Exemplo de cálculo da avaliação de desempenho
1) Criação das competências e seus itens de performance: Acompanhamento| Competências| Dicionário de Competências.
Competência: Desenvolvimento de Pessoas
Tipo: Comportamental
Sem itens de performance relacionados.
Competência: Análise e Solução de Problemas
Tipo: Comportamental
Itens de Performance:
Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes – peso padrão = 3
Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos – peso padrão = 4
Competência: Busca por Realização
Tipo: Comportamental
Itens de Performance:
Atinge resultados com qualidade – peso padrão = 3
Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho – peso padrão = 5
Observação:
Considera somente os Itens de Performance ativos.
2) Verificar quem serão os avaliados na Avaliação de Desempenho. Neste exemplo, vamos considerar os funcionários que tenham a função "Gerente Administrativo e Financeiro".
No exemplo, apenas um funcionário.
3) Definição das competências - Vínculo "Função" - Gerente Administrativo e Financeiro: Acompanhamento| Mapa de Conhecimento| Definição por Competências.
Tipo de Vínculo: Função
Competência: Desenvolvimento de Pessoas
Graduação: Aplicação
Tipo: Exigido
Competência: Análise e Solução de Problemas
Graduação: Especialização
Tipo: Exigido
Competência: Busca por Realização
Graduação: Compreensão
Tipo: Desejado
Observação:
Graduação das competências
00001 Consciência
00002 Compreensão
00003 Aplicação
00004 Especialização
00005 Domínio
4) Criação das metas a serem consideradas na Avaliação de Desempenho: Acompanhamento| Gestão de Metas.
Criação da Meta Agrupadora e Meta Valor, sendo que na composição da meta Agrupadora = 100% da meta Valor.
5) Criação da Avaliação de Desempenho: Acompanhamento| Avaliações de Desempenho.
Itens a avaliar:
Competências Comportamentais
Metas
Considerar Competências por: Função
6) Respondendo a Avaliação de Desempenho: Totvs Portal| Recursos Humanos| Gestão por Competências| Avaliação de Desempenho.
Competência: Desenvolvimento de Pessoas – Supera
Competência: Análise e Solução de Problemas – Atende Parcialmente
Competência: Busca por Realização – Supera
Meta – Atende Parcialmente
Observação:
Escala de Avaliação
1 - Não Atende
2 - Atende Parcialmente
3 - Atende
4 - Supera (Ponto de Corte)
5 - Supera com excelência
O ponto de corte pode ser definido de acordo com a necessidade do cliente.
7) Cálculo da Avaliação de Desempenho
- Cálculo da nota obtida em cada Competência:
Peso do Item de Performance x Valor da Nota obtida na Avaliação / Soma dos pesos dos itens de performance
Fórmula: NC = (pIP1 * VN1) + (pIP2 * VN2) + ...(pIPn * VNn)+ |
(pIP1 + pIP2 + ...+pIPn) |
Onde,
NC = Nota da Competência
pIP = Peso do Item de Performance
VN = Valor da Nota Obtida na Avaliação
Desenvolvimento de Pessoas
(1x 4)/1 = 4
Análise e Solução de Problemas
Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes – peso padrão = 3
Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos – peso padrão = 4
(3x 2) + (4 x 2)/ (3+ 4) = 6 + 8 / 7 = 2
Busca por Realização
Atinge resultados com qualidade – peso padrão = 3
Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho – peso padrão = 5
(3x 4) + (5x 4)/ (3+ 5) = 12 + 20/ 8 = 4
Meta
(1x 2)/ 1 = 2
- Cálculo da nota obtida na Avaliação:
Soma das notas das competências / Número de competências
(4 + 2 + 4)/ 3 = 10 / 3 = 3,33
Atenção:
No cálculo citado foi encontrado o valor 3,33, a NC seria 3,0 ao invés de 4,0, pois 3,33 está entre 3,0 e 4,0.
- Caso o parâmetro ' Não arredondar as notas das competências para o calculo da nota geral no portal ' esteja marcado, a nota considera para o calculo será sem arredondamento.
Como ficaria o exemplo acima:
(4 + 2 + 4)/ 3 = 10 / 3 = 3,33
8) Fechar avaliação de desempenho: Acompanhamento| Avaliações de Desempenho| Processos| Fechar avaliação de desempenho.
Para finalizar as avaliações no caso de quando existem mais de um avaliador é necessario fazer o calculo para determinar a nota final da competência.
- Cálculo da nota obtida em cada Competência:
Fórmula: NCT = (pA1 * NAC1) + (pA2 * NAC2) + ...(pAn * NACn)+ |
(pA1 + pA2 + ...+pAn) |
Onde,
NCT = Nota da Competência Total
pA = Peso do Avaliador
NAC = Valor da Nota Dada pelo Avaliador na Competência
Desenvolvimento de Pessoas
Avaliador1 deu nota 3 e ele possui peso 10.
