Hierarquia de Comissionamento
Cadastro, Comissão, Hierarquia de Comissionamento
Na hierarquia de comissionamento é onde definimos a estrutura organizacional.
Neste ponto é onde definimos quem é o líder de quem, proporcionando assim a possibilidade de líder receber comissão sobre sua equipe, isso também é valido para toda a hierarquia acima do primeiro líder.
Abaixo segue um exemplo que vamos utilizar como base para os demais exemplos e configurações.
Alexandre Oliveira
Caico GoldSmith
- Andre Dias
Flavia Leite
- Heloísa Oliveira
- Jorge Alexandre
- Marcelo Pimenta
João Pinto das Neves
- Sidônio Junior
- Ricardo Miranda
Regras de Comissionamento
Cadastro, Comissão, Regra de Comissionamento
Na regra de comissionamento é onde definimos as funções e o valores de comissão de cada função.
Nesse ponto é onde definimos os promotores de cada função
Alexandre Oliveira (Gerente Geral)
Caico GoldSmith (Gerente de Pós Venda)
- Andre Dias(Atendimento de Pós Venda)
Flavia Leite (Gerente de Marketing)
- Heloísa Oliveira (Promotor de Captação)
- Jorge Alexandre(Promotor de Captação)
- Marcelo Pimenta (Promotor de Captação)
João Pinto das Neves (Gerente de Vendas)
- Sidônio Junior (Promotores de Venda)
- Ricardo Miranda (Promotores de Venda)
Aqui definimos a comissão por atendimento de cliente qualificado.
O processo de geração de comissão verifica se no atendimento ao cliente está marcado como qualificado (guia apresentação) e se o promotor informado na guia prospecção está na regra de comissionamento.
Para esse tipo de comissão as seguintes opções são obrigatórias
- Marcar a opção "Por atendimento de clientes qualificados"
- Informar o valor da comissão como "Valor fixo", pois como não depende de venda, por isso não pode ser por percentual
- A forma de pagamento sempre será à vista, pois também não depende da venda
Observação
O mesmo tipo de promotor pode ter mais de uma regra de comissionamento, no exemplo abaixo ele também recebe um percentual caso a venda seja concluída.
Esse tipo de processo segue a mesma regra de comissão por hierarquia, ou seja, os chefes também podem ganhar sobre atendimentos de sua equipe.
Caso tenha comissão no processo de reversão, deve ser criado regras específicas para o tipo de ação "Prospecção Reversão".
Aqui definimos a comissão por venda.
O processo de geração de comissão verifica cada promotor de suas respectivas fase e se o promotor informado na guia correspondente a fase está na regra de comissionamento.
Fases: Prospecção, Apresentação, Venda e Exit Program, caso tenha comissão por reversão, deve ser criado regras específicas para o tipo de ação "Prospecção Reversão.
Esse tipo de processo segue a mesma regra de comissão por hierarquia, ou seja, os chefes também podem ganhar sobre vendas de sua equipe.
Os percentuais de comissão podem variar de acordo com as configurações, tipo:
- Contrato
- Qualificação do cliente
- Percentual mínimo de entrada
- Quantidade máxima de parcelas
Exemplo
Quanto maior a entrada e menor a quantidade de parcelas de entrada, o percentual de comissão pode ter maior
As comissões podem ser pagas de acordo com a configuração informada na opção "Forma de Pagamento"
Exemplo
Valor de venda para o cliente 11.000,00
Valor base de comissão 10.000,00
Entrada de 2.000,00
Comissão de 0,20%
- Entrada à vista
10.000,00 x 0,002 = 20,00 de comissão
- Entrada parcelada da seguinte forma
1ª Parcela de 1000,00
2ª Parcela de 500,00
3ª Parcela de 250,00
4ª Parcela de 250,00
Proporcional a quantidade de parcelas da entrada
(Valor Base * Percentual Comissão) / Quantidade de Parcelas
(10.000,00 * 0,2%) / 4 = 4 parcelas de 5,00 de comissão
Proporcional ao percentual da parcela da entrada
1ª parcela de comissão é igual a 50,0% da entrada = 10,00 de comissão
2ª parcela de comissão é igual a 25,0% da entrada = 5,00 de comissão
3ª parcela de comissão é igual a 12,5% da entrada = 2,50 de comissão
4ª parcela de comissão é igual a 12,5% da entrada = 2,50 de comissão
Percentual por faixa
Nesse tipo de comissão é somado todo valor do período selecionado para chegar ao percentual de comissão.
Mínimo Faixa | Máximo Faixa | Percentual | Teto |
---|---|---|---|
R$ 0,01 | R$ 1.499.999,00 | 1,00% | R$ 14.999,99 |
R$ 1.500.000,00 | R$ 2.499.999,00 | 0,73% | R$ 18.249,99 |
R$ 2.500.000,00 | R$ 3.499.999,00 | 0,60% | R$ 20.999,99 |
R$ 3.500.000,00 | R$ 4.499.999,00 | 0,50% | R$ 22.499,99 |
O sistema valida a mudança de faixa para que o promotor não receba um valor menor que o teto da faixa anterior.
Exemplo
Se ele vender 1.600.000,00 vai receber 11.680,00, valor menor que o teto da faixa anterior 14.999,99
Nesse caso o valor de comissão será o teto da faixa anterior, ou seja, 14.999,99.
Operações, Comissão, Controle de Comissão
Ao abrir a tela será exibido as comissões já geradas.
Para gerar novas comissões
- Informe o período
- Data prevista de pagamento
- Clique em processar
Será exibido as comissões geradas e não será exibido as comissões passadas, mas quando confirmar todas as comissões serão exibidas novamente.
Clique em confirmar para salvar a comissão gerada.
Caso verifique que algum valor está errado, a comissão pode ser excluída e após a correção da configuração, ela pode ser regerada.
Para isso marque os registros e clique em Excluir, depois regere a comissão.
As comissões já geradas do mesmo período não são reprocessadas se não forem apagadas.