1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela inicial 
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tabelas utilizadas 


01. VISÃO GERAL

A ferramenta de Esquemas de Apuração consiste na extração de dados de sistemas terceiros ou de outras aplicações TOTVS.

Um esquema nada mais é que uma integração que pode ser disponibilizada através de um comando SQL juntamente com as informações de acesso ao banco de dados como, endereço do servidor, nome de usuário e senha para que o sistema de Custos seja capaz de extrair as informações diretamente no ambiente de origem. Qualquer banco de dados com suporte ODBC poderá ser utilizado.

Após a execução do comando SQL será criado um repositório com esses dados dentro do sistema de Custos, para que esses dados sejam utilizados por diversos processos. Essa apuração deverá ser executada por empresa, filial e período. Esse repositório de dados do Gestão de Custos possui será gravado de acordo com o seu destino.

Caso não seja possível uma conexão direta ao banco de dados, a integração poderá ser realizada através de arquivos texto ou planilhas Excel. Nesses casos os arquivos deverão ser extraídos diretamente do sistema de origem, respeitando as mesmas regras acimas citadas, como empresa, filial e período.

O sistema de Gestão de Custos pode buscar informações em vários sistemas, por exemplo, Contas Hospitalares, Estoque, Contas a Pagar, Contas a Receber, Caixa e Bancos, Faturamento, Intercâmbio, Pagamento ao Prestador, Contabilidade, etc.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Menu/Caminho:Cadastros / Esquemas de Apuração

03. TELA INICIAL 

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Procedimento para inclusão de cadastro esquema de apuração  
  1. Clique em Incluir (Página em branco) para incluir um novo esquema de apuração.
  2. O campo Código Esquema irá gerar um código automático pelo sistema assim que o registro for salvo.
  3. No campo Esquema informe uma breve descrição.
  4. No campo Destino selecione uma das opções onde os dados serão gravados no repositórios do sistema:
    1. Cadastro Centro Custo
    2. Cadastro Conta Custo
    3. Lançamento Conta Direta
    4. Lançamento Conta Indireta
    5. Quantidade Produzida
    6. Base de Rateio
    7. Consumo Hospitalar
    8. Custo Médio
    9. Consumo Pacote
  5. Clique em OK para salvar e fechar a tela ou clique em Salvar para salvar e permanecer em tela.

04. TABELAS UTILIZADAS 

  • Cadastrando Esquemas de Apuração Detalhe

  • Essa tela é acessada a partir da tela de cadastros de Esquema de Apuração acima clicando no botão Anexos / Esquema Apuração Detalhe.

  1. Clique em Incluir (Página em branco) para incluir um novo esquema de apuração.
  2. No campo Vigência informe um período no formato ano/mês.
  3. No campo Código Sentença SQL informe o código da consulta SQL que irá buscar as informações no sistema


  • Layout Cadastro Centro de Custo
  • Esse esquema de apuração é opcional e deverá ser utilizado caso seja optado em utilizar a mesma codificação de Centros de Custos da Contabilidade (o que é altamente recomendado).

  • Durante a fase de implantação a primeira execução irá trazer todos os centros a serem importados, nas demais só serão importados os novos centros cadastrados pela Contabilidade.

  • Importante! Como essa consulta SQL irá ler dados na tabela de cadastro da Contabilidade, não existirá uma uma coluna de Período de Competência, dessa forma para contornar o parâmetro de Período de Competência, informar na consulta SQL da seguinte forma: @PERIODOCOMPETENCIA = @PERIODOCOMPETENCIA

Coluna SQL

Tipo

Descrição

Obrigatório

CDCENTROCUSTO

Alfanumérico 45

Código do Centro de Custo

Sim

NOCENTROCUSTO

Alfanumérico 80

Descrição do Centro de Custo

Sim


  • Layout Cadastro Conta Custo

  • Esse esquema de apuração é opcional e deverá ser utilizado caso seja optado em utilizar a mesma codificação de Contas de Custos da Contabilidade (o que é altamente recomendado).

