Figura 1 - Processo de implantação


Na figura 1 podemos ver o processo de implantação do aplicativo Retenção de Alunos, que está detalhado abaixo:

1) Instalação e configuração do Carol Conector (2C)

Inicialmente é necessário instalar e configurar o Carol Conector (2C) para acessar a fonte de dados que será utilizada. Embora o 2C permita que outros tipos de fontes de dados sejam utilizados, o Retenção de alunos já está preparado para se integrar, de forma nativa, ao ERP de gestão educacional TOTVS. Clique aqui e saiba mais.

2) Envio dos dados para a CAROL (2C)

Nesta etapa as informações das fontes de dados utilizadas serão enviadas para CAROL, especificamente para as Staging Tables. Outro detalhe importante é que este é um processo contínuo, ou seja, após a carga inicial, o 2C deverá continuar em execução para que o Retenção de Alunos continue recebendo as atualizações dos alunos da instituição.

3) Processo de qualidade dos dados

Neste ponto são executadas regras para se extrair das Staging Tables as informações realmente úteis para a aplicação. Estas regras já foram definidas previamente na plataforma CAROL, quando o Retenção de Alunos foi desenvolvido, e as informações tratadas serão copiadas para os Data Models.

4) Parametrização do app

Nesta etapa, devem ser configurados os parâmetros da aplicação conforme as especificidades de cada instituição de ensino. Esta parametrização é importante pois constitui o meio pelo qual a solução entende o contexto em que a instituição se insere e gera os resultados conforme a realidade do cliente. Clique aqui e saiba mais.

5) Geração do modelo preditivo

Utiliza inteligência artificial para identificar padrões de comportamento dos estudantes a partir da análise das informações existentes nos Data Models. Clique aqui e saiba mais.

6) Geração da lista e perfis de prováveis evasores

Utiliza o modelo preditivo gerado para recomendar uma lista de estudantes que potencialmente possam evadir, agrupando estes possíveis evasores em grupos com características semelhantes. Clique aqui e saiba mais.

7) Ações de retenção

Finalmente, a instituição poderá utilizar o Retenção de Alunos para avaliar o cenário dos potenciais alunos evasores e planejar as ações de retenção.



  • Sem rótulos