Exemplo de cálculo da avaliação de desempenho

1) Criação das competências e seus itens de performance: Acompanhamento| Competências| Dicionário de Competências.
 
Competência: Desenvolvimento de Pessoas
Tipo: Comportamental
Sem itens de performance relacionados.
 
Competência: Análise e Solução de Problemas
Tipo: Comportamental
Itens de Performance:
                Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes – peso padrão = 3
                Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos – peso padrão = 4
 
Competência: Busca por Realização
Tipo: Comportamental
Itens de Performance:
                Atinge resultados com qualidade – peso padrão = 3
                Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho – peso padrão = 5
 
Observação:

Considera somente os Itens de Performance ativos.

 
2) Verificar quem serão os avaliados na Avaliação de Desempenho. Neste exemplo, vamos considerar os funcionários que tenham a função "Gerente Administrativo e Financeiro".

No exemplo, apenas um funcionário.
 
3) Definição das competências - Vínculo "Função" - Gerente Administrativo e Financeiro: Acompanhamento| Mapa de Conhecimento| Definição por Competências.
 
Tipo de Vínculo: Função
 
Competência: Desenvolvimento de Pessoas
Graduação: Aplicação
Tipo: Exigido
 
Competência: Análise e Solução de Problemas
Graduação: Especialização
Tipo: Exigido
 
Competência: Busca por Realização
Graduação: Compreensão
Tipo: Desejado
 
Observação:
Graduação das competências
00001    Consciência
00002    Compreensão
00003    Aplicação
00004    Especialização
00005    Domínio
 
4) Criação das metas a serem consideradas na Avaliação de Desempenho: Acompanhamento| Gestão de Metas.
 
Criação da Meta Agrupadora e Meta Valor, sendo que na composição da meta Agrupadora = 100% da meta Valor.
 
5) Criação da Avaliação de Desempenho: Acompanhamento| Avaliações de Desempenho.
 
Itens a avaliar:
Competências Comportamentais
Metas
 
Considerar Competências por: Função
 
6) Respondendo a Avaliação de Desempenho: Totvs Portal| Recursos Humanos| Gestão por Competências| Avaliação de Desempenho.
 
Competência: Desenvolvimento de Pessoas – Supera
Competência: Análise e Solução de Problemas – Atende Parcialmente
Competência: Busca por Realização – Supera
Meta – Atende Parcialmente
 
Observação:
Escala de Avaliação
1 - Não Atende 
2 - Atende Parcialmente
3 - Atende        
4 - Supera                        (Ponto de Corte)
5 - Supera com excelência        
 
O ponto de corte pode ser definido de acordo com a necessidade do cliente.
 
7) Cálculo da Avaliação de Desempenho
 
- Cálculo da nota obtida em cada Competência:
 
Peso do Item de Performance x Valor da Nota obtida na Avaliação / Soma dos pesos dos itens de performance

Fórmula: NC = (pIP1 * VN1) + (pIP2 * VN2) + ...(pIPn * VNn)+

(pIP1 + pIP2 + ...+pIPn)

Onde,
NC = Nota da Competência
pIP = Peso do Item de Performance
VN = Valor da Nota Obtida na Avaliação
 
 
Desenvolvimento de Pessoas
(1x 4)/1 = 4
 
Análise e Solução de Problemas
Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes – peso padrão = 3
            Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos – peso padrão = 4
(3x 2) + (4 x 2)/ (3+ 4) = 6 + 8 / 7 = 2
 
Busca por Realização
Atinge resultados com qualidade – peso padrão = 3
            Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho – peso padrão = 5
(3x 4) + (5x 4)/ (3+ 5) = 12 + 20/ 8 = 4
 
Meta
(1x 2)/ 1 = 2
 
- Cálculo da nota obtida na Avaliação:
 
Soma das notas das competências / Número de competências
 
(4 + 2 + 4)/ 3 = 10 / 3 = 3,33
 
Atenção:
No cálculo citado foi encontrado o valor 3,33, a NC seria 3,0 ao invés de 4,0, pois 3,33 está entre 3,0 e 4,0.
 
- Caso o parâmetro ' Não arredondar as notas das competências para o calculo da nota geral no portal ' esteja marcado, a nota considera para o calculo será sem arredondamento.
Como ficaria o exemplo acima:
(4 + 2 + 4)/ 3 = 10 / 3 = 3,33
 
8) Fechar avaliação de desempenho: Acompanhamento| Avaliações de Desempenho| Processos| Fechar avaliação de desempenho.
 
