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FAQ: 57197-Quais as informações necessárias para avaliação de crédito de clientes?

 

Produto:Datasul
Versão:1

 

Sintoma
57197-Quais as informações necessárias para avaliação de crédito de clientes?
Causa
Quais as informações necessárias para avaliação de crédito de clientes?
Solução

Conceito: Avaliar o crédito de um cliente, determinando se o mesmo poderá ter seus pedidos liberados para faturamento ou não.

O programa de Informações para avaliação de crédito (CM0102) será  o responsável pela avaliação do crédito dos clientes, e possuirá as seguintes características:

1. Indicador de Crédito: este campo indicará o tipo de avaliação que os pedidos do cliente sofrerão. Poderá assumir os seguintes valores:
0 - (Normal) todos os pedidos do cliente sofrerão avaliação de crédito;
1 - (Automática) todos os pedidos do cliente terão aprovação automática de crédito. Pedido de espécie programação de entrega ou contrato de fornecimento sempre assume situação de crédito aprovado e aprovador automático.
2 - (Só Implanta Pedidos) o cliente só estará habilitado a implantar pedidos, não sendo permitido o faturamento dos mesmos;
3 - (Suspenso) cliente suspenso para implantação de pedidos e faturamento;
4 - (Pagamento a vista) não estará sendo tratada esta situação.

2. Avaliação na Implantação do Pedido: este campo indicará o tipo de avaliação que os pedidos sofrerão na sua implantação. Poderá assumir os seguintes valores:
0 - (Não Avalia) os pedidos dos clientes não serão avaliados na sua implantação;
1 - (Somente atrasos de duplicatas) o sistema verificará se o cliente possui duplicatas em atraso;
2 - (Limites e atrasos de duplicatas) o sistema verificará se o cliente possui duplicatas em atraso e se o limite de crédito do mesmo estará sendo excedido.

3. Avaliação na Implantação do Embarque: este campo indicará o tipo de avaliação que os pedidos poderão sofrer na implantação de um embarque (Preparação do faturamento, programa ft1005 ou ft3000 (EMS)), caso o usuário utilize a rotina de pré-(faturamento para calcular notas) ou no calculo de uma nota fiscal (Cálculo de pedidos, programa ft2002 ou ft4002 (EMS), caso o usuário não utilize a rotina de pré-faturamento para calcular notas). Poderá assumir os seguintes valores:
0 - (Não avalia) os pedidos do cliente não serão avaliados na sua implantação.
1 - (Somente atrasos de duplicatas) o sistema verificará se o cliente possui duplicatas em atraso.
2 - (Limites e atrasos de duplicatas) o sistema verificará se o cliente possui duplicatas em atraso e se o limite de crédito do mesmo estará sendo excedido.

4. Limite de Crédito: será o limite de crédito que o cliente terá para efetuar compras na empresa. Este valor sempre será expresso na moeda de limite de crédito, definida nos Parâmetros de Pedidos (PD0301).
Ex.: Se a moeda para limite de crédito no PD0301 for dólar e o cliente possuir um limite de 1.000,00, significa que será um limite de 1.000,00 dólares.
Obs: Vale ressaltar que, quando a natureza de operação (CD0604 - Magnus ou CD0606 - EMS) está parametrizada para não gerar duplicatas, o limite não é verificado para avaliação de crédito.
No EMS é possível parametrizar a moeda por cliente.

5. Valido ate: indicará a data de validade do limite de crédito.

6. Crédito adicional: será um valor de crédito a mais que poderá ser acrescido ao limite de crédito normal.

7. Valido até: indicara a data de validade do limite de crédito adicional.

8. Períodos em atraso: indicará o número de períodos que serão lidos (para trás) dentro dos quais será verificado se houve algum atraso. Este parâmetro será utilizado em conjunto com o parâmetro "Dias em atraso" do programa de Cadastro de grupo de clientes (CD0701).
Ex: Número de períodos em atraso..: 10
Número de dias em atraso .........: 15
O sistema verificará os últimos 10 períodos e, caso o cliente tenha quitado algum título com mais de 15 dias de atraso, o crédito do mesmo será bloqueado. Somente serão verificados os títulos já quitados, ou seja, sem saldo.
Caso o usuário não queira que o sistema avalie este quesito, deverá deixar os dois campos com valor zero.

9. Número de meses inativo: será o número máximo de meses que o cliente poderá ficar sem comprar na empresa. O sistema realizará a pesquisa da ultima compra efetuada na empresa da seguinte forma:
- verificará nas estatísticas do cliente, qual a data do ultimo título implantado.
- verificará a data de emissão da última nota fiscal para o mesmo;
- caso não encontre nenhuma nota fiscal, considerará como data de última compra a própria data de implantação do cliente no sistema.

Caso o usuário não queira que o sistema avalie este quesito, deverá deixar o campo com valor igual a "0 (zero)".

10. Avaliação por: este campo poderá assumir os seguintes valores:
- Cliente: significa que somente serão verificados os dados referentes a avaliação de crédito (ex.: nr. De meses inativo, estouro do limite de crédito, etc.) para o próprio cliente, não levando em consideração dados de outros clientes, caso estes pertençam a uma mesma matriz.
- Matriz: no momento da avaliação de crédito, verificará todos os clientes que possuem a mesma matriz (o campo matriz será informado no Cadastro de Clientes, programa CD0704) e considerará as informações dos mesmos para avaliar o crédito.
Ex.: se qualquer um dos clientes possuir atrasos, o crédito será bloqueado; serão somados os limites de crédito de todos os clientes da matriz.

Considerações gerais:
- Para que os pedidos de um determinado cliente não sofram avaliação pelo sistema, ou seja, tenham que ser avaliados de forma manual pelo usuário, o cliente deverá estar parametrizado da seguinte forma:
- Indicador de crédito (Normal);
- Avaliação na Implantação do Pedido: 0 (Não Avalia);
- Avaliação na Implantação do Embarque: 0 (Não Avalia).