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  • DT Envio e Processamento de arquivos para protesto eletrônico

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01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Financeiro
Função:Envio de arquivo para protesto eletrônico
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAFIN-1971


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Foi desenvolvido processo de trocar de arquivos de protesto eletrônico de clientes.

03. SOLUÇÃO

Desenvolvido o componente "Envio de Arquivo para Protesto Eletrônico" (FGRFP033) que centraliza todos os envios (Centralizado, Desistência, Cancelamento e Autorização de Cancelamento). Desenvolver também processo que efetue o recebimento, leitura e processamento de arquivos recebidos pela empresa de protesto.


Manutenção da Regra

Imagem 1 - A "Configuração do Processo Eletrônico" (FGRFM043) é um componente de definição de regras para envio e retorno de arquivos.

Imagem 2 - Na imagem acima, temos um exemplo de "Tipos de Documento que Podem ser Enviados - Filtro" que carrega o componente GLBFL090, para o usuário realizar a seleção dos documentos desejados e confirmar.

Imagem 3 - Na imagem acima é mostrado que ao realizar a seleção das opções, no processo anterior, pode-se observar que no quadro "Descrição do Conteúdo" é mostrado as opções que foram selecionadas pelo usuário. No quadro "Observação do Item" é mostrada uma descrição a respeito da regra.

Imagem 4 - Na imagem acima, temos um exemplo de uma regra que não necessita de uma lista de opções, informando somente o valor do conteúdo da regra.

Imagem 5 - Na imagem acima, temos um exemplo de campo com uma opção antes do preenchimento do valor do conteúdo. Na regra "Tipo de Cobrança na Fatura ao Enviar" o usuário optou por "Alterar", podendo assim preencher do valor desejado no campo conteúdo. No campo "Código do Portador na Fatura ao Enviar" o usuário optou por "Manter" e desta maneira, ele não precisa sugerir um portador para alteração. No quadro "Histórico de alteração" é mostrado um histórico com as ultimas alterações ocorridas para cada campo.

Imagem 6 - Na imagem acima, temos um exemplo no campo de observação, onde o usuário poderá informar o descritivo que deseja gravar na fatura ao enviar o titulo para protesto.

Imagem 7 - Na imagem acima, temos um exemplo de campo com valor de conteúdo definido por um caminho de arquivo.

Imagem 8 - Na imagem acima, é mostrado a seleção do caminho de arquivo.

Imagem 10 - Na imagem acima, é demonstrado os campos de caminhos de arquivos corretamente preenchidos.

Lista/Manutenção Empresa de Envio Protesto Eletrônico



Imagem 1 - Componente "Lista/Manutenção de Empresa Envio Protesto Eletrônico" (FGRFM045) criado para relacionar as empresas que terão títulos enviados para protesto eletrônico. Para inserir uma nova empresa, clicamos no botão " + " ou a tecla de atalho F5.


Imagem 2 - Uma nova linha será adiciona para inserir a empresa que terá os títulos enviados e a empresa que enviará os títulos.


Imagem 3 - No exemplo da imagem acima, informamos que a empresa 13 terá seus títulos enviados para protesto pela empresa 17. Salvamos esta alteração clicando no botão "Salvar" ou a tecla de atalho F3.


Imagem 4 - A empresa 17 também é responsável pelos envios dos títulos das empresas 01, 03, 06, da própria 17 e agora da empresa 13 recém adicionada.

Manutenção de Municípios IBGE

No componente FGRFM046, para importar a lista de municípios padrão utilizada no protesto eletrônico, utilize o botão "Importar município".

Imagem 1 - FGRFM046 - Lista de Municípios do IBGE importada.

Obs.: Após realizar a importação, o botão não ficará mais disponível e toda a alteração necessária deverá ser realizada no componente FGRFM046.

Imagem 2 - FGRFM046 - Exemplo de consulta por comarca.

A manutenção das informações ficará sob responsabilidade do usuário, que receberá informações do IEPTB sobre as atualizações que devem ser realizadas.

Quando o município possui comarca (comarca e município iguais), os tipos de situações que devem ser selecionadas são: Atendida ou Não atendida.

Quando a comarca é em outro município (comarca diferente do município), os tipos de situações que devem ser selecionadas são: Atendida/Integrante ou Não atendida/Integrante.

Apresentação do Componente Envio de Arquivo para Protesto Eletrônico

Imagem 1 - Componente "Envio de Arquivo para Protesto Eletrônico" (FGRFP033) criado para realizar o envio de arquivo para protesto eletrônico.

