A) Relatórios


Nesta opção temos os parâmetros do TOTVS Portal Incorporação. Para a utilização da Segunda Via e Impressão do Boleto no TOTVS Portal Incorporação, deve ser preenchido os seguintes parâmetros no sistema. São eles:  

  • Relatório para impressão de Ficha Financeira: Neste campo é definido qual relatório do sistema será usado para impressão das Fichas Financeiras no Portal.
  • Relatório para impressão de Informe de Pagamentos - IR: Neste campo é definido qual relatório do sistema será usado para impressão do Informe de Pagamentos - IR no Portal.
  • Exibir todo o plano de financiamento: Se a opção estiver desmarcada o Portal do Cliente irá exibir as parcelas vencidas e a parcela que vence no mês atual. Se a opção estiver marcada serão exibidas todas as parcelas, incluindo as vincendas.
  • Permite antecipação de pagamento: Este parâmetro permite a incorporadora indicar se o Portal TIN deve ou não disponibilizar parcelas financeiras com vencimento futuro para antecipação do pagamento. Para o correto funcionamento do recurso de Antecipação de Pagamento, o recurso de reajuste online do financeiro deve estar ativado para cálculo de valores contratuais(Juros e CM), caso contrário não haverá atualização dos valores contratuais.
    • Pode antecipar, mesmo com parcela atrasada: Marque esta opção para permitir que o cliente possa antecipar o pagamento das parcelas vincenda (a vencer), mesmo que ele tenha parcelas vencidas, em aberto.
    • Ordem de antecipação de pagamento: Utilize essa opção para definir em qual ordem o cliente pode selecionar as parcelas para a antecipação, sendo:
      • Qualquer parcela: o cliente pode selecionar qualquer parcela da lista para antecipar.
      • Da primeira para a última: o cliente só pode antecipar as parcelas em ordem crescente de vencimento, em relação à data de acesso ao PDC.
      • Da última para a primeira: o cliente só pode antecipar as parcelas em ordem decrescente de vencimento, em relação à data de acesso ao PDC.
  • Limitar vencimento do boleto até o último dia do mês atual: Utilize esse opção para limitar o vencimento do boleto para até o último dia do mês de acesso ao PDC.
  • Número máximo de dias para vencimento do boleto: Defina o número máximo de dias, em relação à data de acesso ao PDC, para que o cliente possa definir a data de vencimento do boleto. Este parâmetro respeita a parametrização  acima, sendo que o sistema não aceita números  negativos.
  • Permite gerar novo boleto parcela vencida e do mês: Nem todas as empresas permitem que sejam gerados novos títulos para parcelas já vencidas sendo necessário a parametrização para que cada cliente estabeleça seus próprios critérios.
  • Opções de pagamento para as parcelas: Este parâmetro define se novos boletos ou a antecipação de boleto será feita pelo processo de registro online ou pelo processo de gerar boletos não registrados. Abaixo temos uma explicação de cada item:
    • Registro Online: A geração do boleto é feita pela entidade bancária.
    • Pix TPD: O Pix para pagamento desse boleto é gerado diretamente na entidade bancária cadastrada para o cliente, sem a intermediação de nenhuma outra entidade bancária.
    • Registro Online / Pix TPD: São geradas as duas opções de pagamento acima, cabendo ao cliente escolher a que melhor lhe atende.
  • Exibir Valores Sumarizados do Contrato: Permite exibir ou não os campos de "Valor Total Financiado Atualizado", "Saldo Devedor" e "Valor Total Pago" da visão de Situação Financeira
  • Limitar o acesso do Comprador Principal desativado: Essa opção permite limitar o acesso do antigo Comprador Principal, para que ele veja somente as parcelas e os boletos que estão atribuídos a ele e não mais os de todo o contrato.

B) Termo de Aceite


Parametrizações do relatório de Termo de Aceite, de acordo com a LGPD.

  • Relatório para exibição do Termo de Aceite: Neste parâmetro deverá ser definido o relatório de Termo de Aceite que será exibido no login do usuário do PdC.
  • Versão: Versão do Relatório de termo de aceite. Esse campo deverá ser um número inteiro e sempre incremental.

C) Renegociação de Contrato


 Estes parâmetros do sistema, possibilitam configurar como os recursos de Renegociação de Contrato serão utilizados Portal do Cliente. Veja abaixo maiores detalhes destes recursos:

  • Permite efetivação automática da renegociação de contrato: Este parâmetro determina se a efetivação da renegociação de contrato será automática ou não. Quando o parâmetro é marcado os parâmetros Valor máximo para renegociação e Número máximo de parcelas são habilitados.
    • Valor máximo para renegociação: Neste parâmetro é informado qual o valor máximo para renegociação.
    • Número máximo de parcelas: Neste parâmetro é informado o número máximo de parcelas para a renegociação.
  • Dias corridos para o primeiro vencimento: Neste campo é preciso informar a quantidade de dias corridos para o primeiro vencimento.
  • Limite de parcelas: Disponível a partir da versão 12.1.35. Neste parâmetro será informado o limite de parcelas para gerar o valor da renegociação.

     

No Portal do Cliente haverá uma limitação para inclusão do número de parcelas que serão renegociadas.
Observe neste exemplo abaixo que a quantidade encontra-se limitada a 10 parcelas.

  • E-mail do(s) responsáveis pela aprovação (separado por ponto e vírgula): Neste campo são informados os e-mails dos responsáveis pela aprovação das Renegociações de Contrato feitas pelo Portal do Cliente. Os e-mails informados irão ser notificados quando for necessária a aprovação de alguma Renegociação.
  • Termo da Renegociação: Disponível a partir da versão 12.1.28, neste campo deveremos preencher o relatório que possui os termos da renegociação, que será apresentado na visão de renegociação ao realizar uma proposta no Meu Imóvel e no PDC. A TOTVS disponibiliza um relatório, que poderá ser utilizado como modelo.
  • Sem rótulos