Backoffice RM x Protheus SigaMNT - Processo Incluir de Ordem de Serviço Corretiva
As Ordens de Serviço de Manutenção Corretiva são todos aquelas necessárias para o restabelecimento do pleno funcionamento do Ativo da empresa, quando técnicamente possível e recomendável, com reparos dos defeitos constatados. A execução de serviços de manutenção corretiva.
Pré-Condições:
1: Cadastrar manualmente o DE-PARA de Coligada e Filial RM x Empresas e Filiais Protheus
2: Cadastrar os tipos de movimento :
- Acréscimo em estoque
- Apropriação de Custos
- Baixa de Estoque
- Ordem de Manutenção
- Ordem de Manutenção de Terceiros
- Solicitação de Armazém
- Solicitação de Compra
3: Sincronizar os Bens (Ativos Fixos) que sofrerão as manutenções.
4: Sincronizar os Locais de Estoque dos produtos a utilizar como Insumos
5: Sincronizar os Produtos / Serviços que serão utilizados como Insumos.
6: Sincronizar o Projeto de manutenção e suas Tarefas.
7: Sincronizar as Unidades de Medida.
8: Sincronizar os Centros de Custos.
9: Configurar o Parametro MV_ESTNEG que controla se a integração permitirá estoque negativo .
10: Configurar o Parâmetro MV_NGGERSA. Este parâmetro controla se será gerada ou não Solicitações de Armazém.
- N–Gera solicitação de armazém e solicitação de compra para a quantidade de insumo excedida
- S– Gera Solicitação de Armazém
11: Ter vinculado um Ativo a um Bem no Protheus SigaMNT.
Executando o Processo:
Passo 1: Acessar: Protheus SigaMNT / Atualizações/ Ordem de Serviço / Corretiva
Passo 2: Clique em Incluir.
Passo 3: Informar o Bem vinculado ao Ativo.
Passo 4: Preencha os campos, informe o Status "Pendente" e se dejejar inclua os Insumos Previstos. A ordem de serviço pode ser incluída com o Status "Liberado".Se a Ordem de Serviço for criada com o Status "Liberado" pule o passo 5.
Passo 5: Alterar o Status da O.S para "Liberada" ao cadastrá-la,ou acessar a funcionalidade Liberar O.S.
Passo 6: O Protheus SigaMNT executa o processo Consulta de Saldos e custos.
Passo 7: Se a Ordem de Serviço possuir insumos previstos, é incluída uma Solicitação de Armazém ou Solicitação de Compra no Backoffice RM(Ver pré-condições 9 e 10)com os seus valores zerados (0) e contemplando apenas os Insumos Previstos.
Passo 8: Acesse: RM / Backoffice / Gestão de Estoque, Compras e Faturamento / Outras Movimentações
Passo 9: Informe o código do Tipo de Movimento criado para Ordem de Manutenção,Filial e clique em Ok.
Passo 10: Selecione o Movimento de Ordem de Manutenção e clique em Editar. O movimento é criado no Backoffice RM com o status "Em Separação" e exibido sem produtos, mesmo se ela possuir insumos previstos.
Passo 11: Acesse no Protheus SigaMNT a funcionalidade Retorno de O.S para a inclusão de Insumos Realizados e Finalização de Ordem de Serviço .
Passo 12: Execute :
- Finalizar Ordem de Serviço e Converter Insumos Previstos em Insumos Realizados
- Inserir Insumos Realizados
Passo 13: O Protheus SigaMNT executa o processo Consultar Saldos e Custos.
Passo 14: O Protheus envia uma mensagem ao Backoffice RM, que inclui um Movimento de Baixa de Estoque ou informa que o saldo em estoque dos insumos é insuficiente. Se o saldo for insuficiente, é necessário faturar o movimento de Solicitação de Armazém/Compra para um movimento de Acréscimo em Estoque .
Passo 15: Finalizar a Ordem de Serviço(Se Insumos Previstos foram convertidos em Realizados,o Protheus SigaMNT já disparou o processo de Finalização de Ordem de Serviço)
Passo 16: O Protheus SigaMNT envia uma mensagem ao Backoffice RM vinculando os insumos realizados e calculando o valor da Ordem de Serviço. O status é alterado para "Pendente".
Passo 17: Faturar Movimento de Ordem de Manutenção no Backoffice RM.