Imagem 2 - Em destaque o quadro "Filtro para envio de arquivo" onde serão filtradas as faturas de acordo com a informações da regra e das informações inseridas pelo usuário.

Imagem 3 - Assim como foi configurado anteriormente no componente "Lista/Manutenção de Empresa Envio Protesto Eletrônico" (FGRFM045) o usuário logado na empresa 17, pode filtrar as faturas que pertencem as empresas, 01,03,06, 13, além da própria 17.

Imagem 4 - No quadro "Caminho do Arquivo" temos o caminho da pasta onde o arquivo de envio será salvo e também o nome do arquivo, no exemplo da imagem acima o arquivo gerado terá o nome "B0002201.191" que segue a regra estabelecida pelo IEPTB para nomenclatura.

Imagem 5 - No quadro "Tipo arquivo" temos o tipo do arquivo a ser gerado, o que influência no nome do arquivo, na contagem de envio (cada tipo de arquivo pode ter o máximo de 9(nove) envios diários) e também no layout utilizado para geração do arquivo.

Imagem 6 - No quadro "Fatura envio pendência protesto" temos as faturas que após a filtragem, são elegíveis ao envio para o protesto eletrônico.

Imagem 7 - No quadro "Fatura descartada envio" temos as fatura que após a filtragem NÃO são elegíveis ao envio para protesto eletrônico, devido a 3 (três) possíveis motivos: código IBGE do município não encontrado, comarca do município não atendida e não atendida/integrante. 

Imagem 8 - Em destaque o botão "Regra..." que chama o componente "Configuração do Protesto Eletrônico" (FGRFM043) para que o usuário possa fazer de forma ágil, alguma modificação ou a simples conferência da regra para geração do arquivo de envio para protesto eletrônico.

Geração do Arquivo de Envio para Protesto Eletrônico - Arquivo Centralizado

Imagem 1 - Para geração do arquivo de envio para protesto eletrônico, devemos começar pelo filtro das faturas clicando no botão "Filtro...".

Imagem 2 - O "Filtro de Fatura" (FCRFF004) será chamado para informarmos os filtros, no exemplo acima temos a data de vencimento já preenchida não sendo possível sua alteração, isto acontece devido a uma condição cadastrada na regra.

Imagem 3 - Na "Configuração do Protesto Eletrônico" (FGRFM043) temos que o número de dias de carência e o prazo máximo de vencimento das faturas estão configurados, fazendo com que o filtro do vencimento das faturas tenha que respeitar esta regra.

Imagem 4 - Por padrão os campos "Portador", "Tipo documento" e "Tipo cobrança" são habilitados para o usuário informar o filtro que desejar, porém, caso estes campos sejam configurados na regra do envio teremos outro comportamento.

Imagem 5 - De volta ao componente de Configuração, foram alterados os campos que atingem os filtros, conforme destaque na imagem acima.

Imagem 6 -Como resultado da configuração da regra, os filtros agora serão desabilitados para que sejam respeitadas as alterações, conforme demonstra a imagem acima.

Imagem 7 - Com o filtro devidamente configurado seja por regra ou por preenchimento dos filtros, fizemos a consulta que nos trouxe as faturas mostrada na imagem acima. Nota-se que existe uma fatura descartada pelo motivo de "Não atendida/integrante". Com as faturas listada o usuário ainda poderá fazer alterações na regra de envio clicando no botão "Regra...".

Imagem 8 - No exemplo da imagem acima temos que as regras para tipo de cobrança e código do portador ao enviar estão configurada para "MANTER" isto é ao enviar o arquivo as informações das faturas se manterão as mesmas. Temos ainda que não deverá ser gravado uma observação na fatura enviada.

Imagem 9 - No exemplo da imagem acima temos alterações na configuração dos campos, agora ao enviar o arquivo a fatura terá o tipo de cobrança alterado para 15, o código do portador será alterado para 10 e a fatura terá uma observação gravada.

Imagem 10 - Após todas as configurações realizadas iremos selecionar uma fatura para gerar o arquivo de envio para protesto eletrônico, clicando no botão "Gerar arquivo".

Imagem 11 - Mensagem de arquivo gerado com sucesso com o caminho onde o arquivo foi salvo.