  • Durante a fase de implantação a primeira execução irá trazer todos as contas a serem importadas, nas demais só serão importadas as novas contas cadastrados pela Contabilidade.

  • Importante! Como essa consulta SQL irá ler dados na tabela de cadastro da Contabilidade, não existirá uma uma coluna de Período de Competência, dessa forma para contornar o parâmetro de Período de Competência, informar na consulta SQL da seguinte forma: @PERIODOCOMPETENCIA = @PERIODOCOMPETENCI


Coluna SQL

Tipo

Descrição

Obrigatório

CDCONTACUSTO

Alfanumérico 45

Código da Conta de Custo

Sim

NOCONTACUSTO

Alfanumérico 80

Descrição da Conta de Custo

Sim

TPCONTAAlfanumérico 1Tipo da Conta de Custo. Enviar A para conta Analítica e S para conta SintéticaSim


  • Layout Lançamento Conta Direta
  • Esse esquema de apuração é obrigatório e deverá retornar todos os lançamentos de despesas ou custos lançadas dentro de um determinado período.

  • É possível ter uma única integração, pegando todos as despesas da Contabilidade ou diversas integrações buscando as despesas nos sistemas de origem, como no Contas a Pagar, Folha de Pagamento, etc.

  • Contas diretas são aquelas onde é possível identificar diretamente quem Centro de Custo teve despesa para aquela Conta. Exemplos de contas diretas: Salários, Manutenção, Materiais e Medicamentos.

Coluna SQL

Tipo

Descrição

Obrigatório

CDPERIODOCOMPETENCIA

Numérico 10

Período de competência dos lançamentos. Enviar no formato YYYYMM.

Sim

CDCONTACUSTOAlfanumérico 45Código da Conta de CustoSim

CDCENTROCUSTO

Alfanumérico 45

Código do Centro de Custo

Sim

VLLANCAMENTO

Numérico 14,2

Valor do Lançamento

Sim

CDCENARIO

Alfanumérico 16

Código do Cenário

Não


  • Layout Lançamento Conta Indireta
  • Esse esquema de apuração é opcional e deverá retornar todos os lançamentos de despesas ou custos lançadas dentro de um determinado período.

  • Ao contrário dos lançamentos diretos, quando temos lançamentos onde não são identificados para quais centros de custos ocorreram a despesa, temos que importa-las para o centro de custo como lançamentos indiretos. Exemplos de contas indiretas: Água, Energia Elétrica.

Coluna SQL

Tipo

Descrição

Obrigatório

CDPERIODOCOMPETENCIA

Numérico 10

Período de competência dos lançamentos. Enviar no formato YYYYMM.

Sim

CDCONTACUSTOAlfanumérico 45Código da Conta de CustoSim

VLLANCAMENTO

Numérico 14,2

Valor do Lançamento

Sim


  • Layout Base Rateio
  • Esse esquema de apuração é responsável por trazer todos os lançamentos quantitativos ou monetários de cada centro de custo que servem como dados estatísticos para os Critérios de Rateios. Exemplo: Número de Funcionários, Número de Requisições a Estoque, Custo Fixo Tesouraria, etc.

Coluna SQL

Tipo

Descrição

Obrigatório

CDPERIODOCOMPETENCIA

Numérico 10

Período de competência dos lançamentos. Enviar no formato YYYYMM.

Sim

CDCENTROCUSTO

Alfanumérico 45

Código do Centro de Custo

Sim

QTLANCAMENTO

Numérico 33,15

Quantidade do Lançamento

Sim


  • Layout Quantidade Produziada
  • Esse esquema de apuração é opcional e deverá retornar todos os lançamentos relacionados com produção realizados pelos Centros de Custos Produtivos: Exemplo: Número de Atendimento no Pronto Socorro, Horas de Centro Cirúrgico, Número de exames do Laboratório, etc.

  • O sistema de Custos possui um parâmetro onde é definido se a importação da Quantidade Produzida será realizada através de Esquema de Apuração ou Automática. Quando selecionada automática, o sistema após a importação do Consumo Hospitalar irá fazer a contagem das quantidades produzidas e suas respectivas ponderações quando necessárias. Consultar a documentação do layout do Consumo Hospitalar e das Volumes das Quantidade Produzidas.

