CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
Esta rotina permite bloquear o cliente devedor do frete, ou seja, o responsável pelo pagamento do frete, impedindo assim o cálculo do frete e a geração de documentos de transporte como, por exemplo, o CTRC - Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas.
Os bloqueios são geralmente definidos pelos departamentos Comercial ou Operacional, de acordo com as especificações de cada cliente.
Os tipos de bloqueios são cadastrados na tabela M2 - Bloqueios de Notas/Itens, ambiente Configurador.
Exemplo:
Código | Tipo de Bloqueio |
---|---|
10 | Comercial |
20 | Operacional (SIGATMS) |
DICA!
- Em Cálculo de Frete (TMSA200). o Sistema avalia se o cliente devedor está bloqueado, analisando a existência de bloqueios manuais (bloqueio SIGATMS) e as regras de limite crédito do cliente informadas no cadastro de clientes (bloqueio de crédito).
- Se o cliente devedor estiver com o status Bloqueado, será apresentada uma mensagem de alerta, impedindo o cálculo do frete.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Bloquear os Clientes
No SIGATMS, clique em Atualizações > Comercial > Bloqueio Clientes.
Na tela Bloqueio de Clientes, clique em Incluir.
Na tela Bloqueio de Clientes - Incluir, informe os dados necessários para este cadastro.
Confira os dados e confirme.
Para cancelar o bloqueio, o registro cadastrado deve ser excluído.
Para liberar os Pedidos bloqueados e permitir o cálculo do frete e geração dos CTRCs, utilize as opções: Liberação de Crédito (bloqueio de crédito) ou Liberação de Transporte (bloqueio SIGATMS).
03. TELA BLOQUEIO DE CLIENTES
Outras Ações / Ações Relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Incluir | Permite acessar a tela Bloqueio de Clientes, na qual é possível cadastrar os dados necessários para efetuar o bloqueio do cliente. |
04. TABELAS UTILIZADAS
DV5 - Bloqueio de Clientes
SA1 - Cadastro de Clientes