O objetivo desta etapa é definir como será a configuração de alguns parâmetros de cálculo.
 
Parâmetros
Usa mês comercial para admissão
Selecione esta opção para que o sistema considere, para cálculo dos dias trabalhados na admissão o número de dias do mês comercial (30 dias). Se o campo não for marcado, o sistema irá considerar para o cálculo os dias trabalhados na admissão, o número de dias efetivos (28, 29, 30 ou 31), caso o funcionário seja admitido após o dia 01 do mês. Se o funcionário for admitido no dia 01 de algum mês que a quantidade de dias efetivos for diferente de 30 o sistema mesmo assim irá considerar 30 dias para o funcionário.
Exemplo
Mês 31 dias

Admissão

Parâmetro Desmarcado

Parâmetro Marcado

Funcionário admitido em 01/12

30 dias

30 dias

Funcionário admitido em 02/12

30 dias

29 dias

Funcionário admitido em 11/12

21 dias

20 dias

Funcionário admitido em 16/12

16 dias

15 dias

 
Mês 28 dias

Admissão

Parâmetro Desmarcado

Parâmetro Marcado

Funcionário admitido em 01/02

30 dias

30 dias

Funcionário admitido em 02/02

27 dias

29 dias

Funcionário admitido em 11/02

18 dias

20 dias

Funcionário admitido em 16/02

13 dias

15 dias

 
Observação
O parâmetro acima só é válido para mensalista, no caso de Horista/Tarefeiro o sistema não verifica o parâmetro, considerando os dias efetivos do mês calendário


Considera divisor pelo número de dias do mês na remuneração da Admissão e Demissão
Com esse parâmetro marcado, o fator divisor do numero de dias no mês na admissão ou demissão, será considerado o número de dias no mês.   
Se estiver desmarcado, o divisor será sempre 30, independente da quantidade de dias no mês. 

Atenção
O parâmetro acima não é válido para casos de Horista/Tarefeiro, o sistema não verifica o parâmetro, considerando sempre 30 dias.


Considera data de admissão nos CC1 e CC2 nas transf. sem ônus
Com o parâmetro marcado, o sistema considera o cálculo do salário de acordo com a "Data de Admissão" do funcionário, ignorando a "Data de Transferência" que foi informada no menu registro no cadastro de funcionário.
Com o parâmetro desmarcado, o sistema considera o cálculo do salário de acordo com a "Data de Transferência" que foi informada no menu registro no cadastro de funcionário.
 
Evento de código de cálculo 84 inibe evento de código de cálculo 04
Se o parâmetro for marcado, ao ser lançado o evento com o Código de Cálculo 84 - IRRF CALCULADO PELO USUÁRIO na movimentação do funcionário, o sistema irá zerar o evento com Código de Cálculo 4 - IRRF.
Se o parâmetro não for marcado e for lançado na movimentação do funcionário o evento com o Código de Cálculo 84 - IRRF CALCULADO PELO USUÁRIO, o sistema irá considerar os dois eventos e se o valor informado no Código de Cálculo 84 for menor que o valor do evento com o Código de Cálculo 4. Caso o valor informado no evento de Código de Cálculo 84 for maior ou igual ao evento com o Código de Cálculo 4, o sistema irá zerar o evento com o Código de Cálculo 4.
 
Evento de código de cálculo 85 inibe evento de código de cálculo 03
Se o parâmetro for marcado, ao ser lançado o evento com o Código de Cálculo 85 - INSS CALCULADO PELO USUÁRIO na movimentação do funcionário, o sistema irá desconsiderar o evento com o Código de Cálculo 3 - INSS.
Se o parâmetro não for marcado e for lançado na movimentação do funcionário o evento com o Código de Cálculo 85 - INSS CALCULADO PELO USUÁRIO, o sistema irá considerar os dois eventos desde que o valor informado no Código de Cálculo 85 seja menor que o valor do evento de Código de Cálculo 3. Caso o valor informado no evento de Código de Cálculo 85 for maior ou igual ao valor do evento de Código de Cálculo 3, o sistema irá desconsiderar o evento de Código de Cálculo 3.
 
Zerar evento de diferença quando o valor ficar negativo
 
 
 
Não zerar evento de fórmula quando valor retornado for negativo
Com este parâmetro marcado não será zerado o evento calculado por fórmula quando este retornar um valor negativo. Este tratamento é feito para eventos calculados por valor, hora e referência e que, o cálculo seja lançado no envelope de pagamento.

Observação
Este parâmetro não interfere no cálculo do recibo de férias, zerando os eventos calculados por fórmula que retornarem valor negativo.
Proporcionaliza eventos
Com este parâmetro marcado, o sistema irá realizar o lançamento da movimentação, proporcionalizando os eventos do tipo valor que tiverem os seus parâmetros de proporcionalidade confirmados em Administração de Pessoal | Cadastros | Eventos, aba identificação, para funcionários que tiveram admissão, licença e/ou férias no mês da competência.
Com o parâmetro desmarcado, o sistema realizará o lançamento da movimentação sem proporcionalidade também para estes funcionários.
 
Considera percentual de incidência integral para comissionista


Média de evento salário composto em meses anteriores deve atualizar valor com salário atual
Com este parâmetro marcado irá considerar o salário hora do funcionário para o cálculo de média do evento informado no salário composto quando o mesmo compor média e não faça mais parte da composição. Quando desmarcado irá considerar o valor informado na Ficha Financeira. Mais informações: DT - Cálculo de Média com evento de Salário Composto




<< Retornar para Folha Normal