Coluna SQL

Tipo

Descrição

Obrigatório

CDPERIODOCOMPETENCIANumérico 10

Período de competência dos lançamentos. Enviar no formato YYYYMM.

Sim

CDCENTROCUSTO

Alfanumérico 45

Código do Centro de Custo que realizou a produção

Sim

QTPRODUZIDA

Numérico 8,2

Quantidade produzida

Sim


  • Layout Consumo Hospitalar
  • Esse esquema de apuração é responsável por importar todos os insumos utilizados no atendimento do paciente durante um período de competência.

  • Em linhas o gerais o Consumo Hospitalar é a fotografia do atendimento do paciente com todos os insumos utilizados durante o período de competência como, materiais, medicamentos, OPME, taxas, diárias e exames.

  • A consulta SQL deverá ser capaz de retornar toda a produção realizada para aquele período, tanto para os atendimentos que ainda estejam fechados ou em aberto, que neste caso deverá ser feito um provisionamento da cobrança.

  • Os pacotes aplicados na conta não deverão ser enviados nesta integração, pois será apurada posteriormente no esquema de apuração de Consumo Pacote. Os itens que foram empacotados deverão ser enviados linha a linha com o seu respetivo valor cobrado, como se a cobrança da conta fosse do tipo conta aberta.

  • Além dos registros do atendimento, são solicitados dados referentes a descrições como por exemplo nos dados do Paciente, como nome, sexo e data de nascimento, esses dados assim como os demais listados abaixo são considerados Cadastros Auxiliares e importados nos seus respectivos repositórios internos do Gestão de Custos. Isso é necessário para o correto funcionamento do sistema, pois os dados são normalizados em nossas tabelas, por conta disso o sistema não permite que códigos iguais, mas com descrições diferentes, para esses casos o que irá prevalecer é sempre o último registro analisado pelo sistema durante a etapa de importação.

    • Tabela CID
    • Convênio
    • Médico
    • Paciente
    • Unidade de Atendimento
    • Procedimento Grupo (Especialidade)
    • Procedimento
    • Unidade Medida
    • Tabela Insumo
    • Grupo Insumo
    • Insumo

      Os cadastros auxiliares abaixo serão populados automaticamente durante a importação do consumo hospitalar. Alguns destes cadastros além dos campos de descrição possuem campos próprios do Gestão de Custos que serão utilizados durante o processo de cálculo do custo do paciente.

    Campos necessários para atendimentos internos e externos, como materiais, medicamentos, taxas, diárias, etc.

Coluna SQL

Tipo

Descrição

Obrigatório

CDPERIODOCOMPETENCIA

Numérico 10

Período de competência dos lançamentos. Enviar no formato YYYYMM.

Sim

TPATENDIMENTO

Alfanumérico 50

Tipo de atendimento. Campo livre que identifica o atendimento, exemplos: Pronto Socorro, Ambulatório, Internação.

Sim

CDPACIENTE

Alfanumérico 25

Código do paciente.

Sim

NOPACIENTE

Alfanumérico 255

Nome completo do paciente.

Sim

CDSEXO

Alfanumérico 25

Sexo do paciente, valores possíveis M ou F.

Sim

DTNASCIMENTO

Data e Hora

Data de nascimento do paciente

Sim

CDCID

Alfanumérico 10

Código do CID, pode ser enviado o CID de entrada para conta aberta ou CID de saída para conta fechada.

Sim

NOCID

Alfanumérico 255

Descrição do CID, respeitar a mesma regra de negócio acima.

Sim

DTALTA

Data e Hora

Data da alta do paciente, caso paciente esteja ainda internado, enviar em branco.

Sim

DTLANCAMENTO

Data e Hora

Data e hora em que o insumo foi lançado na conta do paciente.

Sim

CDCHAVEORIGEMAlfanumérico 50Código sequencial único que identifica o registro lançado no sistema Hospitalar que está sendo integrado.Sim

CDCONVENIO

Alfanumérico 50

Código do convênio, se paciente particular, enviar o código do convênio particular.

