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ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Regras de Auditoria e Liberação de Movimentos
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  3. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

O objetivo deste programa é permitir a criação de regras de auditoria (quando em auditoria, o atendimento é enviado a um auditor permitindo ou não aquele atendimento) e a liberação de movimentos. A utilização desse tipo de regra tende a aperfeiçoar substancialmente a produtividade do cliente, visto que o objetivo é diminuir consideravelmente o volume de movimentos que necessitarão sofrer interações manuais por parte dos auditores.

Este programa possui duas abas principais, cada qual com a sua finalidade.

Auditoria Pré”: Essa aba é referente a regras que serão executadas sobre as Guias de Autorização, no momento de sua entrada no sistema. Seu objetivo é autorizar automaticamente ou encaminhar as guias para as caixas de auditoria parametrizadas nas regras.

Auditoria Pós”: Essa aba é referente a regras que serão executadas sobre os documentos do Revisão de Contas, no momento de sua entrada no sistema. Seu objetivo é de liberar os movimentos automaticamente do RC, ou encaminhar os documentos para auditoria especializada.

02. Regras de Auditoria e Liberação de Movimentos


Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Adicionar

Adiciona uma nova regra. De acordo com o que estiver selecionado, será adicionado uma regra de auditoria pós ou uma regra de auditoria pré.




Step 1 - Detalhes da Regra

Nesta etapa devem ser informados as informações de detalhes da regra:


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição

Nome da Regra

Permite informar o nome que será dado a regra.

Origem da Regra

Informar qual área que solicitou a criação da regra. Esse campo é apenas informativo, não afeta os critérios de validação da regra. Opções possíveis:

  • Norma Técnica.
  • Norma Interna.
  • Item de Controle.
  • Item de Verificação.
  • Manual de Intercâmbio.
  • Colégio de Auditores.
  • Normas Regulatórias.
  • Assessoria Médica.
  • Comitê de Especialidade.
  • Comissão de Admissão Credenciamento e Normas (CACN).
  • Conselho de Admissão/Diretoria Executiva.
  • Auditoria Interna.
  • Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

Função da Regra

Esse campo indica a ação que será aplicada sobre o movimento no momento em que ele se enquadrar em uma regra. Seus valores possíveis podem variar de acordo com o Tipo da Regra

Opções possíveis:

-Auditoria pré: nesse caso poderão existir 2 funções:

   • Pendente de Auditoria: indica que as Guias de Autorização enquadradas por essa regra serão classificadas como Pendente de Auditoria e encaminhadas para o grupo de auditoria que estiver informado no campo seguinte, no momento do seu registro no sistema, sem necessitar que um operador realize manualmente esse encaminhamento para auditoria.

   • Autorização Automática: indica que as Guias de Autorização enquadradas por essa regra serão aprovadas automaticamente no ato do seu registro no sistema, sem necessitar de qualquer interação manual.

-Auditoria pós: neste caso poderão existir 2 funções:

  • Pendente de Auditoria: essa função indica que os movimentos que se enquadrarem nessa regra devem ser encaminhados para auditoria especializada, no TOTVS Fluig, no momento da sua entrada no sistema. Essa opção somente estará disponível caso os parâmetros de integração entre GPS e Fluig estiverem informados, na opção Manutenção Parâmetros Globais Sistema (PR1410P).
  • Aprovação Automática: essa função indica que os movimentos que se enquadrarem nessa regra devem ser liberados diretamente do Revisão de Contas, no momento da sua entrada no sistema, sem necessitar que o usuário realize a liberação manual através das opções Liberação Documentos por Fatura (RC0610C), Liberação Documentos por Lote (RC0610Z) e Liberação Documentos por Período (RC0610A). A utilização desse tipo de regra tende a aperfeiçoar substancialmente a produtividade do cliente, visto que o objetivo é diminuir consideravelmente o volume de movimentos que necessitarão sofrer interações manuais por parte dos auditores.
  • Gera Glosa: essa função indica que os movimentos que se enquadrarem nessa regra terão glosa aplicada automaticamente sobre o movimento antes de encaminhá-lo para auditoria, no momento da sua entrada no sistema. 

Processo FLUIG

Essa opção somente será solicitada para regras do tipo Auditoria Pós na Função Pendente de Auditoria. Corresponde ao Processo a ser executado no Fluig quando o movimento for enquadrado por essa regra. Esse processo deve estar previamente cadastrado na opção Manutenção Processos Integração Fluig.

Grupo Auditoria

Essa opção somente será solicitada para regras do tipo Auditoria Pré e na Função Pendente de Auditoria. Indica o grupo ao qual a Guia de Autorização será encaminhada automaticamente quando a mesma for enquadrada na regra. O Grupo de Auditoria deve estar previamente cadastrado na opção “Manutenção Grupos” (TE0110L).

Glosa

Essa informação é opcional, e somente serão solicitadas para regras do tipo Auditoria Pré e Auditoria Pós, e somente para as Funções Pendente de Auditoria. Quando informada, indicará uma glosa a ser aplicada sobre o movimento antes de encaminhá-lo para auditoria. A glosa deve estar previamente cadastrada na opção “Manutenção Glosa” (RC0110P).

