Índice
Objetivo
A rotina tem o objetivo de realizar o controle de uniformes onde será centralizada todas as funcionalidades disponíveis para o processo.
Através desta rotina, o usuário poderá realizar:
- Inclusão de Uniformes
- Solicitar/Alterar Uniforme
- Realizar Entrega de Uniforme
- Troca/Substituição de Uniformes
- Trocas Pendentes
- Devolução de Uniformes
- Impressão do Termo de Entrega
Importante
Necessário habilitar o parâmetro MV_GSITORC (Conteúdo igual a 1) para relacionar a Gestão de Uniformes com os Contratos.
Caso não seja habilitado esta funcionalidade, não será possível utilizar o novo processo de Precificação e Facilitador nos Orçamentos.
Mapa Mental
Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina:
Operações
Todo processo se inicia através da inclusão dos uniformes.
O usuário deverá informar qual o Atendente que se está incluindo o uniforme (ou produtos) que fazem parte da solicitação e os campos referentes ao tipo de movimento e armazém para a realização da entrega e devolução do uniforme.
O usuário também deverá especificar o período de vigência (ou validade) dos uniformes.
Importante
Os campos de entidade contábil, estarão disponíveis no release 12.1.31, para a utilização do processo em um release anterior, clique aqui para maiores informações de como configurar os campos.
O usuário pode realizar quaisquer alterações ou complementar a solicitação do uniformes através dessa opção.
É importante ressaltar que a alteração dos itens somente será permitida caso o mesmo ainda não tenha sido entregue ao atendente. Caso contrario, o item deverá ser devolvido para que a troca possa ser realizada.
Importante
Desenvolvida a integração da rotina de apontamento de materiais gerando uma solicitação ao armazém ao realizar o apontamento de material.
Para atender este requisito precisamos seguir os seguintes passos:
1-) Criar o parâmetro MV_GSAPMAT como Logico.
2 -) Descrição: Parâmetro para habilitar a geração de solicitação ao armazém no apontamento de materiais
3 -) Conteúdo do parâmetro : .T. Habilita a funcionalidade ou .F. desabilita a funcionalidade
Acesse o dicionário de dados no configurador e crie os seguintes campos, caso não existam.
Campo |
Tipo |
Tamanho |
Titulo |
Descrição |
Contexto |
Browser |
Visual |
---|---|---|---|---|---|---|---|
TXD_CODSA | Caractere | 6 | Código de SA | Cód Solicitação Armazém | Real | S | V |
- Solicita/Alterar para inclusão e gerar uma Solicitação ao Armazém (módulo Estoque).
2. Visualizar e verificar código da Solicitação ao Armazém (módulo Estoque).
3. Foi disponibilizada a legenda na rotina para controlar o fluxo de solicitações:
Branca: Solicitação Inicial
Amarela: Solicitação Gerada
Verde: Solicitação em Análise
Preto: Solicitação Atendida
Marrom: Solicitação parcialmente atendida
Vermelho: Rejeitada
4. Acesse o módulo 4-Estoque/Custos para Gerar e Baixar a Pré-Requisição.
5. Selecione a Solicitação ao Armazém (SA) para Gerar a Pré-Requisição ao Armazém.
6. Efetuar a baixa da Pré-Requisição ao Armazém.
7. Confirmar a Baixa da Pré-Requisição ao Armazém.
8. Acessar a Gestão de Uniformes e visualizar as Solicitações do Atentedente para
Esta opção efetiva a entrega dos uniformes ao atendente.
Será exibida uma janela para que o usuário indique quais são os uniformes que estão sendo entregues ao atendente. Este processo irá gerar automaticamente uma Requisição ao Estoque dos itens selecionados, dando baixa automaticamente nos saldos dos itens em questão.
Após esse processo, o usuário poderá realizar a impressão do "Termo de Entrega"
Utilização de Produtos Intercambiáveis
Esta funcionalidade é utilizada no momento da entrega dos uniformes.
