Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 54571-Administrar a Carência
Produto:Datasul
Versão:2
Sintoma
54571-Administrar a Carência
Causa
Administrar a Carência
Solução
 


1. Descrição


É um período pré-determinado o qual o beneficiário cumprirá para poder utilizar as coberturas do plano de saúde sem ônus.


A carência pode ser definida de duas formas: Procedimento ou Módulo de Cobertura. Seu controle é feito por número de dias. Para cada plano de saúde podemos definir a carência.


A definição da carência possui controle para quantidade eletiva e quantidade urgência.



2. Parametrização


2.1. Procedimento


A parametrização é feita no cadastro de Cobertuador acumulativo.


Para qualquer nível em que for definida, a isenção estará liberada independente dos demais. Caso não esteja definida a isenção, podemos administrar bonificação e/ou penalização proporcionando, também, definir uma isenção caso haja uma bo um exame pode ter uma carência no módulo de exames e outra no módulo de internação.


2.2. Módulo de Cobertura


A parametrização é feita no cadastro de Tipo Plano x Módulo Cobertura (PR-01-F). Neste caso, a carência fica a mesma para todos os procedimentos associados ao módulo.


3.2. Padrão de Cobertura


Caso a estrutura tenha padrão de cobertura, pode-se bonificar ou penalizar todos os benef. Dessa estrutura no PR-04-J por modulo e por padrão.



3. Controle


O controle da carência é feito em três níveis: beneficiário, módulo da proposta e módulo do beneficiário. Para administrar cada nível, possuímos os indicadores de isenção e bonificação e/ou penalização. Para o indicador de bonificação e/ou penalização temos o controle do número de dias, sendo este indicador acumulativo.


Para qualquer nível em que for definida, a isenção estará liberada independente dos demais. Caso não esteja definida a isenção, podemos administrar bonirá o controle por Módulo. Neste caso será atribuída como padrão a quantidade de carência definida no cadastro Tipo Plano x Módulo Cobertura (PR-01-F) permitindo alterá-la para cada módulo da proposta.

Para esta situação devemos observar a existência de procedimentos especiais para a proposta que pode restringir ou acrescentar procedimentos influenciando a definição da carência.


Obs: Alterando a carencia nessa opção, a informação só será assumida para as novas propostas incluidas na estrutura, para as antigas, não se refletirá a alteração.



4. Manutenção


A manutenção do controle das carências pode ser feito através dos cadastros Carências (VP-04-A) e Atualização de Carências (MC-02-D).

 

A regra no sistema para mostrar a data de fim de carência do módulo, procede da seguinte forma:

- controle por procedimento: será calculada a maior carência dos procedimentos associados ao módulo. Com isso, podemos ter procedimentos em que sua data de fim de carência seja inferior. Neste caso, devemos consultar a data de fim de carência por procedimento;


- controle por módulo: será utilizada a quantidade associada ao módulo da proposta.


A data utilizada para cálculo de início da carência é sempre a maior. Para isso, verifica-se a data de inclusão do beneficiário, a data de início do módulo da proposta e a data de início do módulo do beneficiário.


Obs.: Se houver o cumprimento da carência, os indicadores não serão alterados, permanecendo seu padrão de carência SIM.



5. Aplicação


A data de fim de carência do módulo é associada às mensagens do documento de identificação do beneficiário e para a carta de intercâmbio. Nestes casos utilizamos a carência eletiva.


A data de fim de carência do procedimento é tratada para a liberação de atendimento e inclusão das utilizações. Para esta situação é tratada a carência eletiva e carência urgência conforme informado.