Assunto

Produto:

TOTVS GESTÃO PATRIMONIAL

Versões:

12.1.15. ou superior

Ocorrência:

Patrimônio

Ambiente:


Passo a passo:

Responsável por armazenar todas as informações relacionadas ao Patrimônio (antiga tela de cadastro de Bem) este cadastro permite que sejam visualizados todos os patrimônios existentes na base de dados, bem como a realização de ocorrências (BaixaAcréscimo Transferência Monetária e Transferência de Controle), além da contabilização de aquisição.

Disponível no menu Cadastros | Patrimônio.
A tela de patrimônio está divida em abas que serão descritas a seguir:

Dados Gerais
Serão apresentadas nesta aba informações tais como o código do patrimônio, seu tipo (Título ou Patrimônio), a descrição, os códigos da filial e fornecedor, o código de barras, a data de aquisição, o valor do patrimônio e o grupo de patrimônio relacionado ao mesmo.


A moeda e o Cenário de Cálculo serão apresentado somente após salvar os dados o cadastro.



Também deverá ser definido, nesta aba, o centro de custo, o departamento, responsável e o local referentes ao Patrimônio.



Garantias/Apólices de Seguros
Permite que Apólices de Seguros e garantias sejam vinculadas ao patrimônio de forma a manter um controle efetivo destes dados.

Contabilidade
O cadastro de default contábil do patrimônio, que será utilizado pelo processo de contabilização, deverá ser definido nesta aba.
Além do default contábil pode-se também informar o rateio gerencial e o de reavaliação que serão utilizados na contabilização de depreciação/correção.


Cálculos/Ocorrências
Todos os valores existentes para o Patrimônio tais como valor base corrigido, a taxa de depreciação, a depreciação mensal e a acumulada, o saldo residual bem como a moeda, a data referente ao Cálculo e o cenário serão exibidos nesta aba.
Serão exibidos valores por moeda e por índice (caso esteja parametrizado para utilizar índice) para cada cenário associado ao grupo de patrimônio utilizado pelo patrimônio.


Ocorrências
Todas as ocorrências realizadas no patrimônio seja ela Baixa, Acréscimo ou Transferência Monetária serão exibidas nesta aba.
Ao editar uma ocorrência serão exibidas informações como o tipo de ocorrência (Baixa, Acréscimo ou Transferência Monetária), os patrimônios de origem e destino, a moeda/índice, a data da ocorrência e os valores (em moeda e índice). Após realizar a contabilização da ocorrência, caso deseje, pode-se visualizar os lançamentos contábeis a partir da opção “Visualizar a Contabilização da ocorrência”.



Históricos de Controle
Armazena as informações referentes a Filial, o Departamento, o Centro de Custo, a Localização e o Responsável vinculadas ao patrimônio.
A cada Transferência de Controle estas informações serão atualizadas de maneira a facilitar, por parte do usuário, o controle do patrimônio.
Os dados exibidos nesta aba são: o código da transferência, a data de entrada e saída, os usuários de criação e alteração, e as datas de criação e alteração.


Históricos de Alocação
Armazena as informações referentes a Filial, o Departamento, o Centro de Custo, a Localização e o Responsável das alocações realizados o patrimônio.
A cada Alocação de Patrimônio estas informações serão atualizadas de maneira a facilitar, por parte do usuário, o controle do patrimônio. Os dados exibidos nesta aba são: o código da alocação, a data de entrada e saída, os usuários de criação e alteração, e as datas de criação e alteração.


Observação
Caso o parâmetro “Usar funcionários do RM Labore como responsáveis” estiver selecionado, a palavra Responsável será substituída por Funcionários fazendo uma referencia aos funcionários cadastrados na base de dados no módulo RM Labore.

Histórico Cálculo/Ocorrência
Responsável por guardar o histórico dos valores (em moedas e índice) e de ocorrências (Baixa, Acréscimo e Transferência Monetária) realizadas no patrimônio após cada fechamento de período.
Por medida de segurança não será permitia a alteração das informações exibidas nesta aba.

Todas as abas citadas anteriormente bem como os recursos associados a elas podem também ser visualizadas a partir dos Anexos da visão de Patrimônios.


Inclusão de Patrimônio
Antes de realizar a inclusão de um Patrimônio deve-se verificar, entre as informações relacionados ao Patrimônio.Net, os seguintes itens:
- Existir moeda e índice (caso necessário) e suas respectivas cotações preenchidas corretamente para o período desejado;
- Cálculo com o tipo e periodicidade definidos;
- Cenário com cálculo, moeda e índice devidamente associados;
- Grupo de Patrimônio com a taxa e o cenário associado.

As primeiras informações a serem preenchidas são referentes a aba Identificação. Nesta etapa somente as abas Identificação, Dados Adicionais e Observação estarão habilitadas.
Após preencher as informações das abas citadas acima, dando destaque para os campos obrigatórios, e clicando no botão salvar será exibida uma mensagem confirmando a inclusão do patrimônio. Caso seja confirmado, o restante dos dados da outras abas serão preenchidos.

Observação
Caso os dados da aba “Aquisição por moedas/índices” e “Cenários para cálculos” não sejam preenchidos pode-se verificar o cenário existente no grupo de patrimônio associado ao patrimônio em questão, além do cálculo associado a este cenário.
Com estas informações devidamente preenchidas deve-se executar o processo “Criar Moeda/Cenário de Cálculo”. Este processo irá preencher os dados referentes a moeda, índice, o cálculo e o cenário associados ao grupo de patrimônio.



Caso a aba Cálculo Razão também esteja sem informação, é necessário executar o processo de 'Cálculo de depreciação', em Processos "Cálculo de depreciação". Estes valores podem ser conferidos na aba Cálculos/Ocorrências na opção Cálculo Razão.


Durante a aquisição caso a opção “Contabilizar Aquisição” esteja selecionada, a tela de contabilização de aquisição será exibida. Desta forma a contabilização será realizada respeitando o evento contábil associado ao cenário definido no grupo de patrimônio do patrimônio em questão.


Ao optar em não contabilizar a aquisição, porém deixando a opção “Contabilizar Aquisição” marcada, a contabilização do patrimônio ficará com o status pendente podendo assim ser contabilizado posteriormente.

Exclusão de Patrimônio
Para realiza a exclusão de Patrimônio deve-se selecioná-lo e escolher a opção Exclusão de Patrimônio em Processos.
Lembre-se que para que o patrimônio seja excluído não pode existir informações associadas a ele tais como ocorrências, transferência de controle e contabilização de aquisição.
Neste caso deve-se excluir as ocorrências e transferências, e desfazer a contabilização da aquisição.



Observações:

Para mais informações acesse aqui.