A entrada de dados é um processo de lançamento da folha de pagamento. Geralmente, os lançamentos representam o início de um novo período da folha, porém poderão também ser acrescentados dados a um período já existente, desde que seja o período corrente.
 
A entrada de dados destina-se aos lançamentos individuais, como faltas e outros eventos que não podem ser aplicados sem diferenciação a um grupo de funcionários.
 
Observação: Para lançamentos que são comuns a todos ou a um determinado grupo de funcionários, poderá ser utilizado o recurso de lançamentos de Grupo de Eventos.
 
É Possível "Ordenar" a visualização dos funcionários por "Nome" ou "Chapa" no momento da digitação do movimento.
 
É possível "Digitar" selecionando o funcionário por "Nome" ou "Chapa" completo no momento da digitação do movimento.
 
De acordo com os valores a serem lançados se já existirem no movimento poderá ser tomada as seguintes ações:

  • Ignorar - Os dados existentes no movimento não serão alterados.
  • Somar - Os valores digitados serão somados aos dados correspondentes no movimento.
  • Substituir - Os valores informados nos eventos substituirão os dados correspondentes no movimento.

A função do funcionário poderá ser visualizada selecionando o parâmetro "Mostra função do funcionário" e a situação sempre é visualizada no momento da digitação.
 
Ao selecionar o parâmetro "Informa total de minutos para eventos do tipo 'H'" será permitido lançar os eventos do tipo 'H' (hora) digitando total de minutos.
 
Exemplo: Ao lançar o evento horas normais com o valor 120 minutos serão pago ao funcionário 2 horas.
 
Habilitando o parâmetro "Ler próximo funcionário", os funcionários serão visualizados automaticamente de acordo com a seleção e efetuada pelo usuário.
 
Utilizando o recurso "Gravar digitação a cada funcionário", serão salvas as alterações a cada registro alterado. Este recurso visa evitar que algum incidente, como um pique de luz, comprometa o trabalho realizado quando estiver inserindo determinadas informações para vários funcionários.
 
Habilitando o parâmetro "Mostra Campo Referência", na tela de entrada de dados será apresentada ao lado da coluna "Valor" a coluna "Ref." (referência). Possibilitando informar valor de referência para evento do tipo "Ref" e "Valor", sendo que o mesmo utilizará este valor para tratamento em fórmulas ou utilizará este valor apenas como informativo. Para eventos do tipo Hora não será permitido informar "Ref", seguindo a mesma padronização do Envelope de Pagamento.
 
Observação: Para eventos do tipo Referência ou Dia quando informados valores nas duas colunas "Valor" e "Ref.", o sistema considerará o valor digitado na coluna "Ref", desconsiderando o que foi informado na coluna "Valor".
 
Habilitando o parâmetro "Usar Eventos Fixos", poderão ser selecionados alguns eventos para serem automaticamente mostrados na grade de entrada de dados quando um funcionário for selecionado, esta opção visa facilitar a digitação dos dados de vários funcionários que tenham para a competência em questão os mesmos eventos.
 
A "Forma de Seleção" poderá ser selecionada de acordo com a ordenação dos eventos fixados por ordem alfabética ou por ordem de código de eventos. Esta opção somente estará habilitada, quando selecionado o parâmetro "Usar Eventos Fixos".
 
Observação: Caso haja a opção pela ordenação por Código de Eventos, marcando os eventos e mude a ordenação para Alfabética, a seleção anterior será toda desmarcada e nova seleção deverá ser feita.
 
O campo "Selecione Eventos" possibilitará a informação do código do evento e este será marcado, na janela de Eventos Fixos, facilitando a marcação dos eventos que serão fixados para a entrada de dados. Deverá ser digitado o código do evento e clicar no ícone para marcar um evento fixado, para desmarcar deverá fazê-lo na janela de "Eventos Fixos" ou caso queira desmarcar todos, deverá desmarcar a opção "Eventos Fixos" e logo em seguida marcá-la novamente. Esta opção somente estará visível, quando habilitado o parâmetro "Usar Eventos Fixos".
 
Habilitando o parâmetro "Ler Ficha Financeira", os dados da ficha financeira do período corrente serão transportados para a janela de Entrada de Dados.
 
