Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 1293-Quais os estados da ordem de Manutenção?
Produto:Datasul
Ambiente:EMS 2
Versão:1
Sintoma
1293-Quais os estados da ordem de Manutenção?
Causa
Quais os estados da ordem de Manutenção?
Solução
PRODUTO: MAGNUS e DATASUL EMS.
PROGRAMA: MI0307
ASSUNTO: Tratamentos e situações para os estados da ordem de manutenção.
Obs.: para as afirmações referentes ao módulo de Calibração, elas somente são válidas a partir do Datasul EMS2.04.

A ordem de manutenção pode ter os seguintes estados (ord-manut.estado):

(Magnus) Datasul EMS

"N" : Não iniciada (ord-manut.estado = "N") (ord-manut.estado = 1).
"L" : Liberada (ord-manut.estado = "L") (ord-manut.estado = 2).
"A" : Alocada (ord-manut.estado = "A") (ord-manut.estado = 3).
"R" : Requisitada (ord-manut.estado = "R") (ord-manut.estado = 5).
"I" : Iniciada (ord-manut.estado = "I") (ord-manut.estado = 6).
"F" : Finalizada (ord-manut.estado = "F") (ord-manut.estado = 7).
"T" : Terminada (ord-manut.estado = "T") (ord-manut.estado = 8).

Suspensa (ord-manut.estado-om = 3).


A ordem de manutenção também pode assumir o estado de "Suspensa".

Tratamentos de cada estado:

- Não Iniciada: este é o primeiro estado que a ordem assume quando da sua criação. Quando a ordem possui este estado, não há no sistema nenhuma movimentação de material ou de mão-de-obra para a mesma, bem como permite a sua eliminação. Para este estado é permitida a alteração das contas contábeis da ordem. Temos os seguintes tratamentos no sistema para este estado de acordo com a situação de implantação do módulo de Planejamento de Manutenção (PI):

Se PI ou Calibração implantados: o sistema entende que esta ordem está apenas confirmada no sistema, bem como para a mesma nesta situação, não lhe é permitida a movimentação de materiais (requisições ou recebimentos) ou o apontamento de mão-de-obra. É obrigatório a sua liberação para podermos movimentá-la tanto para materiais ou mão-de-obra.

Se PI ou Calibração Não implantados: o sistema não faz controles quanto a sua liberação e que a mesma já pode ser movimentada. Neste caso, lhe é permitida a movimentação de materiais (requisições ou recebimentos) ou o apontamento de mão-de-obra. Não é obrigatório a sua liberação para podermos movimentá-la tanto para materiais ou mão-de-obra.

- Liberada: este estado somente é possível se o módulo do Planejamento da Manutenção (PI) ou Calibração estiverem implantados, pois os mesmos efetuam o controle das liberações de ordens a serem executadas. Quando a ordem possui este estado, não há no sistema nenhuma movimentação de material ou de mão-de-obra para a mesma, bem como permite a sua eliminação se Calibração não implantado. Para este estado não é permitida a alteração das contas contábeis da ordem. É permitida a requisição de materiais e apontamento de mão-de-obra.

- Alocada: este estado ocorre quando efetuou-se somente a alocação de material para os itens constantes nas reservas da ordem de manutenção, esta ordem estará com estado anterior como Não Iniciada ou Liberada. Quando a ordem possui este estado, não há no sistema nenhuma movimentação de material ou de mão-de-obra para a mesma. Para a eliminação de uma ordem com este estado, é necessário a desalocação de suas reservas, quando o seu estado voltará para "Não Iniciada" ou "Liberada". Para esta ordem é permitida a requisição de materiais e apontamento de mão-de-obra.

- Requisitada: este estado caracteriza que houve somente movimentação de materiais para mesma (requisições). Não há para esta ordem nenhum apontamento de mão-de-obra. A partir deste estado, a ordem não poderá mais voltar aos estados de "N", "L" ou "A", nem poderá ser eliminada enquanto estiver neste estado. Para este estado não é mais permitida a alteração das contas contábeis da ordem. Somente são permitidos o seu encerramento e término. Para a sua eliminação, será necessário que a mesma seja "Terminada" e ter seus movimentos valorizados.

- Iniciada: este estado caracteriza que houve movimentação de mão-de-obra para mesma. Pode haver também movimentos de material, entretanto este estado caracteriza que houve apontamento de mão-de-obra. Há a situação em que a ordem foi finalizada e reaberta, neste caso, a ordem volta para o estado de Iniciada mesmo não possuindo movimento de mão-de-obra. A partir deste estado, a ordem não poderá mais voltar aos estados de "N", "L" , "A" ou "R", nem poderá ser eliminada enquanto estiver neste estado. Para este estado não é mais permitida a alteração das contas contábeis da ordem. Para a sua eliminação, será necessário que a mesma seja "Terminada" e ter seus movimentos valorizados.

- Finalizada: serve para colocar ao sistema que as atividades na ordem foram encerradas para a Manutenção Industrial/Instalações, podendo somente haver recebimentos de notas fiscais via recebimento. As ordens finalizadas sempre entram no cálculo do preço médio para valorização de movimentos. Uma ordem com o estado de finalizada não pode ser eliminada ou exportada para o módulo de bancos históricos.

- Terminada: serve para colocar ao sistema que as atividades na ordem foram encerradas para todo o sistema, não podendo mais haver recebimentos de notas fiscais via recebimento. As ordens Terminadas somente entram no cálculo do preço médio para valorização de movimentos. Após a valorização de todos os movimentos, a ordem terá o status de Terminada e "valorizada", podendo então, ser eliminada ou exportada para o módulo de bancos históricos.

- Suspensa: este estado somente pode ocorrer nas situações em que a ordem está considerada como aberta (N,L,A,R,I). Neste caso, no momento a suspensão é informada uma pendência (Ex. Falta de material) e se houverem reservas de material alocadas, as mesmas serão desalocadas no estoque.
Esta situação é válida para o Magnus e Datasul EMS, onde a partir do Datasul EMS2.04 é gerada para a ordem um histórico das suspensões que a mesma sofreu. Também a partir do release 2.04 do Datasul EMS, é permitida a suspensão de tarefas da ordem. Neste caso, quando ocorre à suspensão da tarefa, o estado da ordem fica inalterado, bem como, é gerado o histórico das suspensões das ordens e das tarefas da mesma.
Para este estado, não é permitida movimentações de material e de mão-de-obra.