Para finalizar as avaliações no caso de quando existem mais de um avaliador é necessario fazer o calculo para determinar a nota final da competência.
- Cálculo da nota obtida em cada Competência:
 

Fórmula: NCT = (pA1 * NAC1) + (pA2 * NAC2) + ...(pAn * NACn)+

(pA1 + pA2 + ...+pAn)

Onde,
NCT = Nota da Competência Total
pA = Peso do Avaliador
NAC = Valor da Nota Dada pelo Avaliador na Competência
 
Desenvolvimento de Pessoas
Avaliador1 deu nota 3 e ele possui peso 10.
Avaliador2 deu nota 2 e ele possui peso 20.
 
((10 x 3) + (20 x 2))/ (10 + 20) = (30 + 40)/ 30 = 2,33
 
Assim a nota final seria 2,33.
 
 
Avaliação finalizada.
Funcionário recebe as seguintes competências:
Desenvolvimento de Pessoas – Graduação: Aplicação
Análise e Solução de Problemas – Graduação: Consciência
Busca por Realização – Graduação: Compreensão
 
Respeitando as seguintes regras:
 
- Nota obtida corresponde ao ponto de corte:

Se o funcionário possuir a competência, a graduação será alterada para a graduação da definição do Mapa de Conhecimento;
Se o funcionário não possuir a competência, será concedida a competência na graduação da definição do Mapa de Conhecimento.

- Nota obtida está acima do ponto de corte:

Se o funcionário possuir a competência numa graduação abaixo da graduação exigida / desejada, a graduação do funcionário será elevada para o nível da graduação da definição do Mapa de Conhecimento;
Se o funcionário possuir a competência na mesma graduação exigida / desejada, a graduação do funcionário será elevada em um nível;
Se o funcionário possuir a competência numa graduação acima da graduação exigida / desejada, nada será feito;
Se o funcionário não possuir a competência, será concedida a competência na graduação da definição do Mapa de Conhecimento.
 
- Nota obtida está abaixo do ponto de corte:

Se o funcionário possuir a competência numa graduação abaixo da graduação exigida / desejada, nada será feito;
Se o funcionário possuir a competência na mesma graduação ou acima da exigida / desejada, a graduação do funcionário é reduzida um nível da graduação abaixo da graduação atual do funcionário;
Se o funcionário não possuir a competência, será concedida a competência na graduação mínima.
 
Observação:

Se o parâmetro "Atualizar competências de acordo com a graduação definida na escala" estiver marcado, as regras acima mudam e são consideradas as graduações definidas diretamente na escala.
 
9) Geração dos gráficos da Avaliação de Desempenho: Acompanhamento| Avaliações de Desempenho| Anexos| Gráficos.
 
Como achar os valores apresentados nos gráficos?
 
A cada competência, meta e fator organizacional avaliados dentro de uma avaliação de desempenho por competência, deve-se aplicar as fórmulas abaixo, após aplicação das fórmulas, deve-se somar os valores obtidos em cada um desses, essa soma será o resultado apontado no gráfico.
 
Neste exemplo, a comparação no gráfico é "Função x Funcionário".
 
- GRÁFICO COMPARATIVO DE NOTAS:
 
Nota Obtida:

Fórmula: NOA = NA* PA onde:

NOA = Nota Obtida na Avaliação

NA = Nota Avaliada

PA = Peso definido na Avaliação
 
Nota obtida - Funcionário:

Item Avaliado

Nota Avaliada

Peso definido na Avaliação

Desenvolvimento de Pessoas

4

1

Análise e Solução de Problemas

2

1

Busca por Realização

4

1

Meta

2

1

NOA = (4 x 1) + (2 x 1) + (4 x 1) + (2 x 1) = 4 + 2 + 4 + 2 = 12 NOA = 12
 
Nota obtida - Função:

Item Avaliado

Nota Avaliada

Peso definido na Avaliação

Desenvolvimento de Pessoas

4

1

Análise e Solução de Problemas

2

1

Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes

2

3

Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos

2

4

Busca por Realização

4

1

Atinge resultados com qualidade

4

3

Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho

4

5

Meta

2

1

 
NOA = (4 x 1) + (2 x 1) + (2 x 3) + (2 x 4) + (4 x 1) + (4 x 3) + (4 x 5) + (2 x 1)

= 4 + 2 + 6 + 8 + 4 + 12 + 20 + 2 = 58

NOA = 58
 
Nota Máxima Possível:

Fórmula: NMA = MN * PA onde:

NMA = Nota Máxima na Avaliação

MN = Maior nota possível da escala

PA = Peso definido na Avaliação
 
Nota máxima possível - Funcionário:

Item Avaliado

Maior nota possível da escala

Peso definido na Avaliação

Desenvolvimento de Pessoas

5

1

Análise e Solução de Problemas

5

1

Busca por Realização

5

1

Meta

5

1

 
NMA  = (5 x 1) + (5 x 1) + (5 x 1) + (5 x 1)

= 5 + 5 + 5 + 5 = 20

NMA = 20
 
Nota máxima possível - Função:

