Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 51673-Geração conta contábil EMS5 X EMS2
Produto:Datasul
Ambiente:
Versão:4
Sintoma
51673-Geração conta contábil EMS5 X EMS2
Causa
Geração conta contábil EMS5 X EMS2
Solução
 

Menu   -> Tarefas   -> Integração Externa   ->     Geração Cta Ctbl (prgfin/fgl/fgl718aa.r)

 

Códigos dos Módulos do EMS2: 

Contas a Pagar      :  APP

Contas a Receber  :  CRP

Caixa e Bancos      :  CBP

Patrimônio             :   PTP

Investimentos         :   INP

Faturamento          :  FTP

Obrigações Fiscais:  OFP

Estoque                 : CEP

 

Pré-requisitos:

 

            - Somente será possível efetuar a geração de conta contábil do EMS5 para o EMS2 quando utilizar COMPOSIÇÃO (consultar a FAQ: 20.253 sobre a composição) na Matriz Trad orgnaização Ext.; OU   Se for informado no cadastro de conta contábil do EMS5 a conta contábil do EMS2 como CONTA ALTERNATIVA neste campo específico do cadastro (consultar a FAQ: 2022 sobre a conta alternativa).

 

            - Deve-se ter o parâmetro "CONTAS CONTÁBEIS 2.00" informado nos Parâmetros de Integração Datasul-EMS ( prgint/utb/utb036za).

  

Informações:

 

 

 

            - Ao criar a regra, irá solicitar a empresa externa. A Matriz Trad Orgnaização externa utilizada será conforme a empresa informada.

 

            - A data base, é utilizada para saber os parâmetros válidos conforme a data informada.

 

            - Quando utilizar composição não é possível informar o plano de contas, o programa considera o plano de contas definido através da informação do item "conta contábil" na tela Formação Composição Conta Contábil Externa. (ver FAQ 20253).

 

             - Setando o parâmetro Lista Validação Cta. não Gerada, será listado qual a inconsistência que impediu a correta geração da(s) conta(s) no EMS 2, então esse parâmetro pode ser utilizado como ferramenta de auxílio para descobrir qual a situação que está impedindo a geração da(s) conta(s).

 

            - "Utiliza conta contábil Integração" -> Sempre que informado, irá gerar as contas contábeis que estiverem cadastradas no Cadastro Conta contábil integração ( prgint/utb/utb033aa) com o módulo DCU.

 

            - "Utiliza conta alternativa" -> quando marcado, será parametrizado a sequencia e posição da geração da conta contábil utilizando a conta alternativa.  Esta opção gera uma Matriz de Tradução conta contábil sempre com estabelecimento externo igual a branco, é um facilitador.

 

 

=======================================================================

Por que as contas NÃO SÃO GERADAS para o EMS2?

=======================================================================

 

            Para que uma conta contábil seja enviada para o produto Datasul-EMS 2.0 é necessário que alguns parâmetros/cadastros estejam da seguinte forma:

 

            - A conta contábil deve ser "analítica", pois contas sintéticas não são enviadas para o Datasul-EMS 2.0;

 

            - Se marcar o parâmetro "Utiliza Conta contábil Integração", deve existir conta contábil integração cadastrada na Manutenção de Conta Contábil Integração com o módulo DCU, para a conta em questão com a finalidade contábil "Integração EMS 2.0";

 

 

             - Nos parâmetros de Integração deve estar parametrizada a função "Contas Contábeis 2.00";

 

            - Só serão enviados os estabelecimentos que não possuírem restrição para a conta contábil (parametrizado na Manutenção de Restrições da Conta Contábil);

 

 

            - Só serão enviadas as unidades de negócio que não possuírem restrição para a conta contábil (parametrizado na Manutenção de Restrições da Conta Contábil - ver tela acima) – verificar no mesmo programa da restrição do estabalecimento;

 

            - Só serão enviadas as unidades de negócio que possuírem relacionamento com o estabelecimento (parametrizado na Manutenção de Estabelecimentos);

 

 

            - Só será enviado centro de custo se a conta contábil possuir critério de distribuição parametrizado para o estabelecimento como "Definidos"(mapa de distribuição por centro de custo) ou "Utiliza Todos" (parametrizado na Manutenção de Critérios de Distribuição da Conta);

           

            - Só serão enviados os centros de custo que não possuírem restrição para o estabelecimento (parametrizado na Manutenção de Centro de Custo);

 

            - Só serão enviados os centros de custo que não possuírem restrição para a unidade de negócio (parametrizado na Manutenção de Centro de Custo);

 

            - Todos os cadastros envolvidos que possuem data de validade devem estar com sua faixa válida na data parametrizada para geração das contas (isso envolve alguns dos cadastros já mencionados anteriormente, mais os cadastros individuais de cada informação: plano de contas, conta contábil, plano de centro de custo, centro de custo, estabelecimento, unidade de negócio);

 

            - As contas contabeis nao porderam armazenar em cenario exclusivo, esse campo deve estar em branco.

            - Até a release EMS5.04 somente serão geradas as contas quando utiliza COMPOSIÇÃO. A partir do EMS5.05 há a opção de utilizar a conta Alternativa.

 

OBS.: todas as validações mencionadas acima são de acordo com a parametrização de faixas no programa de geração de contas e composição da matriz de tradução da unidade organizacional.

Para a release EMS5.05, devem ser observado ainda outro parâmetro: 

 

            - "Utiliza Conta Alternativa". Quando informado este parâmetro, a conta contábil deverá possuir a conta reduzida cadastrada para a mesma com o formato do EMS2 e a conta será gerada conforme parametrização desta tela. Ao gerar as contas, irá também gerar uma Matriz de Tradução com a mesma (ver FAQ: FAQ: 2022).

