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CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

A gestão de demandas surge com o objetivo de planejar, controlar e executar no sentido de atender em todo o seu ciclo um fluxo de necessidades a serem cumpridas em um determinado prazo mediante a atribuição do recurso apropriado de acordo com a sua natureza para a completa realização destas obrigações.

Para criação de contratos, demandas e planejamentos na rotina de Gestão de Demanda, é necessário a realização de cadastros dentro do TMS, sendo eles:

  • Cadastro de Clientes
  • Cadastro de Regiões
  • Cadastro de Veículos
  • Cadastro de Tipos de Veículos
  • Cadastro de Motorista

Cadastro de Veículo

Ao cadastrar um veículo é necessário informar o campo Gest. demanda, que tem como objetivo informar se o veículo será utilizado no Gestão de Demandas ou não.

Configuração Serviço Adicional de Coleta

Para o funcionamento da integração do SIGATMS com o Gestão de Demandas, é necessário acessar Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens (modelo 2) > F12 e alterar o parâmetro serviço adicional para 1 (coleta).

F12 do Gestão de Demandas

A partir do F12 apresentado na tela inicial do painel de Gestão de Demandas é possível alterar as seguintes informações:

  • Sugestão de Reboque\Motorista (Sim\Não): Define se ao informar o veículo na tela Planejamento de Demandas, devem ser informados os reboques e o motorista, considerando a última viagem do veículo.
  • Ver programação após incluir (Sim\Não): Define se o sistema deve abrir a rotina de programação de carregamento automaticamente após gerar a programação de carregamento a partir de um planejamento de demanda.
  • Efetivar programação (Sim\Não): Define se quando o sistema gerar a programação via Integrar SIGATMS, esta já deve ser efetivada em seguida automaticamente.

Rotinas Envolvidas no Gestão de Demandas

Ao ativar o parâmetro MV_ITMSDMD, serão envolvidas as seguintes rotinas apresentadas no SIGATMS:

  • Solicitação de Coleta do SIGATMS.
  • Programação de carregamento.
  • Viagem no Modelo 2 de Entrega com Coleta.
  • Entrada de Documentos do Cliente.

Sumário

  • Região de Origem: indica onde serão realizadas as coletas.
  • Região de Destino: indica onde a entrega será realizada.
  • Cadastro de Solicitante:  indica quem faz o pedido de coleta.
  • Programação de Carregamento: a sua documentação pode ser acessada neste endereço: DT LOGTMS01-300 Programação de Carregamento
  • Viagem: a sua documentação pode ser acessada neste endereço: TMS0001 - Viagem rodoviária

Demandas

No contexto do transportador, uma demanda é um serviço de transporte de cargas que o transportador precisa atender.

A demanda possui informações relevantes para a prestação do serviço, tais como: cliente devedor, previsão de atendimento, regiões de origem, data de previsão da coleta, remetente e regiões de destino.

Fracionamento de Demandas

Tem por finalidade realizar a quebra da quantidade total de uma demanda em duas ou mais sequências, ou seja, o código da demanda será o mesmo, já as sequências deve seguir o que foi fracionado.

O fracionamento pode ser realizado em demandas com unidade por peso ou com unidade por quantidade de veículo, sendo que a soma das quantidades fracionadas deverá ser igual a quantidade total da demanda original.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Demanda Vinculada a um Contrato

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Gestão de Demandas > Painel de Gestão de Demandas.

  2.  Acesse a Demandas e no grid superior clique em Incluir.

  3.  Informe o campo Cont. Demanda. 

    1.  Ao informar o Contrato, os campos referentes ao Devedor, LojaTot Contrato, Unidade e Qtde são preenchidos automaticamente.

    2.  Se o Contrato possuir apenas um grupo de regiões, o campo Grupo Reg. será preenchido automaticamente. Caso contrário, deverá ser selecionado um grupo de regiões.

  4.  Após informar o grupo de regiões, as regiões de origem e destino são informados automaticamente, conforme cadastrado no Contrato de Demandas.

  5.  O campo Tp Vei Meta será habilitado apenas quando o grupo de região possuir meta por tipo de veículo. 

  6.  O campo Prev atend. serve como base para o consumo da meta. Não é obrigatório informar esse campo no momento do cadastro da demanda, porém, enquanto ele não for informado, não haverá consumo de meta e não será permitido planejar a demanda. A hora de previsão tem apenas caráter informativo.

  7.  Caso a unidade do Contrato for quantidade de veículos, a quantidade deve ser informada no campo Qtde da parte superior do cadastro de demandas, em caso da unidade ser por peso, a quantidade deve ser informada no campo Quantidade da grid de região de origem.

  8.  Clique em Confirmar.

  9.  Com a demanda já cadastrada é possível observar que os campos Pontos OrigPontos Dest., Prev. Origem e Prev. Destino foram calculados.

