Mobile:
Requisitos:
Acesso externo ao servidor estar liberado (para acesso via 3G/4G)
Configuração Datasul\Portal HCM:
Caso o produto Portal HCM já esteja parametrizado e funcionando, este passo não deverá ser executado.
Para uma nova instalação do produto Datasul deverá ser seguido o passo a passo disponível em:
http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=233747655
Após configurado o produto Datasul seguindo o passo a passo anterior, será necessário configurar o Portal HCM para acesso.
Para utilização do Portal HCM é necessário que seja configurado o banco Payroll2, este banco é instalado junto com a mídia oficial e está localizado no diretório dos bancos oficiais.
É necessário que seja carregado o banco Payroll2 junto com os outros bancos do produto.
Verificar a configuração de banco para acesso pelo Datasul no diretório do Jboss correspondente:
A porta parametrizada no arquivo, deverá ser a mesma que o banco foi iniciado. Ex:
Após realizada a parametrização, iniciar os serviços na seguinte ordem: Appserver, Bancos, Jboss.
Depois de iniciado o produto, será apresentada a tela de Login do Totvs Datasul.
Para as próximas parametrizações é indicado o uso do usuário padrão SUPER, pois este usuário possui diversas permissões de acesso.
Para que seja possível realizar acesso ao Portal HCM é necessário que os funcionários possuam um login de acesso.
A criação dos usuários poderá ser feita pelo programa “Criar Usuários para Funcionários” (FP9160) , este programa utiliza a parametrização realizada no programa FP0540 na aba Portal-LMS em "Regra Geração Usuário" e "Regra Geração Senha".
Os perfis de acesso utilizados pelo Portal HCM são: QSQ (Funcionários), COO (Coordenadores) e HR (Recursos Humanos).
Após a geração dos usuários, deverá ser parametrizado o tipo de acesso: Para os funcionários o tipo de acesso é definido como "Colaborador" e para os Coordenadores o indicado é Unidade de Lotação\Exceções Unidade de Lotação. Deverá ser parametrizado conforme a hierarquia da empresa, todos os funcionários com o perfil QSQ, os coordenadores com o perfil QSQ e COO e a equipe de RH com o perfil HR.
Esta configuração está disponível no programa "Manutenção Usuários Produto".
Para verificar os funcionários se os coordenadores (COO) tem acesso aos funcionários de sua equipe, deverá acessar o programa “Consulta Permissões Usuário” (FP9110).
Após a parametrizações de usuários e permissões, deverá ser executado o programa EP2014 – “Gerar Sincronização Portal HCM”.
Realizada a sincronização, realizar o login no produto Datasul com um usuário para verificar o acesso às funcionalidades.
Este programa é responsável por atualizar o banco Payroll2 com as informações que o Portal HCM utiliza do ERP (HCM). Sempre que for alterado alguma informação no ERP (HCM) que o Portal HCM utiliza (Funcionários, Cargos, Períodos Aquisitivos, Estrutura de Reporte, etc) este programa deverá ser executado.
Passo a passo MEU RH:
Para a versão 12.1.17 e para aplicação das correções expedidas deverá ser seguido o procedimento abaixo. Para novas instalações o MEU RH é instalado juntamente com o produto Datasul.
Acesse a Central de Downloads no link https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download
No campo de busca informe "HTML-HCM" e clique em "Buscar".
Após a busca do patch ser concluída, faça o download de acordo com o ambiente utilizado
O processo de atualização do Meu RH é igual ao do TOTVS Datasul Portal HCM.
Após atualizado o pacote, as seguintes configurações devem ser realizadas no ambiente.
No diretório do Jboss correspondente jboss/server/instance-xxxx/conf/datasul , onde o xxxx é a porta utilizada, encontre o arquivo “datasul_framework.properties”
Abra o arquivo e procure a propriedade “portal.java.naming.security.datasulurl”, o valor deverá ser a url base de acesso ao ambiente.
Para o correto funcionamento é obrigatório o uso do http://
Ex:
No diretório correspondente CONF (jboss\server\instance-xxxx\conf , onde xxxx é a porta utilizada), localize o arquivo josso-agent-config.xml:
Nesse arquivo deverá ser adicionada a seguinte propriedade:
<partner-app>
<context>/dts/portal-hcm</context>
</partner-app>
Localizar o arquivo Application.xml localizado no diretório correspondente, jboss\server\instance-xxx\deploy\datasul-byyou-12.1.xx-SNAPSHOT.ear\META-INF e localizar o registro <web-uri>html-hcm-12.1.xx-SNAPSHOT.war</web-uri> , de acordo com a versão de seu ambiente.
O valor da propriedade <context-root> deverá ser dts/portal-hcm, caso o valor seja diferente disso, deve ser atualizado.
<context-root>dts/portal-hcm</context-root>
Após realizar os passos anteriores, reinicie\inicie o serviço do Jboss.
Lembrando que para a utilização do “Meu RH” é obrigatório que você tenha acesso ao TOTVS Datasul Portal HCM.
Após configurado o ambiente Web conforme os passos anteriores. Para realizar o acesso pelo APP é necessário seguir os seguintes passos.
Baixar o APP “Meu RH” na Google Play:
Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, será apresentada a tela para leitura do QRCode:
Para gerar o QRCode siga o link: 0.4 QRCode
Como realizo o acesso ao “Meu RH”:
Ao tentar acessar o caminho <URL do seu ambiente>:<porta>/dts/portal-hcm/ do meu ambiente, é apresentada a mensagem “Esta página não está funcionando”:
Verifique se o arquivo josso-agent-config.xml no diretório correspondente CONF (jboss\server\instance-xxxx\conf , onde xxxx é a porta utilizada) foi parametrizado corretamente.
Os dados dos meus documentos estão desatualizados:
Deve ser ser executada a tarefa “Gerar Sincronização Portal HCM” no TOTVS Datasul Portal HCM para que os dados seja atualizados.
Quero acessar ao TOTVS Datasul Portal HCM , como faço?
O acesso ao TOTVS Datasul Portal HCM continua sendo pela url padrão: <URL do seu ambiente>:<porta>/dts/portal-hcm , onde localhost é nome do servidor.
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Links dos principais conceitos e processos.