Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 53504-O que muda com a Unidade Negócio informada no EMS2?
Produto:Datasul
Ambiente:
Versão:2
Sintoma
53504-O que muda com a Unidade Negócio informada no EMS2?
Causa
O que muda com a Unidade Negócio informada no EMS2?
Solução

O que muda com a Unidade Negócio informada no EMS2? 

           A partir da 2.06B alguns módulos do EMS2 passam a ter a opção de informar a unidade negócio já nos movimentos.

 Com essa alteração o que muda para a contabilidade? 

         Se a unidade negócio for informada nos movimentos origem (estoque, compras, etc), ao contabilizar, essa unidade negócio será enviada pelo módulo origem para a contabilidade.

        A contabilidade criará os lançamentos com a unidade negócio enviada pelo módulo origem. Não é necessário mudar a composição nem a matriz de tradução de contas retirando a unidade negócio, porque essas unidades negócios serão ignoradas e a que prevalecerá será a que foi enviada pelo módulo origem. 

        O código da unidade negócio do EMS2 será igual ao código da unidade negócio do EMS5.  Não existe tradução de unidade negócio. (Para verificar as parametrizações necessárias para gerar a unidade negócio para o EMS2, verificar a FAQ: 51284)

 

Funcionará assim:

 

Unidade Negócio Módulo Origem

Unidade Negócio Composição ou Matriz ContasUnidade Negócio Lançamento

10

50

10

 

50

50

 

No primeiro caso utilizou a unidade negócio do movimento origem, no segundo caso utilizou a unidade negócio da composição ou matriz de tradução de contas porque não tem unidade negócio informada no movimento origem.

 

Se informar a unidade negócio no movimento origem, devo retirar a unidade negócio da composição? 

           Não é necessário retirar a unidade negócio da composição de contas, porque essa unidade negócio (da composição) não será utilizada se no movimento origem estiver informada unidade negócio.

  Se retirar a unidade negócio da composição que impactos terei?

 

 

Antes de fazer essa modificação é necessário verificar como está o tamanho da conta contábil no EMS2 e o tamanho de conta e centro de custo no EMS5.

 

Se o formato de conta contábil no EMS2 esteja parametrizado como:

 

           

- Conta         = 8 posições (99999999)

            - Sub-Conta = 8 posições (99999999)

 
 

E a conta contábil e centro de custo no EMS5 estiverem parametrizados como:

 
 

            - Conta Contábil = 8 posições (99999999)

            - Centro Custo    = 5 posições (99999)

 
 

O formato da conta do EMS2 deve ser igual ao formato da conta do EMS5, nesse caso é, ambos tem 8 posições.

 
Conta Contábil EMS5 (8 posições) = Conta EMS2 (8 posições)
 

O formato da sub-conta do EMS2 deve ser igual ao que é definido para gerar a sub-conta no EMS5, nesse caso a sub-conta no EMS2 tem 8 posições, não poderá utilizar apenas o centro de custo do EMS5 para gerar a sub-conta porque o centro de custo do EMS5 tem somente 5 posições.

 
Centro Custo (5 posições) ≠ Sub-Conta (8 posições)
 

Para que as contas sejam geradas corretamente é necessário nesse exemplo vincular a unidade negócio, para que a soma de unidade negócio e centro de custo fiquem com 8 posições igual às 8 posições da sub-conta do EMS2.

 
Unidade Negócio (3 posições) + Centro Custo (5 posições) = Sub-Conta (8 posições)

  

Se desejar retirar a unidade negócio da composição, para fazer a geração de contas para o EMS2 será necessário ajustes (ou mudar no EMS5 ou mudar no EMS2), veja as opções abaixo: 

·        Opção 1 (Mudar no EMS5): 

     Aumentar o formato do Plano de Centro de Custo(prgint/utb/utb083aa.r) no EMS5 para que tenha o mesmo tamanho da sub-conta no EMS2.  (No exemplo que estamos utilizando o plano de centro de custo tinha 5 posições, deverá mudar para 8 posições). Não é possível mudar o formato do plano de centro de custo que já tem centros de custos com movimentos, então precisará criar novo plano de centro de custo.

 

 

 

Exemplo: 

Sub-Conta EMS2          = 8 posições

Centro de Custo EMS5 = 5 posições

 

Se continuar com essa parametrização ocorrerá erro de geração de contas do EMS5 para o EMS2, porque a sub-conta do EMS2 tem 8 posições e o centro de custo que será utilizado para gerar a unidade negócio tem 5 posições.

 

Com essa alternativa é necessário criar outro plano de centro de custo com o formato de 8 posições.

 
Centro Custo (8 posições) = Sub-Conta (8 posições)
 

Depois de criado o novo plano de centro de custo e os centros de custos, será necessário mudar o plano de centro de custo na composição, informando o novo plano de centro de custo com 8 posições.

 

 

Também será necessário gerar as contas com essa nova parametrização de composição para o EMS2. (ver FAQ: 20.013 que explica como gerar a conta para o EMS2)

 

 

As contas e sub-contas do EMS2 antigas continuarão existindo no EMS2, por esse motivo é necessário alterar as contas no EMS2 para que fiquem com o status de Desativada. Para isso acessar o programa: cd0101, no folder Integração e retirar a função: Contabilidade Fiscal da caixa EMS 5.0.

 

 

 

Em seguida executar o programa: Manutenção Contas Contábeis (cd0107), no botão Faixa, para desativar todas as contas antigas (ver sequência de telas abaixo que demonstra como desativar as contas).  

 

Quando terminar de desativar as contas, deverá retornar o parâmetro Contabilidade Fiscal para a caixa: EMS 5.0.

 

Opção 2: 

           A outra alternativa é alterar o formato da sub-conta no EMS2, mudando de 8 posições para 5 posições a sub-conta. Com a sub-conta com 5 posições no formato, não terá diferença para o tamanho do centro de custo do EMS5.

 
Centro Custo (5 posições) = Sub-Conta (5 posições)
 

 

A alteração do formato da sub-conta no EMS2 não pode ser feita através dos programas do produto padrão, será necessário solicitar um específico para alterar o formato da sub-conta.  

Depois de alterado o formato da sub-conta no EMS2, deverá fazer a geração de contas do EMS5 para o EMS2, para que as contas com os novos parâmetros sejam geradas no EMS2. (ver FAQ: 20.013 que explica como gerar a conta para o EMS2) 

Também é necessário mudar o status das contas antigas (ver no item anterior como mudar o status da conta do EMS2 para desativada).