Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 56897-UNICOO-126 Como configurar o Cálculo Automático de Impostos.
Produto:Datasul
Versão:2
Sintoma
56897-UNICOO-126 Como configurar o Cálculo Automático de Impostos.
Causa
UNICOO-126 Como configurar o Cálculo Automático de Impostos.
Solução
Contas a Pagar  Para utilizar o cálculo automático de impostos, é necessário configurar os seguintes processos:   Criação das regras de cálculo de cada imposto:            Tabela Progressiva (CP104FM);            Tabela Progressiva – Valores (CP105FM);    Definição da tabela progressiva utilizada no cálculo de cada imposto:            Cadastro de Taxas a Pagar (CP70FM);     

Criação dos agrupamentos de histórico e definição dos históricos que compõem cada agrupamento:

                Agrupamento de Histórico (CP107FM);            Históricos do Agrupamento (CP108FM);    Definições de quais impostos incidem sobre cada agrupamento de histórico:            Impostos/Taxas por Agrupamento de Histórico;   Com os itens acima configurados, o cálculo do imposto será feito da seguinte maneira:    

1) Inicialmente o sistema identifica quais impostos/taxas incidem sobre cada histórico do título. Os impostos estão vinculados ao agrupamento de histórico, então o sistema verifica em qual agrupamento (para pessoa física ou jurídica dependendo do tipo do fornecedor) o histórico estão válidos na data da emissão da nota fiscal para saber quais impostos incidem sobre o histórico.

     2) Após identificar quais impostos incidem sobre cada histórico, o sistema soma o valor dos históricos onde existe a incidência do mesmo imposto/taxa para obter a base de cálculo de cada imposto.     

3) Sabendo-se quais impostos devem ser calculados e quais as bases de cálculo, o sistema identifica qual tabela progressiva será utilizada no cálculo de cada imposto. Primeiramente é verificado no cadastro de Impostos e Taxas do Fornecedor (CP102FM) se o fornecedor possui isenção ou tabela progressiva específica para o imposto no período da emissão da nota fiscal. Caso o fornecedor seja isento, o imposto não será gerado para o título. Caso exista uma tabela progressiva específica, a mesma será utilizada no cálculo. E no caso de não existir nenhum tipo de exceção cadastrada para o fornecedor, será utilizada a tabela progressiva vinculada ao imposto no cadastro de taxas a pagar.