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FAQ: 51701-Saiba como extrair o balancete contábil para atender a DIOPS no padrão XML
Produto:Datasul
Versão:4
Sintoma
51701-Saiba como extrair o balancete contábil para atender a DIOPS no padrão XML
Causa
Saiba como extrair o balancete contábil para atender a DIOPS no padrão XML
Solução

Prezado cliente,

O atendimento da DIOPS XML deverá ser realizado via utilização da planilha padrão disponibilizada pela ANS.

Para auxiliar nesse processo a Datasul desenvolveu um programa que extrai as informações contábeis na forma como devem ser inseridas na planilha padrão. Este programa visa auxiliar na geração dos dados do balancete, visto que é a parte que exige maior esforço de digitação para utilizar as planilhas padrões disponibilizada pela ANS. Este programa exportará os dados contábeis para uma planilha de Excel de forma que o usuário apenas precise copiar o conteúdo desta e colar na planilha padrão da ANS. Haverá a possibilidade de exportar os dados utilizando o código padrão da conta contábil ou o código internacional. Por hora este programa deve ser solicitado via FO.

O nome do programa é prgfin/fgl/fgl404aa.r . ATENÇÃO: neste programa existe uma opção de atualizar os códigos da conta internacional com o código da conta contábil. Caso o usuário queira executar essa opção, deverá clicar no botão Cta -> Cta Int . Caso essa opção seja usada de forma incorreta, a correção deverá ser feita manualmente.

 

SUGESTÂO para agilizar o Preenchimento dos Folders:

1) Balancete: Ativo, passivo, receita e despesa.

Utilizar o programa disponibilizado pela Datasul ou pode ser montado um demonstrativo contábil com o saldo anterior do trimestre e o valor do débito e crédito acumulado do trimestre. (podem ser buscados os valores de cada mês do trimestre e feita a fórmula somando-se estas informações). Não há a ncessidade de se gerar a coluna de saldo final pois a mesma é calculada pela planilha padrão. O demonstrativo deve ser gerado em planilha pois isto auxiliará o processo de alimentação da planilha padrão bastando copiar o conteúdo para cada um dos folders respeitando o grupo das contas (ativo, passivo, receita e despesas).

2) Ativos Líquidos e Solvência.

Segue o mesmo raciocínio acima para utilizar-se o demonstrativo contábil, mas deve ser feita a fórmula com a(s) conta(s) contábil(eis) que representa(m) os agrupamentos deste cadastro.

3) Lucros ou Prejuízos:

Idem acima.

4) Idade de Saldos:

Ativos:

Pode ser emitido o relatório de títulos em aberto com a opção para ver os títulos vencidos de acordo com o Aging proposto pela ANS, fazendo a seleção pelo grupo de clientes(plano individual,coletivo pre, coletivo pós, etc).

Passivos:

o mesmo raciocínio acima, mas no contas a pagar.Será impresso 4 vezes no contas a pagar para cada um dos agrupamentos (eventos a liquidar, débitos com operadoras, comercialização sobre operações e outros débitos).

5) Fluxo de Caixa:

Considerando que os tipos de fluxo estão classificados de acordo com o requisitado pela ANS, basta emitir o relatório de fluxo de caixa, tomando o cuidado de criar um layout de coluna mensal e imprimir em planilha os conteúdos. (Deve ser utilizado uma UCF que contemple todas as unidades de negócio e estabelecimentos da empresa)

6) Ativos Vinculados:

Para bens imoveis não existe geração para Excel.A Alternativa é emitir o relatório de situação geral do patrimônio selecionando as contas patrimoniais que representam imoveis, tomando o cuidado para incluir a narrativa pois ali é posto o ondereço do imovel. Este relatório que pode ser gerado em arquivo poderá ser copiado para o Excel e complementadas as informações.

Para bens de investimento não existe um relatório preparado no produto. Deve ser digitado manualmente.

7) Demais folders:

Dados Cadastrais, Administradores, Representantes, Controladas Dependências tem um volume pequeno e podem ser digitados manualmente na planilha.