1. Visão Geral

  2. Telas utilizadas 
  3. Considerações

01. VISÃO GERAL

Esta tela tem como objetivo registrar a solicitação de exames do paciente.

02. TELAS UTILIZADAS 

  • Ao entrar na solicitação de exames os campos apareceram desbloqueados, sendo possível incluir os dados, executar a ação de usar modelo, excluir rascunho, salvar como modelo, finalizar ou finalizar e imprimir.

2. Ações dos botões:

a. Usar modelo: buscará os modelos de solicitações de exames cadastrados e possíveis de serem utilizados, saiba mais sobre Usar modelo.

b. Excluir rascunho: botão de excluir rascunho ficará disponível após primeira edição de algum campo, só será possível a exclusão do rascunho enquanto a solicitação de exames não estiver finalizada.


  • Comportamento antes da edição de um campo.

  • Comportamento após edição de um campo.

c. Salvar como modelo: salvará informações da tela para usar como modelo de futuras solicitações de exames saiba mais sobre Salvar como modelo.

d. Finalizar: Finaliza a solicitação de exames do paciente, após finalização não é mais possível realizar edições. Só é possível finalizar a solicitação de exames após o preenchimento dos campos obrigatórios.

e. Finalizar e imprimir: Finaliza e imprime a solicitação de exames do paciente, após finalização não é mais possível realizar edições. Só é possível finalizar a solicitação de exames após o preenchimento dos campos obrigatórios.

3. Comportamento da tela

       a. Após a digitação em qualquer campo ocorre um salvamento automático das informações, saiba mais sobre salvamento automático.

b. Campos de texto utilizam o editor de texto, saiba mais sobre o editor de texto.

c. O campo de exame é obrigatório, o que significa que só é possível finalizar a solicitação de exames após o preenchimento de pelo menos um exame.

d. Ao selecionar um exame, automaticamente o sistema cria um novo campo para que possa adicionar novos exames na solicitação e assim sucessivamente.

e. Ao passar o mouse sobre o campo exame preenchido, aparecerá o ícone de lixeira no final do campo para que um determinado exame possa ser excluído de uma solicitação.

f. Após finalizar a Timeline de Solicitação de Exames será exibida. Ao finalizar, o usuário poderá informar se os exames são para realização interna ou externa. Sendo interna, os mesmos serão enviados para Unidade Diagnostica no RM. 

  • Em configurações por unidade, na aba PEP RM, são utilizados dois parâmetros para definições nesta rotina:
    1. Habilitar modal para seleção de realização dos exames?
      1.1. Se sim -> Sempre que o usuário clicar em finalizar ou finalizar e imprimir, deverá ser aberta a modal onde o usuário poderá selecionar quais exames que serão realizados internamente e quais exames serão realizados externamente.
      1.2. Se não -> o sistema deverá considerar o comportamento padrão.
    2. Definir padrão de exames na solicitação.
      2.1. Se Interno -> Caso o usuário não aponte uma definição para o item 1.1. , os itens deverão sempre seguir o mesmo fluxo dos exames solicitados na prescrição médica. Caso o usuário aponte o parâmetro do item 1.1. , a modal deverá já ser habilitada com todos os itens marcados como Interno. 
      2.2. Se externo -> Caso o usuário não aponte um definição para o item 1.2. , não deverá ocorrer nenhum lançamento/validação pelo sistema. Apenas realizar a finalização ou finalização/impressão do registro. Caso o usuário aponte o parâmetro do item 1.1. , a modal deverá já ser habilitada com todos os itens marcados como externo.

03. Considerações

Listamos algumas mensagens que podem ocorrer durante a utilização da rotina.

  1. Mensagem: Não foi possível realizar a solicitação.
    Detalhe: O atendimento selecionado é do tipo externo e possui mais de 48 horas de lançamento. Não foi possível realizar a solicitação.
    Possíveis causas: Atendimento interno com data de saída ou Atendimento externo com mais de 48 horas aberto; Atendimento com status diferente de Em Elaboração; Parcial liberada, Finalizada ou Cancelada;