Imagem 12 - Ao consultarmos a fatura enviada veremos as alterações determinadas pela regra anteriormente cadastradas. O portador foi alterado para o portador "10 - TESTE", o tipo da cobrança foi alterado para "Em cartório" que corresponde ao tipo 15 e a observação poderá ser visualizada ao clicar no botão "Observação...".

Imagem 13 - Podemos confirmar a observação gravada na fatura conforme a regra configurada, também temos um histórico automático que descreve o ciclo da fatura.

Imagem 14 - No componente de envio podemos notar no destaque que o próximo arquivo gerado terminará com 2(dois), esta é uma regra que delimita os envios a 9(noves) diários, por tipo de arquivo.

Imagem 15 - No exemplo da imagem acima temos o limite diário de envios de arquivo do tipo "Centralizado" atingido, onde uma mensagem será mostrada ao usuário para confirmação. Desta maneira o usuário terá ainda a opção de enviar os tipos Desistência, Cancelamento e Autorização de cancelamento, até o próximo dia.

Proteção das faturas que ja foram enviadas ao Cartório IEPTB

Foram feitas modificações em todos os componentes que permitem alteração de faturas, essas modificações protegem as faturas que já estão em protesto não permitindo que o usuário possa fazer alterações ou manutenções nestas faturas.

Abaixo alguns exemplos de componentes que foram modificados.


Imagem 1 - Como é mostrado na imagem acima no componente FCRFP089 - Transferência de Dívida, foram listadas uma certa quantidade de faturas.


Imagem 2 - Como é mostrado na imagem acima a tentativa de seleção de todas as faturas de uma vez, será apresentada uma mensagem informando que existem faturas em processo de protesto não permitindo a seleção das faturas que estão em protesto.


Imagem 3 - Após dar um OK na mensagem a seleção apenas acontecerá nas faturas que não estão em protesto e que podem sofrer algum tipo de alteração.


Imagem 4 - Como é mostrado na imagem acima no componente FCRFM019 - Requerimento de Manutenção de Fatura, também foram listadas uma certa quantidade de faturas.


Imagem 5 - Como é mostrado a acima a mesma mensagem do componente da imagem 2 quando e feito a tentativa de seleção de todas as faturas de uma vez.


Imagem 6 - Imagem 3 - Após dar um OK na mensagem ele fará a seleção apenas nas faturas que não estão em protesto e que podem sofrer algum tipo de alteração.

Retorno de Títulos que foram enviados para Protesto Eletrônico

Quando forem enviados títulos para protesto eletrônico, o IEPTB, após recebimentos destes dados, irá gerar protocolos para estes registros e devolver um primeiro arquivo, contendo as informações destes títulos, juntamente com os protocolos gerados, para processamento dentro do sistema. Este arquivo, sera o arquivo de "CONFIRMAÇÃO".

Imagem 01 - Na imagem acima, podemos notar que esta sendo realizado o retorno de um arquivo "Confirmação" através do componente (FGRFP034 - Retorno do Protesto Eletrônico de Título). Este arquivo possui duas faturas de clientes diferentes e para cada fatura, foi devolvido um número de protocolo e data. Em foco esta a fatura 10 referente ao cliente 18389, veja que para este registro foi devolvido um valor de Custas de Cartório, no valor de R$20,00.

Imagem 02 - Em seguida podemos observar a fatura referente ao cliente 18390, onde a mesma possui um valor de Custas de Cartório informado de R$30,00. Efetuaremos o processamento deste arquivo clicando em "Processar".

Imagem 03 - Após processado o arquivo, podemos notar que ao consultar a fatura referente ao cliente 18389 foi gerada uma nota de débito, parcela 201 referente ao valor de custas de cartório.

Imagem 04 - Ao consultar a fatura referente ao cliente 18390, foi gerado a sua nota de débito, no valor informado de custas de cartório, no processamento do arquivo.

Imagem 05 - Notemos que agora, depois que o cartório recebeu os títulos e efetuou o protesto dos clientes enviados, nos devolveu um arquivo de retorno, contendo a ocorrência "PROTESTADO", juntamente com a data desta ocorrência. Será processado o arquivo de retorno. 

Imagem 06 - Notemos que o arquivo foi devidamente processado.

Imagem 07 - Na imagem acima, efetuamos a leitura de um novo arquivo, contendo a ocorrência de "Pagamento", pode-se observar que o VL.PAGO da fatura referente ao cliente 18389 é de R$120,00. Trata-se da soma o valor total da fatura mais as notas de débito que o cartório cobrou para a mesma.