Atenção: Para evitar possíveis conflitos de informações, ao habilitar esta janela, o parâmetro 'Usar eventos fixos' ficará automaticamente desabilitado e vice versa.
 
Quando da digitação de novos eventos para o funcionário, serão apresentados todos os eventos gravados na Ficha Financeira e o parâmetro "Posiciona o cursor no final para inserção de novos eventos" marcado posicionará o cursor para digitação de novo evento no próximo registro em branco. Esta opção ficará habilitada quando estiver marcada a opção "Ler Ficha Financeira".
 
O parâmetro "Usa consistência através de soma" possibilitará consistir os dados digitados por uma soma realizada antes do início da digitação. Junto pode ser marcado o parâmetro "Somar chapa" e a consistência da soma incluirá também a chapa.
 
Neste caso, na janela de Entrada de dados, será disponibilizado o campo "Valor soma", que deverá ser, obrigatoriamente, preenchido.
 
Exemplo: Lançamento do evento 0002 – Dias Trabalhados com valor de 15 dias, para o funcionário 00001, o resultado para o campo Valor soma seria 18, ou seja, 2 + 15 + 1.
 
Atenção:

  • Quando habilitado o parâmetro "Mostra Campo Referência", sistema apresentará na tela de entrada de dados a coluna "Ref", porém os valores digitados nessa coluna não serão considerados para consistência de soma.
  • Ao confirmamos o parâmetro acima, os valores digitados em horas serão considerados como valores inteiros (sem máscaras) no valor da soma da movimentação.

Exemplo: Hora Extra - 008:25 será considerado o valor 825 no valor da soma da movimentação. Considerando o exemplo anterior: Lançamento do evento 0002 – Dias Trabalhados com valor de 15 dias e do evento 0082 – Hora Extra com o valor hora de 008:25 para o funcionário 00001, o resultado para o campo Valor soma seria 925, ou seja, 2 + 15 + 82 + 825 + 1.
O parâmetro "Completar o número da chapa com a esquerda" possibilitará a opção de ser preenchida ou não com um caractere à esquerda da chapa na digitação dos funcionários.
 
Exemplo:          

1) O Parâmetro Completar o número da chapa com à esquerda DESMARCADO:
Chapa do funcionário = 00001
O usuário deverá informar a chapa do funcionário completa = 00001
2) O Parâmetro Completar o número da chapa com 0 à esquerda MARCADO:
Chapa do funcionário = 00001
Tamanho da chapa = 5 e máscara = #####
O usuário deverá informar apenas 1 na chapa que o sistema automaticamente irá preencher com 0(zeros) à esquerda até completar o tamanho da chapa.
3) O Parâmetro Completar o número da chapa com 9 à esquerda MARCADO:
Chapa do funcionário = 99991
Tamanho da chapa = 5 e máscara = #####
O usuário deverá informar apenas 1 na chapa que o sistema automaticamente irá preencher com 9(nove) à esquerda até completar o tamanho da chapa.
 
O parâmetro "Grava movimento digitado" possibilita gravar em um arquivo-texto os dados lançados manualmente. Será habilitado um campo para informação do caminho e o nome do arquivo. O nome "default" (padrão ) é RMMOV (número do período de movimentação).TXT.
 
Exemplo: RMMOV1.TXT se for o primeiro período; RMMOV2.TXT, se for o segundo período e assim por diante.
 
No canto inferior esquerdo da tela existe um campo onde poderão ser salvos os parâmetros de impressão e seleção, que será denominado como "Perfil de Parâmetros".
 
Para salvar os parâmetros de uma impressão:

  • Definir na tela os parâmetros que considerar necessário para impressão.
  • Digitar um nome para o novo perfil.
  • Clicar em "Incluir perfil".

E assim deve ser feito para as demais variedades de perfis que o usuário quiser que fiquem armazenadas, para não ter trabalho no futuro de marcar ou de desmarcar opções de impressão e seleção.
 
Para excluir um perfil gravado escolha o perfil que se deseja excluir e clicar no botão "Excluir perfil".

Informações Complementares



Entrada de Dados
Entrada de Dados por Centro de Custo
Entrada de Dados por Tomador

  • Sem rótulos