Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 51283-Como funciona o controle de Inventário no Ativo Fixo
Produto:Datasul
Versão:2
Sintoma
51283-Como funciona o controle de Inventário no Ativo Fixo
Causa
Como funciona o controle de Inventário no Ativo Fixo
Solução
Inventário Físico Bem 

Existem duas rotinas para fazer o inventário dos bens no Ativo Fixo:

 

1) A primeira rotina é composta de 3 programas:

 

- Lista Trabalho Inventário (prgfin/fas/fas724aa.r),

- Geração Lista Inventário (prgfin/fas/fas723aa.r)

- Eliminação Lista Inventário Bem (prgfin/fas/fas746aa.r)

 

- O programa de Geração Lista Inventário gera os bens para a Lista Trabalho Inventário, esse programa não gera bens para a base, somente gera informações para essa lista trabalho;

 

- O programa de Eliminação Lista Inventário Bem, elimina bens da Lista Trabalha Inventário, não eliminará bens da base, somente eliminará os bens dessa lista de trabalho;

 

- O programa Lista Trabalho Inventário, tem por objetivo fazer o inventário dos bens. Os bens que precisam ser inventariados podem ser gerados pelo programa de Geração Lista Inventário, ou então pelo programa de Inclui, em que os bens são incluídos um a um, nessa lista de trabalho;

 

Inventário1

 

 

- Com os bens que precisam ser inventariados na lista, poderá começar a verificar se os bens ainda existem na empresa, se mudaram de centro de custo, estabelecimento, unidade negócio, etc. Ao identificar qualquer mudança no bem, devem fazer as alterações no sistema. Existem no programa botões de acessos a programas de: Aquisição, Baixa, Transferência, Alterações nos bens. Quando necessário alterar os bens, acessar os programas através desses botões.

 

- Quando terminar de fazer o inventário no bem, mudar o status dos bens na lista de trabalho para indicar que o bem já foi inventariado.

 

2) A segunda rotina de inventário é feita pelo programa: Inventário Físico Bem (prgfin/fas/fas736aa.r)

 

Inventário2

 

- Esse programa faz integração com a coletora de dados, importa e exporta arquivo para a coletora. O layout para gerar dados para a coletora e importar dados da coletora é fixo (definido pelo sistema) e pode ser visualizado clicando no botão de importar dados ASCII .

 

- No botão de exporta ASCII, busca bens da base conforme a faixa informada no programa para gerar o arquivo.  Abaixo está o programa para exportar dados para a coletora.

 

Inventário3

 

- Com os bens na coletora poderá fazer o inventário e depois importar o resultado para esse programa, será necessário então, fazer as alterações nos bens para que o sistema fique igual ao que existe em sua empresa. Para fazer as alterações nos bens, deverão acessar os programas de baixa, aquisição, transferências, etc.

 

 

 

Quando ocorrer o erro "Data informada menor que a data do Último inventÁrio do bem !", verificar:

1. Se a data do último inventário foi informada. A data do último inventário deve ser a data de aquisição do bem, caso ainda não tenha sido feito o inventário anteriormente, ou a própria data do último inventário informada no processo.

2. Se a data está corretamente informada, verificar a PERIODICIDADE DE INVENTÁRIO informada no bem. O programa considera a periodicidade informada de inventário. Então, por exemplo, se estiver anual, soma um ano à data do último inventário e verifica se é menor do que a data da geração do programa LISTA INVENTÁRIO.