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01. DADOS GERAIS
Linha de Produto: | Protheus |
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Segmento: | Manufatura |
Módulo: | Manutenção de ativos e gestão de frotas (SIGAMNT) |
Função: | MNTNG - Aplicativo mobile MNTNG |
Issue: | DNG-3893 |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Implementar no aplicativo MNTNG as funcionalidades de Solicitação de Serviço.
03. SOLUÇÃO
Implementado no aplicativo MNTNG as funcionalidades das solicitações de serviço. A Solicitação de Serviço (S.S.), é o pedido de execução de um conserto, serviço ou melhoria que depende de aprovação e normalmente é uma etapa anterior à ordem de serviço (O.S.). Ao identificar um possível problema, um usuário pode gerar uma solicitação de serviço a ser analisada. O módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT) permite realizar as operações de uma Solicitação de Serviço, assim como definir uma breve descrição do problema, distribuir para um executante, encerrar e enviar workflows para o executante, o solicitante e os demais responsáveis (quando configurado).
Atenção
Esta melhoria foi realizada a partir da versão do mobile igual ou superior a 1.8.8 e o Web service com uma versão igual ou superior a 14/02/2019 e para ambientes que não utilizam o Facilities, ou seja, quando o parâmetro que indica se utiliza Facilities ou Solicitação estiver como Solicitação de serviço (MV_NG1FAC = 2 - Solicitação de serviço). É necessário também a criação dos campos de usuário através do pacote disponível neste link.
Atenção
Para a utilização desta funcionalidade na release 12.1.17, é imprescindível a aplicação do pacote de atualização de dicionário.
Com a implementação de solicitação de serviço, foi necessário alterar a restrição de login ao aplicativo MNTNG. Desta forma, todos os usuários que tem acesso ao Protheus podem realizar o login no aplicativo MNTNG independentemente de ser um funcionário da manutenção (ST1). Quando o usuário não possui o vínculo de funcionário da manutenção, a opção PlayStop ficará invisível para o usuário e ao incluir um insumo de mão-de-obra, o campo Mão de obra deve ficar vazio (atualmente este campo é preenchido com o código do usuário logado);
Atenção
Quando a opção de apresentar somente O.S. relacionadas ao usuário ou opção de somente O.S. relacionadas a especialidade do usuário estiverem marcadas, o vínculo do usuário logado com o funcionário da manutenção deverá existir, pois a partir deste parâmetro é realizado um filtro que define quais ordens de serviço serão apresentadas ao usuário. Caso não tenha o vínculo do usuário logado com o funcionário da manutenção, serão apresentadas apenas as O.S. as quais o usuário logado incluiu.
Ao escolher a opção Solicitações de Serviço na escolha de menu (Imagem 1) o usuário será direcionado para a lista de SS's (Imagem 2).
A listagem de solicitações de serviço é exibida em uma escala de cores de acordo com a situação e prioridade de cada solicitação. A tabela abaixo apresenta a cor que corresponde à cada situação:
Cor | Status |
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Cinza | Em análise |
Vermelha | Distribuída com prioridade alta |
Amarela | Distribuída com prioridade média |
Azul | Distribuída com prioridade baixa |
Verde | Executadas e pendentes de pesquisa e satisfação |
A visualização da lista de solicitações de serviços estão divididas em quatro abas: Todas, Em análise, Distribuição e Satisfação. As abas são definidas da seguinte forma:
- Todas: apresenta todas as solicitações de serviço, inclusive as que possuem apenas pesquisa de satisfação pendente;
- Em análise: apresenta apenas as solicitações recém incluídas pelo usuário logado e que ainda não estão distribuídas;
- Distribuição: apresenta todas as solicitações que já estão distribuídas ao usuário logado;
- Satisfação: apresenta todas as solicitações que possuem pesquisa de satisfação pendente as quais o usuário logado foi o solicitante. Esta pesquisa é configurável a partir do tipo de serviço.
Ao selecionar uma Solicitação de Serviço será aberta a visualização dos detalhes da mesma (Imagem 3). Nesta mesma visualização, é possível efetuar todas as demais ações disponíveis de acordo com o status (em análise, distribuição e satisfação).
Imagem 1 - Opção menu S.S. | Imagem 2 - Lista de S.S. | Imagem 3 - Detalhes da S.S. |
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Para incluir uma solicitação, clique no botão flutuante de ícone + no canto inferior direito (Imagem 4). A seguir, selecione o equipamento para qual deseja abrir a solicitação. O campo Descrição do serviço também deve ser preenchido com uma breve descrição do problema, já os demais campos são opcionais. Em seguida selecione a opção salvar (Imagem 5).
Na próxima tela é possível conferir os dados informados (Imagem 6), editá-los, adicionar imagens de problema e solução, além de distribuir ou excluir a solicitação. Após isso, basta selecionar a opção salvar para que as novas informações sejam adicionadas no banco de dados.