Imagem 08 - Ao selecionarmos a fatura referente ao cliente 18390 temos o VL.PAGO de R$230,00. Onde foi somado o valor total da fatura mais as notas de débito para a mesma. Clique em "Processar".

Imagem 09 - Como podemos observar foi processado corretamente o arquivo de retorno.

Imagem 10 - Notemos que ao consultar a fatura do cliente 18389 a mesma foi liquidada corretamente.

Imagem 11 - Na imagem acima, como pode-se observar, ao detalhar a parcela de nota de débito, a mesma também foi liquidada.

Imagem 12 - Ao consultar a fatura referente ao cliente 18390 a mesma foi liquidada corretamente.

Imagem 13 - Observemos que a nota de débito desta fatura, também foi liquidada.

Imagem 14 - Ao consultar as informações de baixa de uma das faturas, notemos que foi gerada corretamente a liquidação referente ao processo. Lembrando que a conta de movimentação informada na liquidação, é carregada da configuração da regra dentro do componente FGRFM043.

Imagem 15 - Ao realizar a consulta na movimentação da conta, podemos observar que os valores de baixa realizados anteriormente foram corretamente lançados. Vale lembrar, que o histórico de movimentação deste processo, também é configuravel, através do componente FGRFM043.

Envio e Retorno de Títulos de "Desistência", "Cancelamento" e "Autorização de Cancelamento" no Protesto Eletrônico.

Imagem 01 - Notemos que foi gerado o arquivo de Desistência, onde o mesmo foi gerado no caminho configurado através do componente FGRFM043.

Imagem 02 - Ao abrirmos o componente FGRFM043, observemos que está configurado o "Envio desistência", onde o tipo de cobrança deverá ser alterado para 1 - SIMPLES, o código do portador deverá ser alterado para 2 e deverá também ser gravada a observação "Envio para desistência OK" na fatura.

Imagem 03 - Ao realizar a consulta da fatura através do componente FCRFM001, podemos observar que o portador da mesma foi alterado para o valor configurado, bem como o tipo de cobrança. Para conferir os dados de observação desta fatura, basta clicar em "Observação".

Imagem 04 - Notemos que foi gerada corretamente a observação desta fatura após o processo de envio para desistência.

Imagem 05 - Em seguida foi realizado o processamento do retorno da retirada do titulo anterior, notemos que foi processado normalmente o arquivo.

Imagem 06 - Ao conferir as configurações de retorno da desistência do protesto, notemos que deverá ser alteado o tipo de cobrança para 0 - Não está em cobrança, o código do portador na fatura como 11 e deverá também ser gravada a observação como "Retorno de desistência OK".

Imagem 07 - Novamente ao consultar a fatura. agorá já feito o processo de retorno de desistência de protesto, observemos que foram alterados os campos "Portador e Tipo cobrança", para os valores configurados. Para conferir a observação desta fatura, clique em "Observação".

Imagem 08 - Ao consultar os dados de observação da fatura, temos a observação desta fatura na qual foi configurada também através do componente FGRFM043.

Imagem 09 - Ao abrir o componente FGRFM043, podemos notar que foi realizada a configuração do envio de cancelamento. Onde ao gerar o envio de cancelamento deverá ser alterado na fatura, o tipo de cobrança para 98, o código do portador para 11 e deverá gravar na observação da fatura a informação "Envio para cancelamento OK".

Imagem 10 - Então ao abrir a fatura e detalhar os dados da mesma, podemos observar que seu portador se encontra como 3 e seu tipo de cobrança se encontra como "Em cartório".

Imagem 11 - Para que seja gerado o arquivo de cancelamento deve-se buscar uma fatura na qual tenha sido protestada e não esteja paga no sistema. O tipo de arquivo deverá estar como "Cancelamento". Ao filtrar a fatura, marque a mesma e clique em "Gerar arquivo".

Imagem 12 - Podemos notar que foi gerado corretamente o arquivo no caminho configurado através do componente FGRFM043.

Imagem 13 - Ao conferir as informações de portador e tipo de cobrança da fatura, podemos observar que foi alterado corretamente conforme configuração. Para verificar as informações da observação gravada nesta fatura, basta clicar em "Observação".

Imagem 14 - Ao detalhar a observação desta fatura podemos notar que foi gravado corretamente a observação como "Envio para cancelamento OK".

