Mapa de Conhecimento por Competência
O Mapa de Conhecimento por Competências é o cruzamento da definição das competências esperadas e obtidas pelo funcionário.
 
1 – Mapa de Conhecimento por Competências
Acessar Acompanhamento | Mapa de Conhecimento | Mapa de Conhecimento por Competências, para visualizar as informações das competências mapeadas para o funcionário.
Competências estas, que podem ser mapeadas através de oito tipos de vínculo: função, seção, lotação, função no posto de trabalho, tarefa, funcionário ou nível de carreira.
Nesta tela é possível apenas consultar os registros mapeados.
2 – Aplicação de Filtros
Acessar Acompanhamento | Mapa de Conhecimento | Mapa de Conhecimento por Competências. Nesta tela será possível aplicar os seguintes filtros para melhor visualização das informações:
Filtros: serão disponibilizadas as seguintes opções:
Quanto ao status da competência:

  • Possui Competências
  • Não Possui Competências

Quanto ao status do requisito de acesso:

  • Requisitos Expirados 
  • Requisitos Em Alerta
  • Requisitos Não Adquiridos
  • Possui Requisitos (Exceto "Em Alerta")

Quanto ao tipo:

  • Tipo: Exigido
  • Tipo: Desejado
  • Tipo: Extra

Para que as informações referentes a determinado filtro não sejam exibidas na tela, será necessário que ao acessar a visão, o usuário desmarque a opção desejada.
3 – Botões na tela
Acessar Acompanhamento | Mapa de Conhecimento | Mapa de Conhecimento por Competências, selecionar um registro e clicar no botão.
Funcionário: será possível abrir o cadastro do funcionário selecionado na visão da tela.
Análise de Potencial: será possível acessar a Análise de Potencial, calculando a adequação ao Mapa de Conhecimento do registro selecionado.
Radar de Competências: será possível visualizar o Radar de Competências com linhas que permitem visualizar as competências.

  • Linhas amarelas: Competências desejadas para o funcionário em questão;
  • Linhas azuis: Competências exigidas;
  • Linhas vermelhas: Competências adquiridas pelo funcionário.

4 – Anexos
Turmas Participante: Exibe um resumo de informação das turmas que o funcionário participa ou participou. Traz informações como curso, período, carga horário, despesas, frenquência, etc.
Cursos Pessoais: Exibe e permite editar os cursos realizados pelo funcionário. Esses cursos pessoais são lançados manualmente e não possuem vínculo com Turmas.
Avaliações de Conhecimento: Exibe as Avaliações de Conhecimento realizadas pelo funcionário, exibindo a turma, a descrição da avaliação e o aproveitamento obtido na avaliação.
Certificações da Pessoa: Exibe e permite editar as certificações do funcionário.
Avaliação de Desempenho: Exibe informações sobre o andamento das avaliações de desempenho em que o funcionário selecionado foi avaliado. Este anexo é o mesmo que existe no cadastro de Avaliação de Desempenho.
Metas: Exibe informações sobre as metas cujo funcionário selecionado seja avaliado. É possível visualizar o nome da meta, a situação dos lançamentos, seja somatório ou último lançamento, data do último  lançamento e status da meta. Metas em planejamento não são exibidas nesse anexo.
Competências da Pessoa: Exibe e permite editar as competências do funcionário selecionado.
Requisitos de Acesso da Pessoa: Exibe e permite editar os requisitos de acesso do funcionário selecionado.
Histórico das Competências da Pessoa: Exibe o histórico de competências do funcionário selecionado.
Histórico dos Requisitos de Acesso da Pessoa: Exibe o histórico de requisitos de acesso do funcionário selecionado.
·     5 – Processos
Inscrever em Turma: Este processo possibilita inscrever um ou mais participantes em uma turma que treine um requisito de acesso que o funcionário precisa obter.
Para utilizar esse processo, o usuário deverá selecionar um ou mais participantes que queira inscrever numa turma. Esta turma deve ser de um curso que treine o requisito desejado. Todos os registros selecionados para serem inscritos, deverão possuir o mesmo requisito de acesso.
Conceder Requisito de Acesso: Este processo possibilita conceder Requisitos de Acesso que o funcionário não possui ou que estejam expirados.
Para conceder os Requisitos o usuário deverá selecionar os itens que deseja e em seguida acionar o processo. Ao executá-lo, o sistema abre uma tela para que o usuário escolha a data para concessão do requisito, por padrão este campo será preenchido com a data atual do sistema.
Ao conceder um Requisito de Acesso, o sistema irá considerar a parametrização do sistema para definir a expiração do requisito concedido. Se o Requisito que estiver sendo concedido possuir Requisitos Agregados, eles também serão concedidos, desde que o parametrizador esteja configurado para isso.
Conceder Competências: Este processo possibilita conceder Competências que o funcionário não possui ou que estejam abaixo da graduação esperada.
Para conceder as Competências o usuário deverá selecionar os itens que deseja e em seguida acionar o processo. Ao executá-lo, o sistema abre uma tela onde será exibida uma listagem dos funcionários e competências selecionadas.
O usuário deverá preencher os seguintes campos:

  • Origem da informação: neste campo será possível informar a partir de qual processo a competência foi adquirida (Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento, Diagnóstico, Informada ou Processo Seletivo).
  • Código da Graduação: neste campo será possível informar a graduação da competência a ser concedida ao funcionário.
  • Data Inclusão: neste campo o sistema traz como padrão a data atual do sistema.
  • Observação: neste campo o usuário pode incluir uma observação caso julgue necessário.

Caso existam competências selecionadas e que o funcionário já possua, será exibida uma etapa para que o usuário escolha o que será feito com tais ocorrências. Serão exibidas quatro opções:

  • Atualizar com o novo nível: se o funcionário já possuir a competência, o processo irá sobrepor a graduação atual.
  • Manter o nível atual: se o funcionário já possuir a competência, o processo irá manter o nível atual, porém irá atualizar as demais informações.
  • Ignorar: se o funcionário já possuir a competência, o processo irá ignorar este registro e manterá as informações atuais.
  • Atualizar com o melhor nível: se o funcionário já possuir a competência, o processo irá atualizar as informações e manterá a melhor graduação.
  • Motivo da Alteração: Este campo é de preenchimento obrigatório caso existam competências a serem atualizadas.

Atualizar Data de Expiração de Requisitos de Acesso: Este processo permite alterar a data de expiração dos requisitos em lote, ou seja, permite selecionar vários requisitos para alteração de data.
Enviar E-mail para Pessoa: Este processo permite enviar e-mail para a pessoa do registro que estiver selecionado. Através deste processo podem ser enviados relatórios ou mensagens livres.
Enviar E-mail para Gestor: Este processo permite enviar e-mail para o gestor da pessoa do registro que estiver selecionado. Através deste processo podem ser enviados relatórios ou mensagens livres. Caso a parametrização de Gestão de Hierarquia esteja por "Posição" o sistema irá enviar o e-mail para o Líder da posição referente.
Relatório de Dados Pessoais: Este processo permite gerar o relatório de dados pessoais do funcionário selecionado.
 
***Ao ser desativado, a definição da competência deixa de ser considerada em todos os pontos do sistema que utilizam o Mapa de Conhecimento por Competências.