  10.  Ao acessar a aba Contrato de Demandavisualizar a meta cadastrada para o grupo de regiões utilizado na demanda, é possível constatar que a meta foi movimentada de acordo com a data de previsão informada na demanda.

Demanda Sem Vínculo Com o Contrato - a Diferença da Demanda Sem Vínculo Com o Contrato - é que Ela Não Movimentará Meta:

  1.  Na aba Demandas, clique em Incluir.
  2.  Informe os seguintes campos: Prev. atend., Hr Previsão, Devedor Unidade.
  3.  No grid Região de Origem, informe os campos Cod. Região e a Quantidade.
  4.  No grid Região de Destino, informe o campo Cod. Região
  5.  Clique em Confirmar.

Recusa de Demanda

  1.  Para recusar uma demanda, selecione uma demanda já cadastrada e clique em Recusar Demanda.
  2.  Será apresentada uma mensagem perguntando se deseja realmente recusar a demanda. O Sistema permite recusar mais de uma demanda por vez.
  3.  Na tela Registro de Motivo, informe os campos: Motivo, Tipo da Recusa e Observação.
  4.  As informações destes campos serão associadas ao evento de recusa na tabela de Tracking.
  5.  Quando o tipo da recusa é por transportada, a demanda é eliminada, o saldo da quantidades Recusada (Transportadora) e da demanda do contrato de demandas são atualizadas e gera o tracking.
  6.  Na recusa tipo cliente, a demanda é eliminada, o saldo das quantidades Recusada (Cliente) e demanda do contrato de demandas são atualizados e gera o tracking.

Fracionamento de Demandas

  1.  Para fracionar uma demanda, selecione uma demanda já cadastrada e clique em Fracionar. Esta opção está localizada na barra lateral do grid Demandas.
  2.  Quando a demanda possui unidade por peso, o campo Quantidade do grid de Demandas é bloqueado para edição, apenas é permitido inserir novas sequências. Para cada sequência é criada automaticamente as regiões no grid de Origens, sendo que nesse grid informaremos a quantidade para o fracionamento. As quantidades de cada sequência serão somadas no campo Qtd. Fracionado e esse campo deverá possuir a mesma quantidade apresentada no campo Qtd Total.
  3.  Quando a demanda possui unidade por quantidade de veículo, o campo Quantidade do grid de Demandas é habilitado para edição e permite inserir novas sequências, o grid Origens não é apresentado para esse tipo de unidade. Assim, como no fracionamento de unidade por peso, a soma das quantidades será apresentada no campo Qtd. Fracionado e esse campo deverá possuir a mesma quantidade apresentada no campo Qtd Total.
  4.  Ao confirmar o fracionamento, a demanda origem tem sua quantidade alterada de acordo com as informações da sequência 01 da tela Fracionamento. Para as demais linhas, serão criadas demandas com o mesmo código respeitando as sequências do fracionamento.

Opção Adicionar Demanda

  1.  Na aba Demandas, selecione uma demanda e um planejamento.
  2.  Clique em Adicionar, que está localizado na barra lateral do grid Demandas.
  3.  Será apresentada uma mensagem perguntando se realmente deseja adicionar as demandas ao planejamento selecionado. Ao confirmar, e acessar o planejamento, a demanda estará vinculada ao planejamento.
  4.  Se o parâmetro MV_PLVDCD estiver ativo, a rotina não permitirá adicionar demandas no planejamento no qual o tipo de veículo informado no contrato da demanda seja diferente do veículo informado no planejamento de demanda.

Novo Planejamento Com Demanda

  1.  Na aba Demandas, selecione uma demanda e clique em Novo Planejamento.
  2.  Será apresentada a tela Planejamento de Demanda - Incluir, na qual deve ser informado o Cod. Veículo e o Cod. Motorista. Além disso, também é possível informar a data e hora de previsão do planejamento, sendo que, caso seja realizada a integração com o SIGATMS, estas informações serão herdadas na programação de carregamento e viagem.
  3.  Ao confirmar, a demanda será vinculada ao planejamento e não aparecerá mais no grid de demandas.

03. PARÂMETROS DA ROTINA

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

MV_ITMSDMD

Ativa integração entre SIGATMS e Gestão de Demandas.

MV_PESCAP

Válida Peso x Capacidade dos recursos alocados no planejamento de demandas, sendo possível variá-lo em três formas:

  • 1 - para Desativado;
  • 2 - avisa a validação dos recursos alocados, podendo o usuário impedir a operação ou continuar o processo.
  • 3 - impede a operação automaticamente.

MV_PLVDCD

Impede que veículo seja planejado caso seu tipo seja diferente do tipo de veículo informado no Contrato de Demanda.