Sim

NOCONVENIO

Alfanumérico 255

Descrição do convênio, respeitar a mesma regra de negócio acima.

Sim

CDCENTROCUSTO

Alfanumérico 45

Código do centro de custo onde o paciente está alocado. Caso o sistema Hospitalar não possua essa informação, o código da unidade de atendimento deverá ser obrigatório o seu envio e configurado o de-para no Gestão de Custos através da tela de cadastros da Unidade de Atendimento.

Sim

CDTABELAINSUMO

Alfanumérico 50Código da tabela insumo onde ficam gravados os insumos que podem ser lançados no atendimento do paciente como TUSS, CBHPM, Sigtap, ou tabela própria. Atenção! Caso o sistema hospitalar a ser integrado utilize uma tabela própria e os registros exibidos em tela fazem uso dessa tabela, retornar o código da tabela própria, caso contrário utilizar o código da tabela do convênio acordada com o convênio.Sim

NOTABELAINSUMO

Alfanumérico 255Descrição da tabela insumo, respeitar a mesma regra de negócio acima.Sim
CDGRUPOINSUMOAlfanumérico 50

Código do grupo insumo que define o que é material, medicamento, taxa, exames, etc.

Sim

NOGRUPOINSUMO

Alfanumérico 255

Descrição do grupo insumo, respeitar a mesma regra de negócio acima.

Sim

CDINSUMO

Alfanumérico 50

Código do insumo lançado na conta do paciente. Não enviar insumos excluídos ou devolvidos, assim como e receitas de terceiros, como honorários médicos pagos pela operadora diretamente ao médico. Atenção! Caso o sistema hospitalar a ser integrado utilize uma tabela própria e os registros exibidos em tela fazem uso dessa tabela, retornar o código da tabela própria, caso contrário utilizar o código da tabela do convênio acordada com o convênio.

Sim

NOINSUMO

Alfanumérico 500

Descrição do insumo, respeitar a mesma regra de negócio acima.

Sim

QTUTILIZADA

Numérico 14,2

Quantidade utilizada real do insumo. Considerar se houveram devoluções ou perdas.

Sim

VLCUSTOUNITARIONumérico 14,2Valor do custo unitário do insumo somente para materiais e medicamentos que possuem o custo médio salvo no próprio sistema Hospitalar. Caso o custo médio seja realizado em outro sistema, enviar em branco esse campo e utilizar o esquema de apuração com destino Custo Médio para que ele seja importado posteriormente.Não
VLCUSTOTOTALNumérico 14,2Valor do custo total, respeitar a mesma regra de negócio acima.Não

QTCOBRADA

Numérico 14,2

Quantidade cobrada do convênio ou particular.

Sim

VLCOBRADOUNITARIO

Numérico 14,2

Valor cobrado unitário do convênio ou particular.

Sim

VLCOBRADOTOTAL

Numérico 14,2

Valor cobrado total do convênio ou particular.

Sim

STATUSITEM

Alfanumérico 25

Se o insumo foi cobrado de particular ou convênio, enviar o status como PG (Pagante), caso o insumo foi uma cortesia ou filantropia, enviar NP (Não Pagante).

Sim

CDUNIDADEMEDIDA

Alfanumérico 10

Código da unidade de medida, enviar somente para medicamentos, materiais e OPME, para os demais enviar em branco.

Sim

NOUNIDADEMEDIDA

Alfanumérico 100

Descrição da unidade de medida, respeitar a mesma regra de negócio acima.

Sim

CDUNIDADEATENDIMENTO

Alfanumérico 50

Código da unidade de atendimento (setor) onde o paciente está internado.Não
NOUNIDADEATENDIMENTO

Alfanumérico 255

Descrição da unidade de atendimento (setor) onde o paciente está internado.

Não

DTPACIENTEADMISSAOData e Hora

Data e hora em que o paciente entrou na unidade de atendimento (setor). Atenção! Caso a data seja inferior que do período de competência que está sendo apurado, o importador irá forçar para que essa data e hora seja o primeiro dia do mês a zero horas.

