Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Esta rotina permite bloquear o cliente devedor do frete, ou seja, o responsável pelo pagamento do frete, impedindo assim o cálculo do frete e a geração de documentos de transporte como, por exemplo, o CTRC - Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas.

Os bloqueios são geralmente definidos pelos departamentos Comercial ou Operacional, de acordo com as especificações de cada cliente.

Os tipos de bloqueios são cadastrados na tabela M2 - Bloqueios de Notas/Itens, ambiente Configurador.

Exemplo:

CódigoTipo de Bloqueio

10 

Comercial
20Operacional (SIGATMS)

DICA!

  • Em Cálculo de Frete (TMSA200). o Sistema avalia se o cliente devedor está bloqueado, analisando a existência de bloqueios manuais (bloqueio SIGATMS) e as regras de limite crédito do cliente informadas no cadastro de clientes (bloqueio de crédito).
  • Se o cliente devedor estiver com o status Bloqueado, será apresentada uma mensagem de alerta, impedindo o cálculo do frete.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Bloquear os Clientes

  •  No SIGATMS, clique em Atualizações > Comercial > Bloqueio Clientes.

  •  Na tela Bloqueio de Clientes, clique em Incluir.

  •  Na tela Bloqueio de Clientes - Incluir, informe os dados necessários para este cadastro.

  •  Confira os dados e confirme.

  •  Para cancelar o bloqueio, o registro cadastrado deve ser excluído.

  •  Para liberar os Pedidos bloqueados e permitir o cálculo do frete e geração dos CTRCs, utilize as opções: Liberação de Crédito (bloqueio de crédito) ou Liberação de Transporte (bloqueio SIGATMS).

03. TELA BLOQUEIO DE CLIENTES

Outras Ações / Ações Relacionadas

Ação

Descrição

Incluir

Permite acessar a tela Bloqueio de Clientes, na qual é possível cadastrar os dados necessários para efetuar o bloqueio do cliente.

04. TABELAS UTILIZADAS

  • DV5 - Bloqueio de Clientes

  • SA1 - Cadastro de Clientes

05. ASSUNTOS RELACIONADOS