Gerenciamento de Benefícios no RM Portal

Pelo portal é possível consultar os benefícios disponíveis, automáticos, solicitados, em uso, com recusa em andamento e recusados. Aqueles benefícios que não pertencem a nenhum dos status mencionados não serão exibidos no portal.

Disponíveis: São aqueles benefícios que estão apenas vinculados ao beneficiário e não são automáticos.

Automáticos: São aqueles benefícios que estão apenas vinculados como automático direta ou indiretamente ao beneficiário

Solicitados: São aqueles benefícios que tem requisições de solicitação de adesão ou modificação em andamento ou aprovadas.

Em uso: São os benefícios que já tem requisições de solicitação ou modificação concluídas e cuja data de solicitação seja maior ou igual a data de inicio da vigência e menor ou igual a data fim da vigência.

Recusa em andamento: São os benefícios que tem requisições de recusa em andamento ou aprovadas.

Recusados: São os benefícios que já tem requisições de recusa concluídas.

Situações em que um benefício não poderá ser solicitado:

- O benefício não pode ser automático para o beneficiário.

- O benefício não pode estar SOLICITADO ou RECUSA EM ANDAMENTO.

- O benefício não pode estar fora da vigência.

- Caso o benefício pertença a um grupo de EXCLUSIVIDADE, a quantidade total de benefícios pertencentes ao mesmo grupo adquiridos pelo beneficiário deve ser menor que a cota do grupo. A quantidade de benefícios adquiridos é igual à quantidade de benefícios EM USO do beneficiário.

- Caso o benefício pertença a um grupo de Dependência, o benefício de referencia precisa estar em uso pelo beneficiário para que a aquisição dos benefícios vinculados ao grupo possa ser efetuada.

- O benefício deve estar vinculado diretamente ao beneficiário, salvo no caso do beneficiário ser um funcionário, situação na qual poderá estar vinculado à função, cargo ou seção de lotação (inclusive às seções hierarquicamente superiores).

- Se o benefício pertencer a mais de um grupo deverá atender às regras de validação de pelo menos um dos grupos. Ou seja, se um determinado beneficio atende a uma regra de um grupo de benefícios o mesmo não será exibido no portal, pois existe um grupo que em que a regra bloqueia a aquisição do benefício.

- Caso o sistema esteja configurado para utilizar controle de pontuação (RHU000600), o total de pontos disponíveis para o funcionário deve ser superior à soma da pontuação requerida pelo benefício para cada beneficiário.

- Deve existir um tipo de requisição vinculado ao benefício.

Observação

Os procedimentos de solicitação ou de recusa de benefício através do Portal somente serão realizados mediante processo de efetivação de requisição. Um benefício somente será considerado como adquirido para o beneficiário no momento em que a requisição for efetivada(concluída) no RMVitae (Gerencia de RH/ Requisições/ Efetivar Benefícios).

Página de Visão dos benefícios:

Esta interface é acessível a partir do portal pela  página de visualização dos dados do funcionário / Recursos Humanos / Solicitar Benefício.

Exibirá os benefícios das seguintes situações: automático, disponível, solicitado, em uso, recusa em andamento e recusado.

O status exibido na tela de visão pode diferenciar do status exibido na tela de consulta do benefício quando:

- O benefício for extensivo aos dependentes e para cada um deles o status for diferente na tela de consulta. Para isso o sistema irá considerar na tela de visão a seguinte regra de precedência para exibição do status: Em Uso

-> Recusa em Andamento ->  Solicitado -> Recusado -> Disponível Sendo o status em uso considerado o mais forte e disponível o mais fraco.

Exemplo

O Benefício "Plano de Saúde" está como em uso para o funcionário e para os seus 3 dependentes um está como recusado, outro disponível e outro como recusa em andamento. Nesse caso na tela de visão o benefício será exibido como em uso, pois é o status com maior precedência dentre os outros. O beneficio for solicitado pelo portal e efetivado no RMVitae pelo assistente de lançamento na tela de visão o benefício será exibido como EM USO e na tela de consulta será exibido como SOLICITADO.

Página de Consulta do Benefício:

Esta interface é acessível através da Página de Visão dos Benefícios quando o usuário logado clicar duas vezes em cima de um dos benefícios listados na visão. Serão exibidos os benefícios do usuário logado e seus dependentes juntamente com seus respectivos status individuais.

Página de Solicitação:

Esta interface é acessível através da Página de Consulta do Benefício quando o usuário logado selecionar o beneficiário e clicar no botão "solicitar adesão/modificação". Neste momento é possível informar dados nos campos complementares e também imprimir os relatórios gerenciais vinculados a requisição de solicitação. Basta clicar no link "imprimir" disponível ao lado de cada beneficiário. Este relatório precisa estar previamente configurado (com passagem de parâmetros de coligada, chapa do funcionário e código do dependente).

Página de Recusa:

Esta interface é acessível através da Página de Consulta do Benefício quando o usuário logado clicar no botão "recusar adesão".

Neste momento é possível informar dados nos campos complementares e também imprimir os relatórios gerenciais vinculados a requisição de recusa. Basta clicar no link "imprimir" disponível ao lado de cada beneficiário. Este relatório precisa estar previamente configurado (com passagem de parâmetros de coligada, chapa do funcionário e código do dependente).