Papel Responsável

Essa informação corresponde ao papel responsável por auditar os movimentos que entrarem nessa regra e, possibilitar que o processo no FLuig seja iniciado na etapa correspondente no processo. Existem três tipos de Auditorias: Auditoria Médica, Auditoria Enfermagem, Auditoria Administrativa.


Step 2 - Critérios da Regra

Nesta etapa devem ser informados os critérios da regra:



Campo:

Descrição

Procurar

Permite filtrar os campos da lista.

Lista

A lista exibe todos os campos que tiverem sido previamente cadastrados no processo Campos para Regras de Auditoria e Liberação (hrc.auditRulesFields), para as tabelas correspondentes ao Tipo da Regra (relembrando: GUIAUTOR, PROCGUIA e INSUGUIA para regras de Auditoria Pré, e DOCRECON, MOVIPROC E MOV-INSU para os demais tipos de regras). Essa lista exibe tanto os campos simples como os Campos Compostos (conceito explicado na manutenção de Campos para Regras de Auditoria e Liberação - hrc.auditRulesFields).

Operador

Exibe a lista de operadores lógicos que podem ser utilizados como critério de validação do campo. Essa lista poderá variar de acordo com o Tipo de Dado do campo selecionado na lista. Por exemplo, se o campo for do tipo Character, o operador poderá ser “igual a, diferente de, menor que, menor ou igual a, maior, maior ou igual a, contém, não contém, está contido, não está contido e iniciar por”. Já se o campo for de tipo Integer, Decimal ou Date, o operador poderá ser “igual a, diferente de, menor que, menor ou igual a, maior, maior ou igual a. Já se o tipo do campo for Boolean (lógico), os valores poderão ser “Igual a ou Diferente de”.

Condição

Neste campo o usuário deverá informar o valor de critério para o campo. Essa estrutura possibilita ao usuário criar regras do tipo: “<Valor Movimento> <Maior Que> <R$ 200,00>; <Código do Procedimento> <Igual a> <10101012>; <Nome do Prestador> <Contém> <João>.

As regras de auditoria sempre serão criadas inativas (ordem igual a 999999). Portanto, para que as novas regras criadas sejam consideradas, as mesmas deverão ser ativadas.

SalvarEsta opção efetiva/salva a ordenação das regras de auditoria.
Pesquisar

Pesquisa as regras cadastradas através de seu código ou descrição. A busca será efetuada para as regras de auditoria pré ou de auditoria pós, conforme o botão selecionado na tela inicial.


Busca Avançada

Os registros podem ser consultados também pela pela busca avançada por intervalos de Regra Inicial Final, por Situação ou Data de Validade Inicial Final:

Alterar ordenação

Através destas opções é possível ordenar as regras de auditoria.




CampoDescrição

Informar ordem

Será aberta uma tela para informar a ordem de execução desejada para a regra selecionada.

Mover para início

Move a regra selecionada para o início da lista.

Mover para cima

Move a regra selecionada uma posição acima na lista.

Mover para baixo

Move a regra selecionada uma posição abaixo na lista.

Mover para final

Move a regra selecionada para o final da lista.

Para que a ordenação das regras seja efetivado/salvo, será necessário clicar no botão 'Salvar' no canto esquerdo superior da tela inicial.

Detalhar

Através da lista inicial, é possível acessar os detalhes de cada registro clicando em uma das colunas em evidência:



O detalhamento de cada um dos campos mostrados foi descrito na ação 'Adicionar' acima.

Nesta tela também é possível acessar as informações detalhadas das versões anteriores da regra selecionada:




Pode-se ainda acessar as seguintes ações: 


AçãoDescrição
EditarAcessa a tela de edição do registro corrente.
VoltarVolta para a tela de listagem de registros.


Editar

Permite editar as regras cadastradas
Ação acessível pela tela de detalhe (como descrito acima) ou através da lista de registros:



Sempre que alterada uma regra de auditoria que esteja ativa, o sistema criará uma nova versão desta regra. A versão anterior ficará desativada.

Ativar

Ativa a regra selecionada.






Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Validade Inicial

Informar a data de validade inicial da regra.

Data Final

Informar a data de validade final da regra.

Sempre que reativada uma regra de auditoria (regra já foi ativada e possui data de validade inicial e final), o sistema criará uma nova versão desta regra. A versão anterior ficará desativada.

As regras inativas sempre possuirão a ordem igual a 999999 e, quando forem ativadas, serão movidas para a última posição das regras ativas.

Desativar

Inativa a regra selecionada na tabela.



Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Data Inicial

Mostra a data de validade inicial da regra. No processo de inativação não é possível alterar a data de validade inicial.

Data Final

Informar a data de validade final da regra.

Ao desativar uma regra de auditoria no dia corrente, o sistema irá solicitar se a regra deverá ficar válida (ativa) até o final do dia. Caso seja informado não, o sistema irá inativar a regra imediatamente.

As regras inativas sempre possuirão a ordem igual a 999999.

Duplicar

Permite duplicar a regra selecionada, utilizando dos mesmos critérios.




Assim como na inclusão, ao duplicar uma regra, a mesma estará inativa, sendo necessário ativa-lá para que seja considerada.



03. TABELAS UTILIZADAS

  • regra-audit, campo-regra-audit, campo-control-proces