 

            - A partir do EMS5.05 também será gerada a CONTA SISTEMA do EMS5.0 para o EMS2.0. Estas contas devem estar parametrizadas no cadastro de CONTA CONTÁBIL INTEGRAÇÃO com seu respectivo módulo referente do EMS2.

Exemplo: APP, CRP, CEP.

 

            Sempre irá gerar a CONTA SISTEMA no EMS5.05. Se não estiver cadastrada na conta contábil integração ( prgint/utb/utb033aa), irá ficar como NÃO GERA LANÇAMENTO no EMS2 para os módulos.

  

=======================================================================

Por que gera sub-conta igual a zero para a conta contábil no EMS2?

 

            Há 2 situações que são geradas as sub-contas com zero para a conta ao formar a conta contábil:

 

            1) Quando a conta contábil no EMS5 não possui critério de distribuição então a conta é gerada com sub-conta igual a zero.

 

            2) Quando algum estabelecimento não possui critério de distribuição, para este estabelecimento é gerado zeros para a sub-conta na formação da conta contábil. Isto ocorre independente se na composição utiliza ou não estabelecimento. Como a parametrização de critério de distribuição no EMS5.0 é por estabelecimento, não havendo critério para o mesmo é gerada uma conta no EMS2 com sub-conta igual a zero.

  

=======================================================================

Como alterar/eliminar/desativar as contas contábeis no EMS2 quando há integração com o EMS5?

=======================================================================

 

            A geração de contas contábeis apenas CRIA contas novas no EMS2. Não efetua alteração ou eliminação de contas. 

Ver   ATUALIZAÇÃO CONTA CONTÁBIL DO EMS5 PARA EMS2 detalhes de nova função para eliminar ou desabilitar contas contábeis no EMS2, para situações não atendidas deve ser seguido os tópicos que seguem:

     

            Quando é necessário eliminar ou desativar contas contábeis no EMS2 é precisso seguir as orientações abaixo:

 

            1. Retirar a integração com o EMS5 para o EMS2.

            Desativar o parâmetro CONTABILIDADE FISCAL no cadastro de Parâmetro Global (cd0101) na pasta Integração. Voltar a função para a esquerda.

            2. Acessar o programa de Manutenção Conta contábil (cd0107) e manutenir, eliminar ou desativar as contas desejadas.

 

            3. Incluir novmamente a integração com o EMS5 para o EMS2.

 

            Ativar o parâmetro CONTABILIDADE FISCAL no cadastro de Parâmetro Global (cd0101) na pasta Integração.

 

            OBS: QUANDO A CONTA CONTÁBIL JÁ POSSUI MOVIMENTAÇÃO NO EMS2, ELA NÃO PODERÁ SER ELIMINADA. NESTA SITUAÇÃO, DESATIVAR A CONTA CONTÁBIL NO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DE CONTA CONTÁBIL (CD0107) PARA QUE ESTA CONTA NÃO RECEBA MAIS MOVIMENTAÇÕES.

=======================================================================

ATUALIZAÇÃO CONTA CONTÁBIL DO EMS5 PARA EMS2

=======================================================================

 

        Para releases MENORES QUE 5.07 deverá  ser cadastrada a função especial “atualiz_cta_ems2”

        Será liberado comercialmente na release 5.07. 

        Objetivo:

            Efetivar as integrações das eliminações das contas contábeis no EMS 2. Hoje existe uma rotina para criar o plano de contas no EMS 2 a partir do que existe no EMS 5, mas não existe uma rotina para quando o usuário eliminar uma conta ou algum relacionamento da conta contábil no EMS 5 que gere impacto no EMS 2 resultando em eliminação de contas contábeis no EMS 2. Este desenvolvimento criará esta atualização.

 

         Regras de Negócio:

Sincronização das Contas: Na rotina de Geração de Contas para o EMS 2 foi acrescentada uma nova opção na tela:  “Sincroniza Contas”.

    

            Ao executar o programa Geração Conta Contábil (prgfin/fgl/fgl718aa.r), será efetuada a geração das contas no EMS2 normalmente como já faz o produto padrão.            

            Porém, se o parâmetro “Sincroniza Contas” estiver marcado, será feita uma sincronização nas contas contábeis. Ou seja, caso a conta contábil do EMS2 esteja indevida, ela será excluída ou desativada, de acordo com o outro parâmetro acrescentado na tela.            

           Esta sincronização somente ocorrerá se a integração for por Composição. Se a integração utiliza Matriz de Tradução será feita apenas uma validação das matrizes. 

           Para cada conta do EMS2 que esteja dentro dos parâmetros informados, será verificado o seguinte: 

ü      Verificar se o estabelecimento está válido;

ü      Verificar se a conta não tem restrição no estabelecimento;

ü      Verificar se o estabelecimento está valido na data informada;

ü      Verificar se a UN, está vinculada ao estabelecimento;

ü      Verificar se a UN, não está expirada;

ü      Verificar se a UN, é do tipo analítica;

ü      Verificar se a conta não tem restrição na Unidade de Negócio;

ü      Verificar se o centro de custo está válido para a data informada;

ü      Verificar se o plano do centro de custo está valido;

ü      Verificar se o centro de custo não tem restrição;

ü      Verificar o centro de custo na UN. 

            Após a verificação, caso a opção do usuário seja “Eliminar” o programa tentará eliminar no EMS2 a conta que não esteja correta. Se não for possível eliminar (por ter movimentos, por exemplo) a conta será desativada ao invés de eliminada. Se a opção do usuário for “Desativa” a conta indevida será desativada no EMS2. 

No término do processo, será gerado relatório, com todas as contas que foram desativadas ou eliminadas no EMS2, e os respectivos motivos da ocorrência.