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A seleção da amostra inclui dois tipos de decisões principais:

  • dimensão
  • método de amostragem

A quantidade da amostra

Esta decisão depende do nível de profundidade do estudo que pretende efetuar e dos recursos disponíveis. Há, no entanto, dois pontos básicos a serem observados:

  • Quanto maior for a quantidade absoluta da amostra, maior a exatidão do resultado.
  • A partir de uma determinada quantidade, as vantagens com o aumento da amostra são cada vez menores, não compensando os respectivos custos.

O método de amostragem

Nenhum pode ser considerado perfeito. No entanto, a maioria dos estudos efetuados opta por um de dois métodos:

Amostra aleatória

Consiste num sorteio absolutamente aleatório da amostra. Este método é, em teoria, o mais correto, uma vez que dá iguais possibilidades a todas as unidades da população a estudar. No entanto, este é o método mais caro e complexo de executar.

Amostra por quotas

Este é o método mais utilizado atualmente, baseado na regra de que a amostra deverá ter sensivelmente as mesmas características da população a ser estudada. Nestas características, incluem-se variáveis como o sexo, a idade, a região, o nível de instrução, etc.


Tendo a amostra definida, passa-se à elaboração do questionário propriamente dito. Trata-se de um passo fundamental para assegurar que os resultados são representativos da população a ser estudada.

Fonte: SEBRAE