Caso deseje alterar alguma informação da S.S. após a mesma ser salva, basta selecionar o item que será direcionado ao fluxo de alteração, editar os campos que desejar e salvar novamente. Enquanto a solicitação está com o status Em análise, é possível alterar a descrição do serviço, o ramal e o tipo de serviço.
Quanto a exclusão de uma solicitação de serviço, a mesma pode ser realizada apenas quando a situação estiver Em análise (Imagem 7).
Imagem 4 - Botão flutuante de inclusão de S.S. | Imagem 5 - Inclusão de S.S. | Imagem 6 - Alteração de S.S. |
Imagem 7 - Exclusão de S.S. |
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As imagens podem ser adicionadas desde o momento de inclusão, até a finalização da solicitação de serviço. Caso deseja adicionar imagens, basta selecionar a aba imagens ou selecionar a opção próximo.As fotos tiradas serão armazenadas no banco de conhecimento da respectiva Solicitação de serviço tendo em sua descrição os termos PROBLEMA e SOLUÇÃO seguidos da hora na qual a imagem foi salva no banco de conhecimento.
Para identificação visual das imagens (Imagem 8):
- Imagens do tipo Problema apresentarão um ícone de exclamação em vermelho no canto inferior direito da imagem;
- Imagens do tipo Solução apresentarão um ícone de check em verde no canto inferior direito da imagem;
- Uma imagem que ainda necessita ser salva no banco de conhecimento da S.S. terá o símbolo de nuvem azul, seguido do seu tipo;
- Caso uma imagem seja deletada, será exibido um ícone de lixeiro laranja, seguido seu tipo.
Atenção
As imagens terão seu upload para o banco de conhecimento da Ordem de Serviço quando houver conexão com o servidor. Assim como, o download para o MNT NG das imagens já gravadas no banco de conhecimento só ocorrerão quando o usuário estiver conectado ao servidor.
Imagem 8 - Imagens da S.S. |
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Uma solicitação pode ser distribuída quando a situação estiver Em análise. Ao selecionar a solicitação o usuário é direcionado ao fluxo de alteração e distribuição.
Caso precise alterar alguma informação da S.S., edite os campos e salve novamente (Imagem 9). A opção Distribuir aparece no fim da tela ou nas opções do menu no canto superior direito (Imagem 10).
Para realizar a distribuição de uma solicitação é necessário preencher os campos de executante e prioridade. Em seguida selecione a opção salvar. Caso o campo de serviço não esteja preenchido, o mesmo se torna obrigatório para realizar a distribuição de uma S.S. (Imagem 11). Caso deseja alterar as informações de distribuição, basta selecionar a S.S. novamente, editar e salvar.
Imagem 9 - Alteração de S.S. | Imagem 10 - Opção de distribuição | Imagem 11 - Distribuição de S.S. |
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É possível gerar ordens de serviço vinculadas a uma solicitação apenas quando a solicitação já está distribuída. Para esta funcionalidade, selecione uma solicitação de serviço com situação distribuída, em seguida acesse a aba ordens de serviço e selecione o botão flutuante de + no canto inferior direito (Imagem 12). Será apresentada uma tela com as principais informações que devem ser preenchidas para a inclusão de uma ordem de serviço. Basta informar o serviço e confirmar os demais dados para a inclusão da Ordem de serviço (Imagem 13). Vale ressaltar que após a inclusão de uma ordem de serviço relacionada à uma solicitação de serviço, os dados da solicitação não poderão mais ser alterados (Imagem 14).
Imagem 12 - Botão flutuante de inclusão de O.S. | Imagem 13 - Inclusão de O.S. | Imagem 14 - Após a inclusão de O.S. |
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Caso o parâmetro que permite gerar múltiplas OS's a partir do retorno da Distribuição esteja habilitado (MV_NGMULOS) esteja como Sim, será possível incluir múltiplas ordens de serviço para a solicitação (Imagem 15) e caso esteja como Não, após a inclusão de uma Ordem de serviço, a opção de incluir ordem de serviço não será apresentada em tela (Imagem 16). Quanto ao parâmetro que indica se a Solicitação de Serviço poderá gerar O.S. do tipo Preventiva/Preditiva (MV_NGSSPRE), se o mesmo estiver como Sim, será possível incluir ordens de serviço preventivas relacionadas à solicitação (Imagem 17).
Imagem 15 - Parâmetro MV_NGMULOS = S | Imagem 16 - Parâmetro MV_NGMULOS = N | Imagem 17 - Parâmetro MV_NGSSPRE = S |
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Uma solicitação pode ser finalizada logo após a sua execução. Para realizar a finalização selecione a solicitação que já está distribuída e preencha os campos que são apresentados. É importante mencionar que a solicitação finalizada não será mais apresentada ao executante pois esse é final do fluxo de execução de uma solicitação de serviço.
