Páginas filhas
  • Manual Operacional da Customização - Melhorias Template SENAI

Manual Operacional da Customização


Projeto: FS007964 (962954) - Melhorias Template do SGE - SENAI

Nome do cliente: Confederação Nacional da Indústria


Objetivo


O manual a seguir visa detalhar as customizações realizadas neste projeto para atender as necessidades de melhorias no Template SGE SENAI.


Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Tela de parâmetros para que o usuário defina se a Unidade (Filial) validará o preenchimento da data inicial da Turma de acordo com a data da Matriz Curricular.


Detalhamento do processo


Ao acessar TOTVS Educacional | Customização | Parâmetros (Melhorias Template SENAI) o usuário visualizará o campo "Valida data inicial da turma". Marcando este campo a customização validará se a data preenchida no campo "Data inicial" da Turma é igual ou superior à data informada no campo "Data inicial" da Matriz Curricular vinculada à esta Turma. Caso contrário, a customização não realizará esta verificação.




Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido no menu Customizado do TOTVS Educacional o cadastro de Fundamentos Técnicos Científicos.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Código (obrigatório): será gravado o código do Fundamento Téc. Científico.
  • Descrição (obrigatório): será gravado a descrição do Fundamento Téc. Científico.


Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido no menu Customizado do TOTVS Educacional o cadastro de Capacidades Técnicas.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Código (obrigatório): será gravado o código da Capacidade Técnica.
  • Descrição (obrigatório): será gravado a descrição da Capacidade Técnica.


Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido no menu Customizado do TOTVS Educacional o cadastro de Capacidades de Gestão.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Código (obrigatório): será gravado o código da Capacidade de Gestão.
  • Descrição (obrigatório): será gravado a descrição da Capacidade de Gestão.
  • Tipo (obrigatório): O tipo da capacidade de Gestão poderá ser Metodológica, Organizativa ou Social.

Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido no menu Customizado do TOTVS Educacional o cadastro de Conhecimentos.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Código (obrigatório): será gerado automaticamente um código do Conhecimento.
  • Descrição Conhecimento Nível 1 (obrigatório): será gravado a descrição do primeiro nível do Conhecimento.
  • Descrição Conhecimento Nível 2: será gravado a descrição do segundo nível do Conhecimento.
  • Descrição Conhecimento Nível 3: será gravado a descrição do terceiro nível do Conhecimento.



Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido no menu Customizado do TOTVS Educacional o cadastro de Ambientes Pedagógicos.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Código (obrigatório): será gravado o código do Conhecimento.
  • Descrição (obrigatório): será gravado a descrição do Conhecimento.
  • Tipo (obrigatório): O tipo do Ambiente Pedagógico poderá ser:

Máquinas

Equipamentos

Ambientes Pedagógicos

Material Didático

Máquinas, Equipamentos, Instrumentos e Ferramentas

Ferramentas e Suprimentos

Instrumentos

Materiais

Equipamentos, Ferramentas e Instrumentos

Recursos Didáticos

Mobiliário

Observações/Recomendações


Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido um anexo customizado no TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta – Matrizes Curriculares.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Competência (obrigatório): um lookup onde o usuário irá selecionar a Unidade de Competência (Detalhada no Requisito 1) desejada para ser inserida na Matriz Curricular.

Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido um anexo customizado no TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta – Disciplinas.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Competência (obrigatório): um lookup onde o usuário irá selecionar a Unidade de Competência (Detalhada no Requisito 1) desejada para ser inserida na Disciplina.

Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido um anexo customizado no TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta – Disciplinas.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Fundamentos Técnicos Científicos (obrigatório): um lookup onde o usuário irá selecionar o Fundamento Técnico Científico (Detalhada no Requisito 2) desejada para ser inserida na Disciplina.

Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido um anexo customizado no TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta – Disciplinas.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

Capacidades Técnicas (obrigatório): um lookup onde o usuário irá selecionar a Capacidade Técnica (Detalhada no Requisito 3) desejada para ser inserida na Disciplina.


Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido um anexo customizado no TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta – Disciplinas.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

Capacidades Técnicas (obrigatório): um lookup onde o usuário irá selecionar a Capacidade Técnica (Detalhada no Requisito 3) desejada para ser inserida na Disciplina.


Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido um anexo customizado no TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta – Matrizes Curriculares – Anexo Período – Anexo Disciplinas da Matriz Curricular – Anexo Conhecimentos.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Código Conhecimento(obrigatório): um lookup onde o usuário irá selecionar o Conhecimento (Detalhada no Requisito 5) desejada para ser inserida na Disciplina da Matriz Curricular.
  • Aba Capacidades: o usuário poderá inserir N Capacidades, Técnicas ou de Gestão.


Pré-requisitos

Não se aplica.


Detalhamento do Processo

Foi desenvolvido um anexo customizado no TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta – Matrizes Curriculares – Anexo Período – Anexo Disciplinas da Matriz Curricular – Anexo Capacidades Ambientes Pedagógicos.

O usuário poderá inserir, editar e excluir os registros dessa entidade. Os seguintes campos estarão disponíveis para edição:

  • Cód. Ambiente Pedagógico (obrigatório): um lookup onde o usuário irá selecionar o Ambiente Pedagógico (Detalhado no Requisito 6) desejada para ser inserida na Disciplina da Matriz Curricular.



Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Ao acessar a visão de turma do do SGE o usuário terá acesso às informações de Data Início, Data término, quantidade de alunos matriculados, prédio, bloco e sala da turma.


Detalhamento do processo


  • Data de início: Será apresentada a data de início da turma recuperada do campo STURMA.DTINICIAL.


  • Data término: Será apresentada a data de término da turma recuperada do campo STURMA.DTFINAL.


  • Alunos matriculados: A tabela SMATRICPL registra as matrículas de alunos por Período Letivo, desta forma, a partir do código da turma e período letivo identificado no Cadastro de Turmas será recuperado o código da turma (CODTURMA) e o Período Letivo (IDPERLET) na tabela SMATRICPL. O número de registros filtrados será somado e apresentado na coluna Alunos Matriculados.


  • Prédio: Será recuperado o prédio da turma do campo STURMA.CODPREDIO e apresentará o nome do Prédio disponível em SPREDIO.NOME.


  • Bloco: Será recuperado o bloco da turma do campo STURMA.CODBLOCO e apresentar a descrição disponível em SBLOCO.DESCRICAO.


  • Sala: Será recuperada a sala da turma do campo STURMA.CODSALA e apresentar a descrição disponível em SSALA.DESCRICAO.


Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Anexo customizado no cadastro de Plano de Aula para que o usuário defina a "Estratégia de ensino".


Detalhamento do processo


Ao acessar TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas | Anexo Plano de Aula | Anexo Estratégia de Ensino o usuário visualizará um campo texto para que registre a informação pertinente à este plano de aula. Ao clicar em salvar os dados informados serão registrados em uma tabela customizada.


Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Campo customizado no cadastro de Plano de Aula (Portal) para que o usuário defina a "Estratégia de ensino".


Detalhamento do processo


Ao acessar o cadastro de Plano de aula situado em Portal | Educacional | Professor | Diário de Classe | Plano de Aula , o usuário consegue visualizar o novo campo “Estratégia de ensino”.


Quando o usuário clicar em "Editar" o plano de aula, a tela apresentará um campo texto chamado “Estratégia de ensino” que permite ao usuário preencher esta informação. Os dados informados neste campo são gravados em uma tabela customizada associada ao plano de aula. 



Pontos de Atenção

  • O campo “Estratégia de ensino” não é incluído no processo padrão de gerar planos de aula.
  • A estratégia de ensino não está disponível na visão do aluno / responsável: Portal | Acadêmico | Plano de aula.
  • O campo “Estratégia de ensino” não é incluído na visão do plano de aula do aluno (novo Portal do aluno).
  • O valor inferido à este campo é exibido somente no grid da página referente ao plano de aula.

Pré-requisitos

Não se aplica.


Descrição do processo

Campo customizado no cadastro de Plano de Aula (Portal) para que o usuário defina a Estratégia de ensino.


Detalhamento do processo

Ao acessar o menu de Plano de aula situado em Portal do professor | Plano de Aula e expandir o registro de Plano de Aula, o usuário consegue visualizar o novo campo Estratégia de ensino. Ao Editar o plano de aula, será possível preencher o campo Estratégia de ensino. Os dados informados neste campo são gravados em uma tabela customizada associada ao plano de aula. 



Ao executar o processo de cópia de plano de aula é possível copiar os dados do campo estratégia de ensino;





Pontos de Atenção

  • O campo Estratégia de ensino não é incluído no processo padrão de gerar planos de aula.
  • O campo Estratégia de ensino não é incluído na visão do plano de aula do aluno (novo Portal do aluno).

Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Processo customizado que viabiliza a cópia da Estratégia de Ensino para outras aulas via Portal.



Detalhamento do processo


O usuário deve acessar Portal | Educacional | Professor | Diário de Classe | Plano de Aula | Copiar Estratégia de Ensino. Para executar este processo o usuário necessariamente deve selecionar apenas um único registro de plano de aula dentre a lista visível na grid. Além disso, o registro obrigatoriamente deve ter uma estratégia de ensino vinculada. Caso essas premissas não sejam atendidas será emitida uma mensagem de acordo com o problema encontrado: "Selecione uma aula" ou “Não é permitido selecionar mais de um registro para executar este processo” ou “Não é permitido selecionar um plano de aula sem estratégia de ensino vinculada para executar este processo”.



Assim que a tela do processo customizado é aberta o usuário tem 3 opções com seleção exclusiva:



  • Copiar “estratégia de ensino” para as aulas em sequência:

    São exibidas todas as próximas aulas referentes à turma/disciplina baseado no número da aula selecionada. Ou seja, caso o usuário tenha selecionado o registro com o campo AULA = 3, são exibidos todos os registros de plano de aula da turma/disciplina cuja a aula seja maior que 3. Todas as aulas são apresentadas com o checkbox marcado, mas o usuário tem a opção de desmarcar os registros que desejar.


  • Copiar “estratégia de ensino” para a próxima aula:

    É exibida somente a próxima aula referente à turma/disciplina baseado no número da aula selecionada. Ou seja, caso o usuário tenha selecionado o registro com o campo AULA = 3, é exibido somente o registro de plano de aula da turma/disciplina cuja a aula seja igual a 4. Esta aula é apresentada com o checkbox marcado e não é possível desmarcá-lo.


  • Copiar “estratégia de ensino” para outra turma/disciplina:

    O campo Turma/Disciplina é habilitado para que o usuário selecione a turma/disciplina cujo os planos de aula serão afetados pela customização. Somente são visíveis as turmas/disciplinas que atendam os seguintes pré-requisitos: (1) Disciplina seja a mesma vinculada entre a turma/disciplina do plano de aula de origem e destino e (2) o professor deve estar vinculado à algum plano de aula de uma turma/disciplina que atenda o primeiro pré-requisito. Os planos de aulas que atendem as premissas acima são listados somente quando a turma/disciplina é escolhida. Todas as aulas são apresentadas com o checkbox marcado, mas o usuário tem a opção de desmarcar os registros que desejar.


Ao clicar em Executar a rotina customizada copia para a(s) aula(s) marcada(s) a estratégia de ensino da aula de origem.


Pontos de Atenção

Pontos de atenção:

  • O processo “Copiar estratégia de ensino” não é incluído na visão do plano de aula do aluno (novo Portal do aluno).
  • O campo de turma/disciplina é habilitado somente se a escolha for igual a “Copiar estratégia de ensino para outra turma/disciplina”.

Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Processo customizado de matrícula que permitirá ao usuário matricular vários alunos simultaneamente em uma Turma, podendo escolher entre matricular no Curso/Habilitação e Período Letivo ou somente no Período Letivo e tendo acesso aos campos complementares habilitados para o Curso/Habilitação e Período Letivo.


Detalhamento do processo


Para execução deste processo o usuário deverá passar pelas seguintes etapas:

  • Selecionar aluno(s):

    O usuário poderá selecionar um ou mais alunos da grid do cadastro de Alunos e então executar o processo customizado “Matricular Aluno(s)”.

  • Selecionar Tipo de matrícula

    Em seguida o usuário definirá qual o tipo de matrícula será realizada: (1) Matricular no Curso/Habilitação e no Período Letivo e (2) Matricular no Período Letivo.

    Caso o usuário selecione a primeira opção, a customização criará um registro na SHABILITACAOALUNO (Anexo Cursos/Habilitação do cadastro do Aluno), SMATRICPL (Anexo Matrículas no Período Letivo do cadastro do Aluno) e SMATRICULA (Anexo Matrícula em Disciplinas dentro do Anexo Matrículas no Período Letivo).

    Caso o usuário selecione a segunda opção, a customização criará um registro na SMATRICPL (Anexo Matrículas no Período Letivo do cadastro do Aluno) e SMATRICULA (Anexo Matrícula em Disciplinas dentro do Anexo Matrículas no Período Letivo). Para que esta segunda opção seja concluída com sucesso é obrigatório que os Alunos selecionados já possuam um registro na SHABILITACAOALUNO (Anexo Cursos/Habilitação do cadastro do Aluno) para o Curso da Turma selecionada na segunda etapa deste processo. Se não for identificado este relacionamento será emitida a seguinte mensagem para os Alunos ao término do processo “Necessário realizar Matrícula no Curso/Habilitação”.

