Árvore de páginas

Quando uma empresa adquire materiais, estes são recebidos e armazenados no Sistema por meio das notas fiscais de entrada. Essas mesmas entradas podem ser inspecionadas e controladas pelo Módulo de Inspeção de Entradas quando integrado ao Módulo de Estoque/Custos.

Na movimentação de transferência, há particularidades entre esses dois módulos que devem ser apresentadas.

Na Geração de Índices de Qualidade, na rotina Inspeção de Processos, a devolução de materiais inspecionados e aprovados na entrada é processada, porém na produção tiveram não-conformidades apontadas, sendo que não existe saldo disponível no lote inspecionado para estorno e movimentação.

Por exemplo:

  • Entrada de 100 unidades.
  • Aprovação de 100 unidades.
  • Na produção, 70 unidades já foram utilizadas no processo e 30 apresentam não-conformidades.
  • Não é possível estornar a quantidade total do lote (100 unidades), pois 70 unidades já foram utilizadas.
  • Realiza-se a transferência para o Armazém do Controle de Qualidade (98) das 30 unidades que apresentam não-conformidades, informando dados da nota fiscal de entrada e apontando o(s) item(s) do(s) produto(s) na nota. Na confirmação dessa transferência, é gerada uma nova entrada a ser inspecionada.
  • Nessa nova entrada, devem-se apontar as não-conformidades encontradas e informar o Laudo Geral como reprovado.
  • Ao imprimir a Notificação de Não-conformidade, destaca-se o tamanho do lote original (100 unidades) da entrada inspecionada e a quantidade que apresenta não-conformidades (30 unidades).
  • Para que as não-conformidades a serem enviadas ao fornecedor sejam apontadas na Notificação de Não-conformidade, o conteúdo do parâmetro MV_QQTDREP deve ser igual a S para que a transferência seja considerada como uma nova entrada a ser inspecionada, porém, vinculada ao lote original no qual foi inspecionada anteriormente. Esse parâmetro também indica que, no cálculo dos índices, as transferências que possuem não-conformidades apontadas são consideradas como parte integrante do lote original.


  • Esse tratamento é realizado em Transferência e Transferência Modelo 2, módulo de Estoque/Custos, e apontado em Geração de Índice de Qualidade do Módulo de Inspeção de Entrada.