MV_TMSALOC

Não permite criar mais do que uma viagem para o mesmo veículo ou motorista, para um período conflitante.

MV_TMSDCOL

Desconsidera filial de origem da solicitação de coleta.

04. TELA PARÂMETROS

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Filiais

Filiais que deseja filtrar.

Contrato de Demanda de/até ?

Código inicial e final dos contratos de demanda que deseja filtrar. Caso queira filtrar todas as demandas, deixar esses campos em branco.

Cliente de/até ?

Código inicial e final dos clientes que deseja filtrar.

Loja de/até ?

Código inicial e final das lojas dos clientes que deseja filtrar.

IMPORTANTE!

Este filtro é apresentado ao iniciar a rotina e pode ser chamado novamente durante a execução da tela por duas maneiras, via tecla F5 ou clicando em Outras Ações > Parâmetros.

05. TELA PAINEL - GESTÃO DE DEMANDAS

Outras Ações / Ações Relacionadas

Ação

Descrição

Outras Ações > Parâmetros

Permite acessar a tela Parâmetros, na qual é possível filtrar as informações que deseja visualizar.

Outras Ações > Configurações (F12)

Permite acessar a tela Parâmetros, na qual é possível definir algumas informações automáticas.

06. TELA PARÂMETROS (F12)

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Sugerir Reboque/Motorista ?

Caso esse campo esteja como Sim, ao informar o veículo na tela Planejamento de Demandas, é preenchido automaticamente o reboque e o motorista considerando a última viagem do veículo.

Ver programação após incluir ?

Define se o sistema deve abrir ou não a rotina de programação de carregamento, após gerar a programação depois de um planejamento de demandas.

Efetivar Programação ?

Define se o sistema integra com o TMS automaticamente.

07. TELA DEMANDAS

Outras Ações / Ações Relacionadas

Ação

Descrição

Incluir

Permite acessar a tela Demandas - Incluir, na qual pode ser cadastrada uma nova demanda.

Alterar

Permite acessar a tela Demandas - Alterar, na qual pode ser efetuada a alteração das informações da demanda.

Visualizar

Permite acessar a tela Demandas - Visualizarna qual são apresentadas as informações correspondentes à demanda.

Outras Ações > Excluir

Permite excluir uma demanda cadastrada no sistema.

Outras Ações > Tracking

Permite acessar a tela Tracking de Demandas, na qual apresenta um painel com as informações das alterações feitas nos contratos, nas demandas e nos planejamentos.

Recusar Demanda

Permite acessar a tela Registro de Motivo para recusar uma demanda.

Esta ação exige um código de motivo para efetuar a recusa.

Fracionar Demanda

Permite acessar a tela Fracionamento Demanda, na qual pode ser inseridas as quantidades que serão fracionadas.

A soma das quantidades do fracionamento, deve ser igual a quantidade total da demanda original (quantidade exibida sobre o grid Demandas).

Adicionar

Permite vincular a demanda selecionada à um planejamento existente.

Somente é possível adicionar uma demanda a um planejamento em aberto.

Novo Planejamento

Permite criar um novo planejamento pra demanda selecionada, pra isso acessa a tela Planejamento de Demanda - Incluir para realizar as alterações necessárias.

08. TELA DEMANDAS - INCLUIR

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Fil ExecuçãoFilial onde será incluída a demanda.
Cont DemandaCódigo do contrato da demanda que será vinculado à demanda.
DevedorDevedor/cliente da demanda.
LojaCódigo da loja do cliente devedor.
UnidadeCaso a unidade da Demanda seja Peso, a quantidade só poderá ser digitada na região de origem. O inverso (quantidade veículos), será informada a quantidade de veículos no campo Qtde.
Região Origem > Cod. RegiãoCódigo da Região de Origem da demanda.
Região Origem > QuantidadeQuantidade de carga por região. Preencher esse campo se o campo Unidade for 1 - Peso.

09. TELA REGISTRO DE MOTIVO

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Motivo

Código do motivo da recusa.

Tipo da Recusa

Indica o motivo da recusa, que pode ser:

  • Recusa do Cliente: Quando por algum motivo o cliente não necessita realizar mais aquela demanda.
  • Recusa da Transportadora: Quando por algum motivo a transportadora não conseguirá atender aquela demanda.

Observação

Descrição do motivo da recusa.

10. TABELAS UTILIZADAS

  • DL8 - Demanda
  • DLA - Reg. Origem de Demanda
  • DLL - Reg. Destinos de Demanda
  • DLC - Grupo de Regiões da Demanda
  • DLJ - Origem Grupo Região Demandas
  • DLK - Destino Grupo Região Demandas
  • DT5 - Solicitação de Coleta
  • DUT - Tipos de Veículos
  • DUY - Grupos de Regiões
  • DLB - Tracking

11. DOCUMENTOS RELACIONADOS