Em resumo, o objetivo é cadastrar produtos que possam ser substituídos por outros pré-determinados no momento em que for efetuada a entrega dos uniformes e com isso ter mais flexibilidade no processo.
Este recurso é muito útil quando o responsável pela inclusão do uniforme não tem conhecimento do tamanho e/ou características especificas do uniforme.
Quando ocorrer a entrega do uniforme, o usuário deverá indicar qual dos produtos vinculados está sendo considerado.
Através desta opção o usuário poderá realizar a substituição ou a troca de um item entregue ao atendente.
Importante
A Partir do release 12.1.33 está disponível a opção de troca, substituição de forma parcial, para releases anteriores clique aqui para maiores informações
Ao disponibilizar a opção de troca e substituição de forma parcial, ao clicar a seguinte janela será apresentada.
A opção de Troca, é para casos onde será realizado uma troca de um mesmo item.
A opção de Substituição, é para casos onde será realizado a substituição de um item por outro item.
Ao selecionar uma das opções um novo campo será disponibilizado para informar a quantidade a ser trocada ou substituída.
Para Troca o seguinte campo será disponibilizada Qtd. Troca
Nesse campo será preenchido com a quantidade a ser trocada.
Para Substituição, uma tela será aberta para selecionar o novo item e informar a quantidade.
Ao realizar a gravação um novo item será criado.
Será apresentada uma janela para que o usuário selecione o item que está sendo trocado. Ao selecionar o item, o usuário deverá indicar o código do novo item a ser entregue ao atendente.
Também será apresentado uma tela para o usuário informar o motivo da troca ou substituição, essas informações serão gravadas na tabela TXF - Histórico de Troca/Devolução
Este processo irá gerar automaticamente uma Requisição ao Estoque do item que está sendo substituído.
Ao confirmar o processo, o usuário deverá indicar o tratamento á ser dado com o recebimento do uniforme que está sendo trocado, sendo:
- Deixar o item pendente para troca(Vide tratamento descrito no item "Trocas Pendentes")
- Realizar o recebimento do uniforme(Este processo irá gerar uma Devolução ao Estoque do item que está sendo recebido dentro do processo de troca)
Eventualmente, o processo de troca poderá ficar pendente referente á entrega dos itens que estão sendo substituídos pelo atendente.
Estes itens podem ser visualizados dentro da tela de Gestão de Uniforme.
Para realizar a "Baixa" dos itens pendentes, o usuário deverá utilizar a funcionalidade "Trocas Pendentes".
Será apresentada uma janela ao usuário para que ele indique quais itens estão sendo devolvidos pelo Atendente.
Ao Confirmar o processo de troca pendente, será gerada automaticamente uma Devolução ao Estoque para o armazém indicado no campo Armazém de Devolução(TXC_ARMDEV)
O objetivo deste armazém é permitir a segregação dos uniformes que estão sendo devolvidos para que seja possível avaliar se os mesmo ainda estão em condições de uso. Caso estejam, o usuário pode realizar manualmente uma movimentação de transferência e devolver o uniforme em questão para o armazém padrão de uniformes que está configurado no campo Armazém Uniforme(TXC_ARMUNI) e assim disponibilizá-lo para outro atendente.
Caso o uniforme não esteja mais condições de uso, o usuário poderá - manualmente, através da rotina padrão de movimentos internos, realizar a requisição do item e descarta-lo.
O processo de devolução consiste na entrega definitiva do uniforme pelo atendente.
Importante
A Partir do release 12.1.33 está disponível a opção de troca, substituição de forma parcial, para releases anteriores clique aqui para maiores informações
Ao realizar a devolução do uniforme, um novo campo Qtd. Devol será disponibilizado para informar a quantidade a ser devolvida, onde é possível informar uma quantidade de forma parcial.
Ao realizar a gravação o novo campo TXD_DEVOL será gravado com a quantidade devolvida, ao devolver todos os itens, o mesmo será encerrado.
No campo Qtde. Unif ficará com a quantidade de uniformes que estão em poder do funcionário e no campo Qtd. Devol ficará com a quantidade de uniformes devolvidos.