Avaliador2 deu nota 2 e ele possui peso 20.
((10 x 3) + (20 x 2))/ (10 + 20) = (30 + 40)/ 30 = 2,33
Assim a nota final seria 2,33.
Avaliação finalizada.
Funcionário recebe as seguintes competências:
Desenvolvimento de Pessoas – Graduação: Aplicação
Análise e Solução de Problemas – Graduação: Consciência
Busca por Realização – Graduação: Compreensão
Respeitando as seguintes regras:
- Nota obtida corresponde ao ponto de corte:
Se o funcionário possuir a competência, a graduação será alterada para a graduação da definição do Mapa de Conhecimento;
Se o funcionário não possuir a competência, será concedida a competência na graduação da definição do Mapa de Conhecimento.
- Nota obtida está acima do ponto de corte:
Se o funcionário possuir a competência numa graduação abaixo da graduação exigida / desejada, a graduação do funcionário será elevada para o nível da graduação da definição do Mapa de Conhecimento;
Se o funcionário possuir a competência na mesma graduação exigida / desejada, a graduação do funcionário será elevada em um nível;
Se o funcionário possuir a competência numa graduação acima da graduação exigida / desejada, nada será feito;
Se o funcionário não possuir a competência, será concedida a competência na graduação da definição do Mapa de Conhecimento.
- Nota obtida está abaixo do ponto de corte:
Se o funcionário possuir a competência numa graduação abaixo da graduação exigida / desejada, nada será feito;
Se o funcionário possuir a competência na mesma graduação ou acima da exigida / desejada, a graduação do funcionário é reduzida um nível da graduação abaixo da graduação atual do funcionário;
Se o funcionário não possuir a competência, será concedida a competência na graduação mínima.
Observação:
Se o parâmetro "Atualizar competências de acordo com a graduação definida na escala" estiver marcado, as regras acima mudam e são consideradas as graduações definidas diretamente na escala.
9) Geração dos gráficos da Avaliação de Desempenho: Acompanhamento| Avaliações de Desempenho| Anexos| Gráficos.
Como achar os valores apresentados nos gráficos?
A cada competência, meta e fator organizacional avaliados dentro de uma avaliação de desempenho por competência, deve-se aplicar as fórmulas abaixo, após aplicação das fórmulas, deve-se somar os valores obtidos em cada um desses, essa soma será o resultado apontado no gráfico.
Neste exemplo, a comparação no gráfico é "Função x Funcionário".
- GRÁFICO COMPARATIVO DE NOTAS:
Nota Obtida:
Fórmula: NOA = NA* PA onde:
NOA = Nota Obtida na Avaliação
NA = Nota Avaliada
PA = Peso definido na Avaliação
Nota obtida - Funcionário:
Item Avaliado | Nota Avaliada | Peso definido na Avaliação |
Desenvolvimento de Pessoas | 4 | 1 |
Análise e Solução de Problemas | 2 | 1 |
Busca por Realização | 4 | 1 |
Meta | 2 | 1 |
NOA = (4 x 1) + (2 x 1) + (4 x 1) + (2 x 1) = 4 + 2 + 4 + 2 = 12 NOA = 12
Nota obtida - Função:
Item Avaliado | Nota Avaliada | Peso definido na Avaliação |
Desenvolvimento de Pessoas | 4 | 1 |
Análise e Solução de Problemas | 2 | 1 |
Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes | 2 | 3 |
Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos | 2 | 4 |
Busca por Realização | 4 | 1 |
Atinge resultados com qualidade | 4 | 3 |
Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho | 4 | 5 |
Meta | 2 | 1 |
NOA = (4 x 1) + (2 x 1) + (2 x 3) + (2 x 4) + (4 x 1) + (4 x 3) + (4 x 5) + (2 x 1)
= 4 + 2 + 6 + 8 + 4 + 12 + 20 + 2 = 58
NOA = 58
Nota Máxima Possível:
Fórmula: NMA = MN * PA onde:
NMA = Nota Máxima na Avaliação
MN = Maior nota possível da escala
PA = Peso definido na Avaliação
Nota máxima possível - Funcionário:
Item Avaliado | Maior nota possível da escala | Peso definido na Avaliação |
Desenvolvimento de Pessoas | 5 | 1 |
Análise e Solução de Problemas | 5 | 1 |
Busca por Realização | 5 | 1 |
Meta | 5 | 1 |
NMA = (5 x 1) + (5 x 1) + (5 x 1) + (5 x 1)
