Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 56224-UNICOO-192 - Como importar no sistema os arquivos de devolução do SIB 3.0 ?
Produto:Datasul
Versão:4
Sintoma
56224-UNICOO-192 - Como importar no sistema os arquivos de devolução do SIB 3.0 ?
Causa
UNICOO-192 - Como importar no sistema os arquivos de devolução do SIB 3.0 ?
Solução

 

TOTVS Saúde Sorocaba - Produto UNICOO -  Módulo EGP-IUS

 

O arquivo de devolução é composto por três arquivos: .ERR, .CCO e .PTC, sendo que todos poderão ser importados no sistema.

 

- Arquivo de Erros .ERR

 

A importação desse arquivo deve ser feita a partir da tela de "Importação de Arquivo de Retorno Mensal ANS", acessada em:

 

Usuários -> Manutenção -> Tratamento dos Arquivos de Beneficiários da ANS -> Importação de arquivos de Retorno -> ERR - Arquivo de Erros.

 

Na aba "Arquivos" serão exibidos todos os arquivos .ERR importados para esse período, já na aba "Beneficiários" são listados todos os beneficiários presentes nos arquivos .ERR importados, ou seja, todos os beneficiários que em sua movimentação houve algum erro. A aba de "Erros Ocorridos" contém todos os erros encontrados para o Beneficiários selecionado na aba de "Beneficiários".

 

Na aba de "Beneficiários" também é possível marcar os usuários como "Conferido" ou "Não reenviar", se não for marcado ele ficará como "Não conferido".

 

Os beneficiários marcados como "Conferido" serão reenviados na próxima atualização mensal com as correções realizadas pelo usuário do sistema nos seu dados, já os Não conferidos serão reenviados na próxima atualização mensal com os mesmos dados do período anterior.

 

Não reenviar: Os beneficiários marcados como "Não reenviar" não serão reenviados, lembrando que só podem ser marcados como não reenviar os beneficiários que não forem de inclusão.

 

Um movimento de inclusão é definido como incluído com sucesso na ANS, quando o CCO do mesmo é retornado através do arquivo .CCO, sendo assim o sistema, a cada atualização mensal, reenvia os usuários ativos que possuírem CCO nulo(Não incluídos na ANS), por isso não é possível marcar como "Não reenviar".

 

Depois de realizar todas as correções necessárias basta clicar no botão "Processar", para que seja gerada uma nova remessa só com os beneficiários que estão com o status "Conferido" ou "Não conferido".

 

Após processar os arquivos aparece uma nova aba onde ficam os dados que foram processados, "Dados Processados", para serem reenviados a ANS. Conforme citado acima os movimentos de inclusão não serão processados e por isso não aparecerão nessa aba.

Se ocorrer alguma falha no Processamento do arquivo aparecerá um botão para o Reprocessamento do arquivo, "Reprocessar

 

- Arquivo de Código de Controle Operacional .CCO

 

A importação do arquivo de CCO é extremamente importante pois é o código que irá controlar o registro do beneficiário pela ANS, visto que o beneficiário já inserido na ANS, quando enviado futuramente como movimentações de atualização mensal, somente será aceito pelo validador da ANS, quando o código do CCO estiver no registro.

 

A nova tela de importação do CCO pode ser acessada por:

 

usuários -> Manutenção -> Tratamento dos Arquivos de Beneficiários da ANS -> Importação de arquivos de Retorno -> CCO - Arquivo de Atualização.

 

Depois de importado, os arquivos aparecem descritos na aba "Arquivos", e os registros que foram processados aparecem na aba "Dados

Processados".

 

- Arquivo de Protocolo .PTC

 

A nova tela de importação do PTC pode ser acessada por:

 

Usuários -> Manutenção -> Tratamento dos Arquivos de Beneficiários da ANS -> Importação de arquivos de Retorno ->

PTC - Arquivo de Protocolo.

 

Após importado os arquivos na aba "Arquivos" aparecerá o nome do arquivo importado, as informações que estão presentes no arquivo aparecem na aba "PTC".

Para imprimir o Arquivo de PTC, selecione-o na aba "Arquivos" e pressionar o botão "Imprimir Arquivo PTC".