Está ação irá gerar automaticamente uma Devolução ao Estoque do item que está sendo devolvido. O item será devolvido para o armazém indicado campo Armazém de Devolução(TXC_ARMDEV).
O usuário também poderá informar qual foi o motivo da entrega do uniforme.
O usuário só poderá realizar a exclusão do pedido de uniformes para o atendente caso o mesmo não tiver sido entregue para o mesmo, ou se todos os itens tenham sido devolvidos.
O Termo de Entrega estará disponível para impressão apos a realização do processo de entrega de uniformes.
Trata-se de um modelo confeccionado no Microsoft Word e o mesmo deve estar disponível na pasta conforme a configuração do parâmetro MV_TECPATH.
Com a opção de Banco de conhecimento o usuário poderá incluir documentos para anexar no processo para cada atendente.
Agora será possível, realizar a carga de uniformes previamente cadastrados no Facilitador de Orçamento, onde foi criado uma nova aba para informar os uniformes.
Com isso o cadastro de uniformes será simplificado, essa opção será aplicado no produto padrão no release 12.1.30, caso queira utilizar em um release anterior, entre nesse link.
Assim ao aplicar um facilitador de uniformes, os itens cadastrados já serão carregados na aba de uniformes, assim deixando o cadastro mais agil.
Principais Campos
Campo |
Descrição |
Cod. Atend |
Pressione F3 e selecione o código do atendente. Exemplo: 000000000000001 |
Mov. Req |
Campo para indicar o tipo de movimento de estoque para a requisição do uniforme. Nesse campo só será aceito Tipo de movimento de Requisição (F5_TIPO = 'R') Exemplo: 501 |
Arm. Unif |
Campo para indicar o armazém padrão do uniforme, utilizado para movimentação de estoque. Exemplo: 01 |
Mov. Dev |
Campo para indicar o tipo de movimento de estoque para a devolução do uniforme. Nesse campo só será aceito Tipo de movimento de Devolução (F5_TIPO = 'D') Exemplo: 001 |
Arm Dev |
Campo para indicar o armazém de devolução do uniforme, utilizado para movimentação de estoque. Exemplo: 40 |
C.Custo | Campo para indicar de qual Centro de Custo pertence. Exemplo: 000000000 |
Campo |
Descrição |
Filial TFF | Campo para informar a filial do contrato. |
Contrato | Campo para informar o número do contrato. |
Posto de Trabalho | Campo para informar o posto de trabalho. |
Cod. Uniforme |
Pressione F3 e selecione o código do uniforme. Importante Alterar o parâmetro MV_GSITORC conforme necessidade: 1 - Permitirá selecionar Uniformes informados nas Filiais / Contratos / Postos. 2 - Permitirá selecionar Uniformes conforme Tipo de Produto indicado no parâmetro MV_TPUNIF. Exemplo: 000000000000001 |
Qtde. Unif |
Campo para indicar a quantidade do item que será pedido para o atendente Exemplo: 2 |
Qtde. Devol | Campo para indicar a quantidade de uniforme devolvida. Exemplo: 1 Obs: Esse campo só será disponibilizada no release 12.1.33 |
Dt. Entrega | Esse campo será preenchido com a data que foi realizado a entrega. |
Vigência | Indica a quantidade da vigência do uniforme, esse campo será utilizado para calcular a data de validade do item entregue. |
Tp. Vigência | Indica qual tipo de vigência será utilizado, Dias/Meses/Anos. Exemplo: Caso o campo Vigência estiver como 1 e o tipo de Vigência estiver como Anos, a data de validade será preenchida com a data de 1 ano depois da data de entrega. Se a entrega foi feita na data de 18/06/2019 e a vigência estiver como explicado, a data de validade será 18/06/2020. |
Dt. Validade | Indica a data de validade do item. Esse campo será preenchido no momento da entrega do item. |
Conta | Campo para saber qual a Conta Contábil |
Item | Campo para saber qual a Item Contábil |
Classe Valor | Campo para saber qual a Classe Valor |
Os campos dessa tabelas serão preenchidos no processo de Trocas/Substituição e Trocas Pendentes
Campo |
Descrição |
Filial TFF | Campo preenchido com a filial do contrato. |
Contrato | Campo preenchido com o número do contrato. |
Posto de Trabalho | Campo preenchido com o posto de trabalho. |
Cod. Uniforme |
Campo preenchido com o produto onde ficou pendente a entrega pelo Atendente. Esse campo será preenchido na troca do uniforme se o usuário informar que a troca ficou pendente |
Qtde. Unif. | Quantidades de Itens pendentes |
Dt. Geração | Campo Indica o dia onde foi feito a geração do tem pendente |
Dt. Devolução | Campo indica o dia onde foi feito a entrega do item pendente para troca |
Conta | Campo para saber qual a Conta Contábil |
Item | Campo para saber qual a Item Contábil |
Classe Valor | Campo para saber qual a Classe Valor |
Essa tabela não será exibida para o usuário, mais poderá ser utilizada como controle dos itens já devolvidos e trocados.