Vale ressaltar que não é possível finalizar uma solicitação de serviço caso a mesma tenha uma ordem de serviço em aberto (Imagem 18). Neste caso, será necessário finalizar ou cancelar a ordem de serviço inicialmente para após isso finalizar a solicitação. Para que a solicitação seja finalizada, o executante deverá informar os campos de solução, tempo de execução e data de fechamento (Imagem 19).
Após a finalização da solicitação de serviço, o status da mesma será alterado para Satisfação e a mesma estará disponível apenas para o solicitante (Imagem 20).
Imagem 18 - Finalização de S.S. com O.S. | Imagem 19 - Finalização de S.S. | Imagem 20 - S.S. finalizada |
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A pesquisa de satisfação é uma funcionalidade opcional, ou seja, é configurável dependendo do tipo de serviço que está sendo executado. No cadastro de tipos de serviço, o gestor define se deve ou não ser realizada a pesquisa (Imagem 21). Sendo assim, ao finalizar uma solicitação de serviço, no caso de ser um serviço que possua a obrigatoriedade de pesquisa, é necessário que o solicitante responda a algumas perguntas sobre o serviço realizado pelo executante.
Imagem 21 - Cadastro de tipo de serviço |
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A aba Satisfação apresenta as solicitações que já foram finalizadas e estão pendentes de pesquisa. É importante mencionar que esta aba só fica disponível ao solicitante se o mesmo possui alguma pesquisa pendente, caso contrario, a aba não é apresentada (Imagem 22). Ao selecionar o item, o usuário é direcionado aos detalhes da solicitação finalizada. Os campos de resposta obrigatórios a serem preenchidos para finalizar o processo de pesquisa e satisfação são referentes ao Atendimento no prazo (opções: ótimo, bom, satisfatório, ruim) e quanto A necessidade foi atendida? (opões: ótimo, bom, satisfatório, ruim). Além disso, há dois campos descritivos não obrigatórios os quais questionam se O prazo de atendimento foi bom ? e Como foi o atendimento ? (Imagem 23). Caso o parâmetro MV_NGPSATI estiver habilitado e o tipo de serviço utilize pesquisa (TQ3_PESQST = 1), o solicitante só poderá gerar uma nova solicitação após responder à pesquisa, caso houver alguma pendente (Imagem 24).
Imagem 22 - S.S. sem pesquisa pendente | Imagem 23 - Respondendo a pesquisa | Imagem 24 - Parâmetro MV_NGPSATI = S |
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O Portal mobile é a ferramenta utilizada para as configurações relacionadas ao MNTNG. Na seção de Grupo de Usuário, o administrador define as permissões e os filtros para cada grupo. Esta seção foi modificada a fim de atender as necessidades de solicitação de serviço. A seção de permissões foi dividida em duas subcategorias, uma de Ordem de serviço e outra de Solicitação de serviço. Na categoria de Ordem de serviço estão as opções de Incluir O.S., Alterar O.S., Cancelar O.S., Finalizar O.S., Previsto e Realizado. Já na categoria de Solicitação de serviço estão as opções de Incluir S.S., Alterar S.S., Distribuir S.S., Finalizar S.S. e Gerar ordens vinculadas a S.S. Na opção Somente S.S. relacionadas ao usuário será exibida aos respectivos usuários cadastrados, apenas as Solicitações na qual ele seja o solicitante ou o executante da solicitação de serviço (Imagem 25)
Imagem 25 - Portal mobile |
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Na seção de Configurações foi adicionada a opção de Validação de Ambiente com o objetivo de informar ao usuário se o ambiente esta apto a utilizar as funcionalidades.
Para utilizá-la é necessário validar a conexão (Imagem 26). Após validar a conexão, o novo botão será apresentado em tela. Basta selecionar o mesmo e informar seu login e senha (Imagem 27) que será apresentado uma mensagem informando os itens a serem ajustados para cada filial e funcionalidade (Imagem 28).
Imagem 26 - Validar conexão | Imagem 27 - Validar ambiente | Imagem 28 - Itens a serem ajustados |
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04. DEMAIS INFORMAÇÕES
Atualmente o aplicativo MNT NG não possui a opção de inclusão de ordens de serviço do tipo Localização.IMPORTANTE!
No processo de sincronização são utilizados campos de log de usuário (alteração e inclusão) de algumas tabelas do Protheus para o controle de dados enviados ao aplicativo. Desta forma, será necessário criar novos campos para a utilização no processo de solicitações. As tabelas que necessitam de campos de log de usuário são: TQ3, TQ4, TQB, SHB e TT7. Há possibilidade de criar os campos através do update UPDMNTNG. Para mais informações, consulte a documentação do update.IMPORTANTE!
05. ASSUNTOS RELACIONADOS
Documentação do update UPDMNTNG
Pacote de atualização de dicionário