Dicionário de Competências

O cadastro de Competências tem como objetivo definir as habilidades necessárias que irão credenciar um profissional a exercer determinada função dentro da organização. As competências podem ser entendidas como conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos pelos diferentes níveis de gestão para atingir os objetivos específicos de cada função.

No entanto, na formatação adotada na gestão por competências do RMVitae, a competência será vista como capacidade de entrega. O que apenas formalizará aquilo que puder ser transformado em resultado.

Atenção

Para qualquer ícone desabilitado, verifique com o Supervisor as permissões do usuário em questão em Cadastros | Segurança | Perfis | pasta Acesso a Menus. Através do cadastro é possível controlar:

Pasta Identificação - Dicionário de Competências

Esta pasta destina-se ao cadastramento, consulta e / ou alteração das competências.

Conceito

Neste campo o usuário deverá informar qual o conceito aplicado, na organização, para a competência em questão.

Tipo

Comportamental – È a competência que a empresa espera do seu funcionário.

Técnica – È a competência específica para que o funcionário possa exercer uma função.

Observação

O campo "Performance" não é editável e neste momento tem a finalidade de visualizar as performances anteriormente cadastradas para a competência para que as mesmas possam ser copiadas para vir a ser os Itens de Performance.
 
Treinável (LNTD)

Neste campo o usuário deverá informar se a competência é treinável ou não. Se a competência for treinável, no menu Treinamento| LNTD, ao selecionar para pesquisar por Competências indicadas, somente as competências que estiveram com este campo igual a Sim aparecerão no LNTD para que seja levantada a necessidade de treinamento da mesma.

Pasta Requisitos da Competência

Esta pasta destina-se ao cadastramento, consulta e / ou alteração das vinculações de competências aos requisitos. Ao vincular uma competência a um requisito, o usuário definirá quais são as competências que exigem da pessoa o desenvolvimento do requisito em questão, para que ela possa ter a competência registrada no seu cadastro. Pelo LNT (que futuramente se transformará em MND – mapeamento de necessidade de desenvolvimento) será possível verificar quais são os requisitos de acesso que uma determinada pessoa possui e cruzar estas informações com os requisitos de acesso necessários para a competência exigida para exercer a função desempenhada pela pessoa em questão. Com bases nestas informações será possível identificar, para cada pessoa, quais são os requisitos que precisam ser desenvolvidos / melhorados por ela.


Informações Complementares



Itens de Performance Pessoas que possuem a competência

Como Fazer



Cópia de competências entre coligadas