Campo |
Descrição |
Cod. Atend |
Campo preenchido com o código do atendente que foi realizado |
Tipo Mov. | Tipo da movimentação(2= Troca ou 3= Devolução) |
Mot. Troca | Campo será armazenado o motivo da troca ou devolução do uniforme. Esse é um campo Memo. |
Prd. Tr. Ant | Campo indica o código do produto que foi entregue pelo atendente, aquele que está sendo trocado. Esse campo só será preenchido caso o tipo da movimentação for Troca. |
Prd. Tr. Nova | Campo indica o código do produto que foi entregue para o atendente. Esse campo só será preenchido caso o tipo da movimentação for Troca. |
Prd. Devluc. | Campo indica o código do produto que o atendente devolveu. Esse campo só será preenchido caso o tipo da movimentação for Devolução. |
Usuário | Campo indica o código do usuário que está realizando o processo |
Data | Campo armazena da data que foi realizado a operação de Troca/Devolução |
Principais Parâmetros
Nome | Descrição | Valor padrão | Utilização | |
---|---|---|---|---|
1 | MV_TPUNIF | Tipos de Produto(B1_TIPO) que correspondem a uniformes (Informar os tipos separados por ponto-virgula) | Utilizado na consulta padrão do campo Cod. Uniforme(TXD_CODPRO), assim a consulta só irá retornar produtos com o tipo configurado. Observação: Usado somente se conteúdo igual .F. no parâmetro MV_GSUNORC | |
2 | MV_TECPATH | Parâmetro para indicar em qual diretório estão localizados os modelos .dot originais p/ impressão | \samples\documents\GS\portugues\ | Utilizado para buscar o arquivo .dot para realização da impressão do termo de entrega do uniforme. |
3 | MV_GSMSFIL | Define se a mesa operacional deve ser executada em modo multi-filial (.T. = Sim ; .F. = Não) | .F. | Utilizado para exibir o campo "Filial TFF" para permitir selecionar a Filial. |
4 | MV_GSITORC | Parâmetro para habilitar orçamento integrado com precificação | 1 | Observação: Conteúdo do parâmetro 2 - Permitirá selecionar Uniformes conforme Tipo de Produto indicado no parâmetro MV_TPUNIF. |
5 | MV_GSUNORC | Define se a rotina de Gestão de Uniformes (TECA894) tem integração com o Contrato de Serviços: Default .T. - Integração ligada: A movimentação do uniforme tem vínculo com o Contrato e produto de RH. | .T. | Utilizado para exibir os campos "Filial TFF", "Contrato" e "Posto de Trabalho" na aba de Uniformes. Observação: Conteúdo do parâmetro .T. - Permitirá selecionar Uniformes conforme Tipo de Produto indicado no campo de Tipo de Insumo (B5_TPISERV) = 6-Uniforme |
6 | MV_ORCPRC | Representa a tabela de precificação configurada. | .F. | |
7 | MV_GSAPMAT | Parâmetro para habilitar a geração de solicitação ao armazém no apontamento de materiais. | .F. |