Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 886-Como ocorre valorização de GGF (mão-de-obra).
Produto:Datasul
Ambiente:EMS 2
Versão:1
Sintoma
886-Como ocorre valorização de GGF (mão-de-obra).
Causa
Como ocorre valorização de GGF (mão-de-obra).
Solução
Ps.: O texto abaixo é destinado tanto ao Magnus I quanto ao EMS 2. Para os clientes que utilizam Magnus I, favor ler "mão-de-obra" no lugar "GGF".

O cálculo do preço médio faz uma regra de três para valorizar os movimentos de GGF.

Desta forma temos do programa cs0101 - custo por centro de custo:
NHCC - Número de horas total trabalhado no centro de custo (apurado através do programa ce0416);
VTCC - Valor total informado no centro de custo (podendo ser aberto em até 6 tipos diferentes).

Da ordem de produção temos:
NHOP - Número de horas trabalhado no centro de custo para a operação que esta sendo valorizada;
X - Valor que o cálculo do médio ira apurar para valorizar os movimentos de GGF.

Durante o cálculo, cada movimento de GGF passará pela fórmula abaixo para que seja calculado o valor deste movimento:

NHCC ---------- VTCC ou X = (NHOP * VTCC) / NHCC.
NHOP ---------- X

Algumas vezes ocorre das ordens de produção não absorver, ou absorver a mais, que os valores informados para o centro de custo (cs0101).

SEGUE ABAIXO DESCRITO ALGUNS MOTIVOS PARA AS CONTAS DE ABSORÇÃO DE GGF NÃO TER ABSORVIDO O VALOR EXATO INFORMADO NOS CENTROS DE CUSTOS:

- Não foi executado o programa ce0416 - horas apropriadas - antes da valorização das ordens, ou foi executado, porém não foi flegado o parâmetro de "Atualiza custos(Magnus)/Horas Reportadas(EMS2)" existente neste mesmo programa. Salientamos que o programa ce0416 apura quantas horas foram trabalhadas no período para o centro de custo e alimenta o programa cs0101 - custo por centro de custo - para que seja feita a regra de três descrita acima.

- Foram feitos reportes/estornos de GGF para o período que se está calculando o preço médio após a execução do ce0416 - horas apropriadas - e antes do ce0401 - cálculo do preço médio.

- Houve alteração manual no número de horas reportadas no programa cs0101 - custo por centro de custo.

- Os valores do cs0101 - custo por centro de custo - foram alterados após o cálculo do médio e não são mais os mesmos utilizados durante o processo de cálculo do médio.

- Existem movimentos de estorno de GGF que se referenciam a reportes de GGF de períodos anteriores. Salientamos que a data de transação do movimento de estorno está no período que se esta calculando o preço médio, porém este movimento de estorno esta associado a um movimento de reporte feito num período anterior. Este movimento de estorno não entrará na regra de três citada acima porque irá receber o mesmo valor do movimento de reporte. No produto EMS o programa cs0306 e o relatório cs0503 apresentam a data de transação e de retorno dos movimentos de GGF.

- Houve a eliminação de moeda alternativa porém não zerou-se os valores de GGF para esta moeda alternativa no programa cs0101.

- Utiliza-se a conta de absorção ou de GGF para fazer movimentações que não envolveram ordens de produção.

- No produto EMS esta se utilizando a conta de GGF também para ser conta de mão-de-obra direta (cs0101 campo "conta mob"). Neste caso a conta recebe corretamente os valores informados no cs0101 e também os valores de mão-de-obra direta, gerando assim diferença.

- Programas específicos que gerem os movimentos de GGF nas ordens de produção e não estão criando estes movimentos com todas as informações necessárias para a contabilização (ex.: codigo do estabelecimento do movimento de GGF. Ou seja, se o código do estabelecimento do movimento de GGF estiver diferente do código do estabelecimento da ordem de produção).

- Uma das ocorrências de GGF não foi criada na sequencia. O sistema permite até seis ocorrências e estas devem ser cadastradas em sequencia (uma abaixo da outra respeitando a sequencia dos números ex.: 1, 2, 3). Não pode ficar o número de uma ocorrência em "branco" e cadastrar ocorrência na próxima
ex.: ocorrência 1 - luz
ocorrência 2 - agua
ocorrência 3 -
ocorrência 4 - aluguel
ocorrência 5 -
ocorrência 6 -

O correto é estar:
ex.: ocorrência 1 - luz
ocorrência 2 - agua
ocorrência 3 - aluguel
ocorrência 4 -
ocorrência 5 -
ocorrência 6 -

- Movimentos de GGF que não possuem o código do estabelecimento. Estes movimentos são valorizados pelo cálculo do médio porém não geram contabilização no sumário contábil.

- Movimentos de GGF relacionados a sequencia (Campo OP S do relatório CS0503) maior que a sequencia do movimentos de Acabado.

- Conta de saldo não cadastrada. Esta conta deve ser verificada no programa ce0110 com o estabelecimento que se está sumarizando (da ordem), grupo de estoque padrão do item branco (ce0106) e depósito padrão dos parâmetros do estoque (ce0101).

Caso após a analise de todos os pontos desta FAQ persistirem dúvidas favor entrar em contato com nosso suporte consultoria - (47)2101-7444. Se as analises apontarem um problema de sistema, favor ler a FAQ 1.754 e verificar os anexos necessários para a abertura de FO.