Imagem 15 - Notemos que ao abrir a configuração do protesto eletrônico, foram configuradas as informações de tipo de cobrança para 0 - Não está em cobrança, portador da fatura para 1020 e a observação a ser gravada na fatura como "Retorno de cancelamento OK".

Imagem 16 - Para que possa ser processado o arquivo de retorno do cancelamento, informe o caminho onde se encontra o arquivo, ao ser listado verifique se a ocorrência é de protesto cancelado, em seguida clique em "Processar".

Imagem 17 - Efetuado a leitura do arquivo de retorno, contendo a ocorrência de protesto cancelado, arquivo foi processado com sucesso.

Imagem 18 - No componente FGRFP033 será gerado o arquivo de Autorização de cancelamento, onde deverá ser filtrado registro no qual esteja protestado e o mesmo tenha sido recebido na empresa. Assim ao listar o registro, marque-o e clique em "Gerar arquivo".

Imagem 19 - Assim o arquivo será gerado corretamente no caminho no qual foi configurado.

Imagem 20 - Notemos que após a autorização do cancelamento realizada anteriormente, estamos processando o retorno desta autorização. Veja que a empresa de protesto ira retornar a ocorrência "Protesto de banco cancelado".

Imagem 25 - Como podemos observar, arquivo foi processado com sucesso.

Consulta de Títulos que Foram Enviados e Processados no Processo de Protesto Eletrônico.

Foi desenvolvido novo componente, para consulta das informações enviadas e retornadas de protesto eletrônico. Foi criado o componente (FGRFC030 - Consulta/Agendamento de fatura em protesto eletrônico).

Imagem 1 - Na imagem acima, como podemos observar, no novo componente de consulta, temos os filtros padrões de faturas em protesto e componente também possibilitará como filtro, o botão "Comarca", que carregará o componente (FGRFL092 - Consulta Comarca IBGE) para realização do filtro de fatura por comarca.

Também será possível efetuar o filtro de estágio, clicando no botão "Estágio", sistema irá carregar o componente GARFL009 trazendo os estágios para serem filtrados. Por padrão, componente já vem carregado filtrando todos os estágios.

Imagem 2 - Na imagem acima, como podemos observar, ao clicar no botão comarca, sistema irá carregar o componente FGRFL092, para ser efetuado o filtro por seleção das comarcas desejadas. Podendo ser consultadas pelo nome da comarca. Basta consultar a comarca desejada, selecionar e depois confirmar.

Imagem 3 - Na imagem acima, como podemos observar, ao clicar no botão confirmar, na janela anterior, sistema devolveu o código da comarca de Cianorte para o filtro.

Imagem 4 - Na imagem acima, ao clicar no botão estágio, sistema carregou o componente GARFL009 para ser efetuado o filtro de estágio. Ao confirmar nesta janela, sistema ira devolver a informação ao componente FGRFC030 e será possível efetuar a consulta, com base nos estágios filtrados.


Imagem 5 - Notemos que foi aberto o componente (FGRFC030 - Consulta/Agendamento de fatura em protesto eletrônico).

Efetuamos um filtro, para buscar uma fatura que foi enviada para protesto eletrônico e após o envio e processamento do arquivo de confirmação, geramos uma desistência deste protesto para esta fatura e após o envio, processamos o retorno desta desistência.

Observemos que as informações da mesma sobre seu estágio se encontram corretamente atualizadas.

Imagem 6 - Para que possa ser impresso os dados listados em tela, da consulta realizada, basta pressionar F6 ou clicar no botão de impressão, assim será aberto o componente FGRR036 "Relatório de Faturas em Protesto Eletrônico". Clique em "Imprimir".

Imagem 7 - Como podemos observar foi gerado corretamente o relatório de faturas em protesto eletrônico.

Imagem 8 - No exemplo acima, efetuamos a consulta de um registro que teve seu cancelamento efetivado. Isto depois de efetuar a troca de arquivo. Na consulta efetuada, sistema nos informou que a fatura esta com estágio "Cancelamento efetivado". Dados corretamente validados.

Imagem 9 - Na imagem acima, efetuamos a consulta de um registro que foi atualizado, com informação de autorização de cancelamento, sistema retornou as informações corretamente.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Dentro do componente novo de consulta FGRFC030 - Consulta/Agendamento de fatura em protesto eletrônico, ainda será desenvolvido o processo de agendamento. Onde o usuário poderá selecionar os titulos desejados e realizar o agendamento destes titulos. Neste momento está implementado neste componente somente a consulta e impressão dos dados.