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FAQ: 56819-UNICOO-034 - Processo de devolução/troca de mercadoria
Produto:Datasul
Ambiente:
Versão:4
Sintoma
56819-UNICOO-034 - Processo de devolução/troca de mercadoria
Causa
UNICOO-034 - Processo de devolução/troca de mercadoria
Solução

 

TOTVS Saúde Sorocaba - Produto UNICOO -  Módulo DIS-FFC

 

 

 

 

Nas atividades diárias de uma farmácia, a ocorrência de devoluções de medicamentos vendidos é muito comum, sejam eles pelos mais diferentes motivos. Para realizar a devolução de medicamento no módulo da farmácia Comercial, basta seguir os seguintes passos:

 

 

 

Importante: Para realizar os procedimentos abaixo, assume-se que uma venda já tenha sido realizada, e, portanto, a devolução será baseada nesta venda pré-realizada

 

.


1º Passo: Acessar a tela do sistema que possui a funcionalidade referente á devolução em: Processo de vendas ->Devolução/Troca de Mercadoria;

 

 

2º Passo: Após clicar em “incluir”, informa-se os dados referentes ao cupom fiscal da venda a ser devolvida ou trocada. Os dados são referentes á data de emissão e o número do cupom fiscal, pois ao incluir uma nova devolução as informações sobre a empresa seriem e espécie são automaticamente carregadas conforme o padrão estabelecido nas configurações do usuário, porem pode ser normalmente alteradas. È possível ainda informar o numero do pedido da venda como mais uma forma de localizar a venda a ser desenvolvida/trocada.

 

 


Após a configuração dessas informações, a venda é carregada na tela;

 

 

3º Passo: O sistema permite que sejam desenvolvidos/trocados todos os medicamentos da venda ou apenas parte dela, selecionando-se apenas um material por exemplo. Caso esse material tenha mais de uma unidade vendida, é possível ainda realizar a devolução/troca de apenas uma unidade. Para isso basta informar a quantidade a ser devolvida/trocada ou clicar duas vezes sobre o material a ser devolvido/trocado até que o mesmo esteja marcado no campo “Ok”, e “gravar” a operação.

 

 

O sistema pedirá a confirmação do usuário e após a mesma, a operação é parcialmente concluída.

 

 

4º Passo: Para finalizara operação o usuário deve abrir a aba “recibo de troca” (onde é possível alterar a quantidade desenvolvida/trocada caso necessário através de um clique com o botão direito do mouse sobre o material) e emitir/imprimir o recibo para finalizar a operação.

 

  

Caso a operação seja de fato uma troca, onde o cliente deseja levar outro medicamento/mercadoria no lugar do medicamento devolvido, algumas informações devem ser consideradas:

 

 

 

1- É necessário cadastrar uma forma de pagamento específica para a troca, conforme a tela abaixo:

 

 

2- Em seguida, tanto nas telas de Vendas Caixa ou Pré-Venda, a funcionalidade deve ser acessada através do seguinte botão localizado conforme descrito abaixo:

 

 

Para utilizar um recibo, basta informa o número no campo Recibo e pressionar a tecla "Enter". O sistema irá validar se o recibo já foi utilizado e caso ainda não tenha sido utilizado o mesmo é exibido no grid e seu valor totalizado na forma de pagamento do tipo Troca. O número do recibo deve ser informado sem o número de via.

 

  

O valor do recibo deve ser utilizado integralmente, não sendo permitida a devolução de troco ou utilização parcial do recibo de troca.

 

  

Por fim, caso a venda ultrapasse o valor do recibo, o cliente pode optar por outra forma de pagamento para completar o valor da nova venda efetuada.