Não
DTPACIENTESAIDA

Data e Hora

Data e hora em que o saiu na unidade de atendimento (setor). Atenção! Caso o paciente ainda esteja internado, a data e hora o importador irá forçar a data e hora seja o último dia do mês as 23:59:59

Não


  • Se o paciente teve passagem pelo bloco cirúrgico além dos campos acima informando quais materiais, medicamentos, OPMEs e taxas foram utilizados na cirurgia, será necessário retornar em todos os registros que fazem parte da folha de sala os seguintes campos abaixo.
  • Se o paciente não passou por cirurgia, os campos devem retornar em branco.

Coluna SQL

Descrição

Tipo

Obrigatório

CDPROCEDIMENTOGRUPO

Alfanumérico 50

Código da especialidade do procedimento realizado no Bloco Cirúrgico. Se na folha de sala não possuir a especialidade exata, enviar a especialidade principal do médico cirurgião.

Sim

NOPROCEDIMENTOGRUPO

Alfanumérico 255

Descrição da especialidade do procedimento, respeitar a mesma regra de negócio acima.

Sim

CDPROCEDIMENTO

Alfanumérico 50

Código do procedimento realizado no Bloco Cirúrgico.

Sim

NOPROCEDIMENTO

Alfanumérico 255

Descrição do procedimento realizado no Bloco Cirúrgico.

Sim

DTPROCEDIMENTOINICIO

Data e Hora

Data e hora que o paciente entrou no Bloco Cirúrgico para realizar o procedimento.

Sim

DTPROCEDIMENTOFIM

Data e Hora

Data e hora que o paciente saiu do Bloco Cirúrgico para realizar o procedimento.

Sim

CDMEDICO

Alfanumérico 50

CRM ou CPF do médico que executou o procedimento no Bloco Cirúrgico.

Sim

NOMEDICO

Alfanumérico 255

Nome do médico que executou o procedimento no Bloco Cirúrgico.

Sim


  • Layout Consumo Pacote
  • Todos os lançamentos de consumo de pacote.

Coluna SQL

Descrição

Tipo

Obrigatório

CDATENDIMENTOCódigo do AtendimentoTexto (50)Sim
DTATENDIMENTOData de Admissão do PacienteData/HoraSim
CDPACIENTECódigo do PacienteTexto (25)Sim
NOPACIENTENome do PacienteTexto (255)Sim
CDSEXOSexo do PacienteTexto (25)Não
DTNASCIMENTOData de NascimentoData/HoraNão
CDCONVENIOCódigo do ConvênioTexto (50)Sim
NOCONVENIONome do convênioTexto (255)Sim
CDUNIDADEATENDIMENTOPACOTECódigo da Unidade Atendimento do PacoteTexto (50)Sim*
NOUNIDADEATENDIMENTOPACOTENome da Unidade Atendimento do PacoteTexto (255)Sim*
CDCENTROCUSTOPACOTECódigo do Centro Custo do PacoteTexto (45)Sim*
DTPACOTEData do PacoteData/HoraNão
CDPACOTECódigo do PacoteTexto (50)Sim
NOPACOTENome do PacoteTexto (255)Sim
NRNOTAFISCALNúmer da Nota FiscalTexto (50)Não
VLPACOTEValor do PacoteNumérico (14,2)Sim
DTLANCAMENTOData do Lancamento do InsumoData/HoraSim
CDCENTROCUSTOINSUMOCódigo do Centro Custo do InsumoTexto (45)Sim
CDGRUPOINSUMOCódigo do Grupo InsumoTexto (50)Sim
NOGRUPOINSUMONome do Grupo InsumoTexto (255)Sim
CDINSUMOCódigo do InsumoTexto (50)Sim
NOINSUMONome do InsumoTexto (255)
QTCOBRADAQuantidade CobradaNumérico (14,2)Sim
VLCOBRADOUNITARIOValor Cobrado UnitárioNumérico (14,2)Sim
TPCOBRANCATipo Cobrança

"P" - Pacote

"E" - Exceção

Sim