente ou seja a exclusão será feita em cascata - para excluir o período da matriz é necessário excluir as disciplinas primeiramente e assim por diante.

Para informações sobre o comportamento do calculo na matricula do currículo individual acesse: Lançamentos - Cobrança por crédito.