Árvore de páginas

Como posso identificar se fui afetado?

Produto:

Datasul

Ocorrência:

Possibilidade de ter sido gerado erroneamente o envio de XML de alteração salarial/cargo através da retificação do S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador e S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início, quando deveria enviar um S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho ou S-2306 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Alteração Contratual ao governo.

Pacote Republicado:

Este pacote contém a Substituição emergencial do programa twpy085.r e os programas de acerto, cuja orientação para a execução está detalhada no passo a passo a seguir.

Abaixo segue o link:

Passo a passo:

Para auxiliar na identificação da existência de mensagens S-2200/S-2300 de retificação indevidas, estamos liberando o programa  eSocial_lista_retif_indevida.r


Orientações sobre este programa:

Ao executar o programa prghur/spp/eSocial_lista_retif_indevida.r será solicitado:

  • Empresa: informar o código da empresa em que o usuário está logado.
  • Data Inicial: informar a data inicial para a verificação das mensagens. O programa sugere a data 01/04/2019, onde possivelmente a retificação indevida começou a ser gerada , mas poderá ser alterada conforme necessidade.
  • Data Final: informar a data final para a verificação das mensagens. O programa sugere a data atual, mas poderá ser alterada conforme necessidade.
  • Geração do Arquivo: informar o diretório\arquivo onde sera gerado o arquivo CSV.

O arquivo CSV gerado contém as informações: Número da Mensagem, Código do Arquivo,Data Envio,Status Mensagem.


Ao final da execução:

Abrir o arquivo CSV gerado e analisar se existem:

a) Mensagens S-2200/S-2300 de retificação que ESTÃO CORRETAS independentemente do status que ela se encontra .
    Exemplos:

a.1) Funcionário foi admitido no mês 05/2019 mas foi informado o salário errado. Neste caso, ao efetuar a alteração salarial diretamente nos programas FP1500/FP1510 foi gerada uma retificação da mensagem S-2200, caso a admissão já esteja enviada para o TAF/Governo.

a.2) Funcionário foi admitido no mês 05/2019 mas foi informada a data de opção do FGTS errada. Neste caso, ao efetuar a correção da informação no programa FP1500, foi gerada uma uma retificação da mensagem S-2200, caso a admissão já esteja enviada para o TAF/Governo.

Caso existam, estas podem ser desconsideradas das próximas etapas de análise.


b) Mensagens S-2200/S-2300 de retificação com status PENDENTE DE ENVIO ou REJEITADO TAF que não se enquadrem no item 'a'.
    Caso existam, estas devem ser canceladas através do programa FP9850 - Monitor eSocial, pasta Mensagens, botão Cancelar Mensagem.


c) Mensagens S-2200/S-2300 de retificação com status PROCESSADO GOVERNO que não se enquadrem no item 'a'.
    Caso existam, será necessário enviar uma nova retificação do S-2200/S-2300 ao eSocial, visto que não é aceito o envio de um S-3000 para eliminar a retificação indevida.

    Esta nova mensagem de retificação será gerada considerando o XML da última mensagem S-2200/S-2300 aceita no governo antes da mensagem indevida de retificação.

    Orientações:

c.1) Com base no arquivo CSV gerado pelo programa eSocial_lista_retif_indevida.r, criar um novo arquivo CSV (atentar para que a extensão do arquivo seja .CSV) somente com o número das mensagens S-2200/S-2300 retificadoras que estão com o status PROCESSADO GOVERNO. Informar uma mensagem por linha, e sem cabeçalho.


c.2) Executar o programa prghur/spp/eSocial_retifica_S2200-S2300.r .

       O programa irá solicitar:

       Arquivo Importação: informar diretório\arquivo.csv que foi criado no passo c.1 .

       Geração do Arquivo: o programa já sugere o diretório\arquivo.csv que será gerado durante a execução, mas pode ser alterado se necessário.


       Ao final da execução, o arquivo CSV gerado irá conter cada mensagem existente no arquivo de importação, informando se criou a nova mensagem de retificação e qual o número desta mensagem.


c.3) Após a execução do acerto, acessar o programa FP9850 - Monitor eSocial, conferir as mensagens e enviar para o TAF/Governo.

Importante:

Caso alguma mensagem S-2200 seja de um funcionário transferido (contém o bloco sucessaoVinc), antes de transmitir ao governo é necessário acessar o cadastro deste trabalhador no TAF e verificar se consta a informação tpInscAnt.

Se não estiver preenchida, deve ser informada e, somente depois efetuar a transmissão ao governo.

Isto é necessário pois, todos os S-2200 gerados em versão de leiaute anterior à 2.5 não possuem este campo e, se não for informado, o governo irá rejeitar a mensagem de retificação. Caso isto ocorra:

c.3.1)  Acesse o cadastro deste trabalhador no TAF e informe o campo tpInscAnt;

c.3.2) Acesse o monitor do TAF e retransmita a mesma mensagem.


d) Mensagens S-2200/S-2300 de retificação com status REJEITADO GOVERNO ou PROCESSADO TAF que não se enquadrem no item 'a'.
    Caso existam, será necessário:

d.1) No sistema  TAF:

Dentro do cadastro do trabalhador, localizar o registro referente ao S-2200/S-2300 que está INCONSISTENTE por rejeição do governo.

Após localizar, deve-se clicar na opção Alterar; será apresentada uma mensagem informando que existe inconsistência no registro e será solicitando se deseja alterar ou excluir. Clique na opção Excluir e confirme a ação.


d.2) No sistema HCM:

d.2.1) Com base no arquivo CSV gerado pelo programa eSocial_lista_retif_indevida.r, criar um novo arquivo CSV (atentar para que a extensão do arquivo seja .CSV) somente com o número das mensagens S-2200/S-2300 retificadoras que estão com o status REJEITADO GOVERNO ou PROCESSADO TAF e já foram excluídas no TAF, conforme orientado no passo d.1. Informar uma mensagem por linha, e sem cabeçalho.


d.2.2) Executar o programa prghur/spp/eSocial_cancela_S2200_S2300.r .

                   O programa irá solicitar:

                   Arquivo Importação: informar diretório\arquivo.csv que foi criado no passo d.2.1 .

                  Geração do Arquivo: o programa já sugere o diretório\arquivo.csv que será gerado durante a execução, mas pode ser alterado se necessário.

Ao final da execução, o arquivo CSV gerado irá conter cada mensagem existente no arquivo de importação, informando o nome do arquivo ao qual a mensagem se refere e uma observação sobre o cancelamento.


Importante

Caso no arquivo de importação existam mensagens que não sejam S-2200/S-2300 ou não sejam de retificação ou não estejam com status (13 - REJEITADO GOVERNO ou 10 - PROCESSADO TAF), estas mensagens serão desconsideradas.


Para gerar as mensagens S-2206 e S-2306 relativas à alteração salarial/cargo que não foram geradas automaticamente, é necessário efetuar a execução do programa de acerto   eSocial_S_2206_alter_salario.r