  • Selecionar o Período Letivo e Turma:

    Na primeira tela do processo o usuário deverá selecionar o período letivo que deseja realizar a matrícula. Serão listados apenas os períodos letivos com o campo “Período letivo encerrado” desmarcado (SPLETIVO.ENCERRADO = N) e cuja as datas de início (SPLETIVO.DTINICIO) e término (SPLETIVO.DTFIM) compreendam a data atual do sistema.Somente após a seleção do período letivo o campo turma será habilitado para preenchimento. Serão listadas somente turmas cujo o período letivo (STURMA.IDPERPET) seja o mesmo selecionado no campo período letivo (SPLETIVO.IDPERLET) desta tela.Após o preenchimento destes 2 campos a customização apresentará os campos curso, habilitação, matriz curricular e turno preenchidos com os dados relacionados à turma selecionada, sem possibilidade de edição.Além disso, haverá os campos Situação de matrícula, Tipo de matrícula e Data de matrícula passíveis de alteração. Os campos de Situação e Tipo apresentarão o default parametrizado em TOTVS Educacional | Ambiente | Parâmetros | TOTVS Educacional | Matrícula | Geral 1/2. O campo de Data apresentará a data atual do sistema como default. Para avançar de etapa os campos Período Letivo, Turma, Data e Situação de matrícula deverão estar preenchidos.
    Somente se a opção realizada na etapa anterior for igual a "Matricular no Curso/Habilitação e Período Letivo" será possível editar os valores dos campos "Data ingresso", "Tipo de Ingresso" e "Campus" tendo em vista que estes campos são pertinentes ao Curso/Habilitação do Aluno.

  • Selecionar as Disciplinas:

    Na tela seguinte haverá uma grid com a lista de disciplinas vinculadas à Turma definida anteriormente. O usuário terá a opção de manter ou remover Disciplinas para a matrícula. Além disso, o usuário poderá alterar a Situação e Tipo de Matrícula. Essas informações serão carregadas com os defaults parametrizados em TOTVS Educacional | Ambiente | Parâmetros | TOTVS Educacional | Matrícula | Geral 1/2.

  • Campos complementares

    Após a seleção do tipo de matrícula a ser realizada a customização apresentará os campos complementares de acordo com o tipo definido.

    Se o usuário tiver optado pela opção 1 na tela anterior, será apresentada uma tela com os campos complementares disponíveis para Curso/Habilitação no Nível de Ensino logado. Ao avançar mais uma vez, serão apresentados os campos complementares disponíveis para Matrícula no Período Letivo no Nível de Ensino logado.

    Contudo, se o usuário tiver optado pela opção 2 na tela anterior, será apresentada apenas a tela com os campos complementares disponíveis para Matrícula no Período Letivo no Nível de Ensino logado.



Ao concluir todos estes passos o usuário deverá clicar em Executar. Assim, a rotina nativa para registro da matrícula do aluno será acionada sendo que este processo customizado estará suscetível à todas as validações nativas do sistema para registro do Curso/Habilitação e Matrícula no Período Letivo.

Caso ocorra qualquer situação que impeça a conclusão da matrícula, o processo customizado não armazenará os dados digitados pelo usuário para execução do processo, sendo necessário nova digitação em tentativas futuras de matrícula do(s) aluno(s).

Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Interferência customizada que será realizada no cadastro de Turma para validação do campo “Data inicial” de acordo com a data inicial da Matriz Curricular associada.


Detalhamento do processo


No momento que o usuário clicar no botão Salvar do cadastro de Turma a customização validará se o parâmetro "Valida data inicial da Turma" está marcado. Se sim, a customização deverá considerar se a data preenchida no campo "Data inicial" da Turma é igual ou superior ao campo "Data inicial" da Matriz Curricular vinculada à esta Turma. Se porventura a data seja anterior, a customização emitirá uma mensagem de consistência e não permitirá que o registro seja salvo. Se o parâmetro estiver desmarcado, nenhuma validação customizada será realizada.



Importante:


- Caso já exista algum registro de Turma cuja a data inicial seja anterior à data da Matriz Curricular, a validação só ocorrerá no momento que o usuário clicar no botão salvar desta Turma novamente.