Item Avaliado

Maior nota possível da escala

Peso definido na Avaliação

Desenvolvimento de Pessoas

5

1

Análise e Solução de Problemas

5

1

Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes

5

3

Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos

5

4

Busca por Realização

5

1

Atinge resultados com qualidade

5

3

Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho

5

5

Meta

5

1

 
NMA = (5 x 1) + (5 x 1) + (5 x 3) + (5 x 4) + (5 x 1) + (5 x 3) + (5 x 5) + (5 x 1)

= 5 + 5 + 15 + 20 + 5 + 15 + 25 + 5 = 95

NMA = 95
 
Aproveitamento (%):

Fórmula: PERCENT = (NOA / NMA)*100 onde:

 PERCENT = Percentual de Aproveitamento

NOA = Nota Obtida na Avaliação

NMA = Nota Máxima na Avaliação
 
Funcionário: 12 / 20 * 100 = 60% Função: 58 / 95 * 100 = 61,05%
 
- GRÁFICO DO PERCENTUAL DE APROVEITAMENTO:
 
Nota Obtida:

Fórmula: NO = NOA* PIF onde:

 NO = Nota Obtida NOA = Nota obtida na Avaliação

PIF = Peso do Item na Função (Definição de competência)
 
Nota obtida - Funcionário:

Item Avaliado

Nota obtida na Avaliação

Peso do Item na Função

Desenvolvimento de Pessoas

4

3

Análise e Solução de Problemas

2

4

Busca por Realização

4

2

Meta

2

1

NO = (4 x 3) + (2 x 4) + (4 x 2) + (2 x 1)

= 12 + 8 + 8 + 2 = 30

NO = 30
 
Nota obtida - Função:

Item Avaliado

Nota obtida na Avaliação

Peso do Item na Função

Desenvolvimento de Pessoas

4

3

Análise e Solução de Problemas

2

4

Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes

2

3

Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos

2

4

Busca por Realização

4

2

Atinge resultados com qualidade

4

3

Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho

4

5

Meta

2

1


NO = (4 x 3) + (2 x 4) + (2 x 3) + (2 x 4) + (4 x 2) + (4 x 3) + (4 x 5) + (2 x 1)

= 12 + 8 + 6 + 8 + 8 + 12 + 20 + 2 = 76

NO = 76
 
Nota Máxima Possível:

Fórmula: NM = NMA * PIF onde:

 NM = Nota Máxima

NMA = Nota Máxima na Avaliação

PA = Peso do Item na Função

Nota máxima possível - Funcionário:

Item Avaliado

Nota Máxima na Avaliação

Peso do Item na Função

Desenvolvimento de Pessoas

5

3

Análise e Solução de Problemas

5

4

Busca por Realização

5

2

Meta

5

1

NM  = (5 x 3) + (5 x 4) + (5 x 2) + (5 x 1)

= 15 + 20 + 10 + 5 = 50

NM = 50
 
Nota máxima possível - Função:

Item Avaliado

Nota Máxima na Avaliação

Peso do Item na Função

Desenvolvimento de Pessoas

5

3

Análise e Solução de Problemas

5

4

Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes

5

3

Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos

5

4

Busca por Realização

5

2

Atinge resultados com qualidade

5

3

Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho

5

5

Meta

5

1

NM = (5 x 3) + (5 x 4) + (5 x 3) + (5 x 4) + (5 x 2) + (5 x 3) + (5 x 5) + (5 x 1)

= 15 + 20 + 15 + 20 + 10 + 15 + 25 + 5 = 125

NM = 125
 
Aproveitamento (%):

Fórmula: PERCENT = (NO / NM)*100 onde:

 PERCENT = Percentual de Aproveitamento

NO = Nota Obtida

NM = Nota Máxima
 
Funcionário: 30 / 50 * 100 = 60%

Função: 76 / 125 * 100 = 60,8%
 
- QUADRANTE: POTENCIAL X RESULTADO
 
Nota Resultado:

Fórmula: Nota obtida na Avaliação * 100 / Nota máxima na Avaliação
 
Nota Potencial – Funcionário e Função

Metas

Nota obtida na Avaliação

Nota Máxima na Avaliação

Meta

2

5

2 * 100 / 5 = 40% Nota Resultado = 40%


Nota Potencial: Fórmula: Nota obtida na Avaliação * 100 / Nota máxima na Avaliação
 
Nota Potencial – Funcionário e Função

Competência

Nota obtida na Avaliação

Nota Máxima na Avaliação

Desenvolvimento de Pessoas

4

5

Análise e Solução de Problemas

2

5

Busca por Realização

4

5

 
(4 + 2 + 4) * 100 / (5 + 5 + 5) 10 * 100 / 15 

= 66,6 %

Nota Potencial = 66,6%