= 5 + 5 + 5 + 5 = 20
NMA = 20
Nota máxima possível - Função:
Item Avaliado | Maior nota possível da escala | Peso definido na Avaliação |
Desenvolvimento de Pessoas | 5 | 1 |
Análise e Solução de Problemas | 5 | 1 |
Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes | 5 | 3 |
Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos | 5 | 4 |
Busca por Realização | 5 | 1 |
Atinge resultados com qualidade | 5 | 3 |
Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho | 5 | 5 |
Meta | 5 | 1 |
NMA = (5 x 1) + (5 x 1) + (5 x 3) + (5 x 4) + (5 x 1) + (5 x 3) + (5 x 5) + (5 x 1)
= 5 + 5 + 15 + 20 + 5 + 15 + 25 + 5 = 95
NMA = 95
Aproveitamento (%):
Fórmula: PERCENT = (NOA / NMA)*100 onde:
PERCENT = Percentual de Aproveitamento
NOA = Nota Obtida na Avaliação
NMA = Nota Máxima na Avaliação
Funcionário: 12 / 20 * 100 = 60% Função: 58 / 95 * 100 = 61,05%
- GRÁFICO DO PERCENTUAL DE APROVEITAMENTO:
Nota Obtida:
Fórmula: NO = NOA* PIF onde:
NO = Nota Obtida NOA = Nota obtida na Avaliação
PIF = Peso do Item na Função (Definição de competência)
Nota obtida - Funcionário:
Item Avaliado | Nota obtida na Avaliação | Peso do Item na Função |
Desenvolvimento de Pessoas | 4 | 3 |
Análise e Solução de Problemas | 2 | 4 |
Busca por Realização | 4 | 2 |
Meta | 2 | 1 |
NO = (4 x 3) + (2 x 4) + (4 x 2) + (2 x 1)
= 12 + 8 + 8 + 2 = 30
NO = 30
Nota obtida - Função:
Item Avaliado | Nota obtida na Avaliação | Peso do Item na Função |
Desenvolvimento de Pessoas | 4 | 3 |
Análise e Solução de Problemas | 2 | 4 |
Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes | 2 | 3 |
Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos | 2 | 4 |
Busca por Realização | 4 | 2 |
Atinge resultados com qualidade | 4 | 3 |
Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho | 4 | 5 |
Meta | 2 | 1 |
NO = (4 x 3) + (2 x 4) + (2 x 3) + (2 x 4) + (4 x 2) + (4 x 3) + (4 x 5) + (2 x 1)
= 12 + 8 + 6 + 8 + 8 + 12 + 20 + 2 = 76
NO = 76
Nota Máxima Possível:
Fórmula: NM = NMA * PIF onde:
NM = Nota Máxima
NMA = Nota Máxima na Avaliação
PA = Peso do Item na Função
Nota máxima possível - Funcionário:
Item Avaliado | Nota Máxima na Avaliação | Peso do Item na Função |
Desenvolvimento de Pessoas | 5 | 3 |
Análise e Solução de Problemas | 5 | 4 |
Busca por Realização | 5 | 2 |
Meta | 5 | 1 |
NM = (5 x 3) + (5 x 4) + (5 x 2) + (5 x 1)
= 15 + 20 + 10 + 5 = 50
NM = 50
Nota máxima possível - Função:
Item Avaliado | Nota Máxima na Avaliação | Peso do Item na Função |
Desenvolvimento de Pessoas | 5 | 3 |
Análise e Solução de Problemas | 5 | 4 |
Trabalha com metodologia e desenvolve soluções permanentes | 5 | 3 |
Resolve vários problemas ao mesmo tempo organizando-se em função de prioridades e cumprimento de prazos | 5 | 4 |
Busca por Realização | 5 | 2 |
Atinge resultados com qualidade | 5 | 3 |
Identifica necessidade de melhorias e modifica métodos de trabalho | 5 | 5 |
Meta | 5 | 1 |
NM = (5 x 3) + (5 x 4) + (5 x 3) + (5 x 4) + (5 x 2) + (5 x 3) + (5 x 5) + (5 x 1)
= 15 + 20 + 15 + 20 + 10 + 15 + 25 + 5 = 125
NM = 125
Aproveitamento (%):
Fórmula: PERCENT = (NO / NM)*100 onde:
PERCENT = Percentual de Aproveitamento
NO = Nota Obtida
NM = Nota Máxima
Funcionário: 30 / 50 * 100 = 60%
Função: 76 / 125 * 100 = 60,8%
- QUADRANTE: POTENCIAL X RESULTADO
Nota Resultado:
Fórmula: Nota obtida na Avaliação * 100 / Nota máxima na Avaliação
Nota Potencial – Funcionário e Função
Metas | Nota obtida na Avaliação | Nota Máxima na Avaliação |
Meta | 2 | 5 |
2 * 100 / 5 = 40% Nota Resultado = 40%
Nota Potencial: Fórmula: Nota obtida na Avaliação * 100 / Nota máxima na Avaliação
Nota Potencial – Funcionário e Função
Competência | Nota obtida na Avaliação | Nota Máxima na Avaliação |
Desenvolvimento de Pessoas | 4 | 5 |
Análise e Solução de Problemas | 2 | 5 |
Busca por Realização | 4 | 5 |
(4 + 2 + 4) * 100 / (5 + 5 + 5) 10 * 100 / 15
= 66,6 %
Nota Potencial = 66,6%